Para apoiar as mulheres e colaborar com as ações do Agosto Lilás, a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, destaca a cartilha prática com dicas de segurança e informações sobre direitos das mulheres. O material desenvolvido em parceria com a Think Eva e o projeto Justiceiras, integra o programa 99 Mais Mulheres, que reúne ações para aumentar a presença feminina na mobilidade urbana e garantir um ambiente mais seguro para passageiras e motoristas parceiras.
O material explica de forma acessível os diferentes tipos de violência de gênero – física, psicológica, sexual, moral, patrimonial e digital, além dos principais pontos da Lei Maria da Penha. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a segurança e o empoderamento feminino e está disponível no app e em https://99app.com/seguranca/99-mais-mulheres/.
“A 99 quer ver cada vez mais mulheres ocupando as ruas e investe continuamente no direito de todas de ir e vir com segurança e, acima de tudo, autonomia e liberdade. Ainda há muito a ser feito e a empresa segue comprometida em promover um ambiente inclusivo onde todas possam prosperar, seja por meio de oportunidades para gerar renda flexível ou acessar serviços que facilitem suas rotinas diárias”, afirma Rayane Lima, gerente sênior de Políticas de Segurança na 99.
Além da cartilha, a 99 reforça suas ações em segurança para o público feminino. A empresa conta com parcerias com as Secretarias de Segurança Pública de São Paulo e Rio de Janeiro para oferecer transporte gratuito a mulheres vítimas de violência. A medida é crucial para romper o ciclo de violência e facilitar o acesso das vítimas à rede de proteção.
O que os dados mostram...
A violência contra mulheres ainda limita deslocamentos e oportunidades. Pesquisa da 99 com a Think Eva, mostra que 93% das passageiras se sentem mais seguras quando a motorista é mulher. Apesar disso, 76% das motoristas dizem que ser mulher aumenta os riscos no trabalho.
32,5%: queda nos casos de assédio contra passageiras no 1º semestre de 2024, em relação a 2023 Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIO DA SILVA FRANÇA
[email protected]