A BorgWarner turbina motores 1.0l da Volkswagen há 10 anos no Brasil

Turbocompressor da série B01 foi aplicado no primeiro motor 1.0l Turbo Flex, produzido no Brasil, em 2015

AMANDA CAIRES
18/08/2025 16h26 - Atualizado há 10 horas

A BorgWarner turbina motores 1.0l da Volkswagen há 10 anos no Brasil
Divulgação

A BorgWarner, líder global no fornecimento de soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para o mercado de veículos, está celebrando 50 anos no país e uma década de fornecimento de turbocompressores para os motores de baixa cilindrada Volkswagen no Brasil.

O início dessa colaboração foi o fornecimento do turbocompressor aplicado no primeiro motor 1.0l Turbo Flex produzido em território nacional para equipar o automóvel Up! TSI Turbo da montadora. “Fomos pioneiros no fornecimento de turbos flex para motores de três cilindros fabricados no país”, explica Luis Pinto, Gerente de Vendas da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil. “O Turbo B01 foi projetado para aprimorar o desempenho do veículo, aumentar a eficiência reduzindo o consumo de combustível e as emissões”, completa.

O turbocompressor B01 da BorgWarner conta com design robusto e adequado às especificidades da região para atender motores a gasolina e etanol. Com a utilização de materiais avançados, o item permite maior resistência à corrosão e capacidade de suportar altas temperaturas de exaustão de até 1.050 graus Celsius.

O componente oferece alta eficiência nos estágios do compressor e turbina através de design otimizado de rotores e volutas, entregando torque máximo em baixas rotações e baixo consumo de combustível, o que ajuda o veículo a atender leis de emissões atuais. Além disso, o design compacto do B01 possibilita a instalação em arquiteturas de motores com espaço reduzido.

“Com o auxílio do turbocompressor da BorgWarner, os motores 1.0l TSI da Volkswagen entregam para o mercado brasileiro uma melhor eficiência energética desde 2015”, afirma Luis.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AMANDA CAIRES FERREIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »