CMR aposta na acessibilidade da cirurgia robótica e celebra avanço no SUS durante o Rio Innovation Week

Durante o evento, foi demonstrado como a tecnologia do robô Versius, tem mudado a realidade do mercado brasileiro e contribuído para a ampliação do acesso aos benefícios da cirurgia minimamente invasiva no país

ANTONIO SALES
18/08/2025 11h29 - Atualizado há 3 horas

CMR aposta na acessibilidade da cirurgia robótica e celebra avanço no SUS durante o Rio Innovation Week
Divulgação

No Rio Innovation Week 2025, o CEO da CMR Surgical na América Latina, Giovani Martins, destacou que a empresa global de dispositivos médicos nasceu para democratizar o acesso à cirurgia robótica, rompendo barreiras de custo e exclusividade tecnológica que, por décadas, restringiram e concentraram o acesso à inovação a uma camada muito restrita da população. 

“Não adianta ter robôs apenas em grandes centros ou hospitais. Não queremos que apenas ricos tenham acesso a esta tecnologia, a CMR nasceu para democratizar e permitir que cada vez mais pacientes em todo o mundo possam acessar os benefícios da cirurgia minimamente invasiva e roboticamente assistida. O Versius é um robô modular e leve, que garante economia de custos de implementação e permite transportá-lo de uma sala cirúrgica para outra, e até mesmo entre diferentes hospitais. Este tipo de inovação e característica possibilita aumento no número de cirurgias e contribui para que o investimento no robô seja retornado mais rapidamente ao hospital afirmou Giovani, explicando que parte desta economia pode ser inclusive repassada aos pacientes”.

O executivo também celebrou uma vitória recente para a saúde pública brasileira: o parecer favorável da CONITEC para a incorporação da cirurgia robótica urológica — utilizada no tratamento do câncer de próstata — no SUS. Segundo ele, “a medida representa um avanço importantíssimo no país, já que um número importante de pacientes poderá se beneficiar da tecnologia".

A CMR investe continuamente para integrar tecnologia, pesquisa e usabilidade, com recursos de inteligência artificial que auxiliam médicos na precisão dos movimentos e análise de desempenho, garantindo maior segurança e recuperação ainda mais rápida aos pacientes. 

O Versius e a democratização da cirurgia robótica tema do painel realizado pela CMR Surgical, e moderado pelo Jornalista Fernando Rocha, que contou com a presença do executivo da CMR, do Dr. Felipe Vidigal, Urologista do Hospital das Forças Armadas de Brasília, e do Coronel Otávio Monteiro, representante da instituição — o primeiro hospital público federal a adotar esta tecnologia no país.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANTONIO CARLOS DE SALES JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »