Em busca de metodologias que acompanhem as necessidades das novas gerações, a escola bilíngue Winsford, em Goiânia, adotou de forma permanente a Singit, plataforma que ensina inglês através da música. Desde junho, a iniciativa com as turmas do 6º e 7º anos resultou em maior participação dos alunos, reforço no aprendizado e conexão emocional com a língua inglesa.
Hoje, a Singit é parte consolidada da rotina pedagógica da Winsford e amplia, de forma significativa, as possibilidades de ensino. A escola adota um modelo pedagógico inovador integrado com os currículos brasileiro e britânico, inspirado nas práticas educacionais da Finlândia. Tanto os professores quanto a equipe gestora da escola recebem formação em pedagogia finlandesa, com o objetivo de estimular a criatividade e o potencial de cada criança.
Localizada em Goiânia, capital que ocupa o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2024), a instituição de ensino faz parte de um cenário educacional que vêm colhendo bons resultados a partir de investimentos públicos e privados em reformas de escolas, valorização de docentes, implantação de laboratórios makers e ampliação da rede municipal de ensino.
Para a implementação da plataforma, foram incluídas 600 aulas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada uma focada no aprendizado de uma música específica. Nessas aulas, os alunos exploram não apenas a letra, mas também o significado de cada palavra, a pronúncia correta e os principais pontos gramaticais. O projeto contou ainda com dois treinamentos específicos para os professores da Winsford e a criação de uma trilha estruturada de aprendizado, para que os alunos também pudessem praticar em casa.
Mais do que um recurso didático, a música atua como um elo afetivo e cognitivo, capaz de prender a atenção dos alunos, manter o engajamento ao longo das aulas e estimular a participação ativa em sala. Esse diferencial nas aulas de inglês tem tornado o processo de aprendizagem mais eficaz e disponibiliza mais de 5 milhões de músicas para serem usadas durante as aulas.
A Singit também possui uma inteligência artificial com aparência humana desenvolvida para a prática de conversação, que pode ser considerada como um “amigo virtual”. Com ele, as crianças podem treinar o inglês de forma segura e divertida, sem o receio de errar ou se sentirem julgadas, já que a IA está ali para apoiar e corrigir com empatia.
“O que mais me chamou a atenção na plataforma foi a combinação entre música e desenvolvimento linguístico de forma estruturada, lúdica e engajadora. A Singit oferece uma proposta alinhada com a abordagem imersiva que nós valorizamos na Winsford”, comentou Luciana Santos Pinheiros, diretora-geral da escola.
Somado à personalização das aulas e ao controle do conteúdo acessado pelos alunos, a ferramenta oferece relatórios de desempenho individualizado para facilitar o acompanhamento pedagógico e auxiliar em intervenções precisas, quando necessário.
O uso da Singit ainda contribuiu para os estudantes aprenderem a música que seria apresentada no coral da escola. Sammea Lira, professora de inglês da Winsford, conta que precisava ensinar os alunos a cantarem Somewhere Only We Know, do Keane, em apenas 15 dias. “Foi incrível porque as crianças, além de aprenderem a cantar, fizeram isso com muita rapidez, em apenas três dias”, relata.
Para documentar essa experiência, a Singit produziu um vídeo que mostra como a plataforma foi implementada no dia a dia da escola. O conteúdo registra momentos em sala de aula, o entusiasmo dos alunos e depoimentos dos professores sobre o impacto do método. “É um aplicativo muito legal que ajuda você a aprender o inglês e deixa a aula mais divertida”, comentou uma das alunas do 7º ano.
A Winsford foi uma das primeiras escolas no Brasil a implementar a Singit como parte do currículo, marcando o início da atuação nas unidades de ensino do país. A partir dessa experiência, a expectativa é expandir o uso da ferramenta para outras instituições, privadas e públicas, contribuindo para tornar o aprendizado de inglês mais acessível e conectado à realidade dos estudantes brasileiros.
Sobre a Singit
A Singit é uma plataforma criada para impulsionar o aprendizado de inglês, capacitando os professores a maximizar seu impacto e motivar os alunos a aprender enquanto se divertem. Estabelecida em oito países, a startup já acumula mais de meio milhão de usuários e 14 mil professores, que utilizam a ferramenta como recurso pedagógico. A única plataforma do mundo a permitir que os usuários aprendam inglês usando todas as suas canções favoritas, em parceria com as gravadoras Universal, Sony, Warner e EMI Music. A ferramenta ainda oferece mais de 5 milhões de músicas para praticar a escuta, a pronúncia, tradução simultânea e letras para expandir o vocabulário, assim como um “amigo virtual” para conversação com IA. Por meio de um método que combina música, inteligência artificial e gamificação, a Singit tornou o aprendizado do inglês em algo divertido, personalizado e nada entediante.
A plataforma está disponível para usuários em português no Android e na Apple, para professores e alunos.
Para mais informações, acesse: https://www.singit.io/
Informações à imprensa: singit@
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
[email protected]