Projeto "Ler e Brincar em Todo Lugar 2" chega a Nova Era com leitura, ludicidade e inclusão cultural

Iniciativa leva bibliotecas móveis, oficinas e acervo literário infantil para democratizar o acesso à leitura e ao brincar

CLáUDIA CARNEVALLI
15/08/2025 12h08 - Atualizado há 11 horas

Projeto "Ler e Brincar em Todo Lugar 2" chega a Nova Era com leitura, ludicidade e inclusão cultural
Divulgação
 

Entre os dias 19 e 22 de agosto, as crianças de Nova Era/MG serão contempladas com o projeto "Ler e Brincar em Todo Lugar 2", que tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a criatividade infantil. 

 

A iniciativa promove oficinas de leitura de livros infantis, acompanhadas de atividades lúdicas que despertam o interesse pelo universo literário de forma leve e divertida. Além disso, o projeto realizará a doação de estruturas móveis de biblioteca, equipadas com um rico acervo cultural e educativo, composto por obras literárias infantis e brinquedos, ampliando o acesso à cultura e ao conhecimento em diferentes espaços da cidade.

 

O projeto tem como objetivos apoiar crianças, educadores e a comunidade escolar por meio da implantação de uma biblioteca permanente, fortalecer o desenvolvimento motor, cognitivo e a expressão das crianças com oficinas de incentivo à leitura, além de estimular o hábito de ler e brincar por meio da entrega de livros infantojuvenis e brinquedos culturais que encantam e promovem o conhecimento.

 

Entre os temas abordados, estão o estímulo à leitura e às brincadeiras de qualidade, bem como o desenvolvimento motor, cognitivo e da expressão de crianças e educadores, promovendo uma vivência educativa rica e integrada.

 

"Ler e Brincar em Todo Lugar 2" tem a finalidade de promover o acesso à leitura e às atividades lúdicas como ferramentas fundamentais para a educação e a cultura, priorizando sua presença em espaços educativos. 

 

Com a meta de alcançar mais de 10 mil pessoas por ano, a iniciativa busca democratizar esses recursos e ampliar o repertório cultural das crianças. O acervo disponibilizado, composto por obras que exploram histórias reais e imaginárias, convida os pequenos leitores a desenvolverem uma visão crítica de mundo, ao mesmo tempo em que as atividades lúdicas proporcionam experiências que estimulam a imaginação, a empatia e a expressão de sentimentos.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto "Ler e Brincar em Todo Lugar 2" tem a produção da Incentivar Fomento de Projetos, apoio da Komedi Projetos e Webka, com patrocínio da Bemisa e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

"A Bemisa tem orgulho de apoiar o projeto 'Ler e Brincar em Todo Lugar 2' em Nova Era. Acreditamos que incentivar a leitura e o brincar é essencial para o desenvolvimento das crianças e para a construção de um futuro mais justo. Investir em educação e cultura nas comunidades onde atuamos faz parte do nosso compromisso com o desenvolvimento social." comenta o Gerente de Relações Institucionais, José Guilherme Ramos.

 

Primeira edição do projeto

 

A primeira edição do projeto "Ler e Brincar em Todo Lugar", realizada entre 2016 e 2017, beneficiou mais de 6 mil pessoas ao levar brinquedotecas e bibliotecas a escolas públicas e instituições em situação de vulnerabilidade. Foram doadas 20 estruturas, 360 livros infantis, 800 itens culturais e educativos, além da realização de 80 oficinas nas cidades de Oriximiná, Óbidos e Faro (PA), e em Ibitinga, Iacanga, Reginópolis, Arealva, Caieiras e Bragança Paulista (SP).

 

Sobre a Bemisa: Com mais de 300 projetos socioambientais, o Grupo Bemisa busca se destacar não apenas por sua atuação no setor mineral, mas também por sua postura responsável em relação ao meio ambiente e ao desenvolvimento social. O programa de sustentabilidade BEM+ é uma iniciativa do Grupo que traduz o seu compromisso com o programa ESG, através das práticas de sustentabilidade e responsabilidade social do mercado. O Grupo Bemisa é signatário do Pacto Global da ONU, reafirmando sua dedicação aos dez princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A criação, estruturação e manutenção desses projetos refletem o compromisso da Bemisa com práticas empresariais éticas e a promoção de impacto positivo nas comunidades e no meio onde atua.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos –  exposições,  shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:

“Ler e Brincar em Todo Lugar 2” em Nova Era/MG

19/08/2025

Escola Municipal Antônio Andrade

Escola Municipal São José da Lagoa


20/08/2025

Escola Municipal Cecília Gabriela Martins Quintão

Escola Municipal Estação Crescer


21/08/2025

Biblioteca Pública Municipal de Nova Era (atendimento às creches Pingo de Mel e Lar de Jesus)

Escola Municipal Desembargador Drumond


22/08/2025

Casa do Professor – Prefeitura Municipal de Nova Era (atendimento à Creche Vicente Anselmo)

Escola Municipal Delby Pires Muzzi



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLÁUDIA REGINA CARNEVALLI
[email protected]


Notícias Relacionadas »