Ribeirão Preto (SP), 13 de agosto de 2025 – A 24ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto – que começa neste final de semana, entre os dias 15 e 24 de agosto - vai muito além de uma grande celebração literária. Com mais de 500 atividades culturais distribuídas em 25 espaços da cidade, a feira movimenta de forma expressiva a economia criativa local e regional, gerando trabalho, renda e visibilidade para profissionais de diversos setores.
Apenas na montagem e operação da estrutura do evento, cerca de 100 pessoas são envolvidas direta e indiretamente. Nos dias que antecedem a feira, 60 trabalhadores atuam diariamente na Praça XV, na instalação de tendas, palcos, estandes e equipamentos. A área técnica, que inclui som, luz e projeção, também mobiliza equipes especializadas, ampliando a rede de prestadores de serviço contratados exclusivamente para o evento.
Durante sua realização, a FIL conta com 138 monitores e mais de centenas de artistas contratados, entre músicos, atores, escritores, contadores de histórias e performers. A programação inclui conferências nacionais e internacionais, Salões de Ideias, 11 autores no projeto Combinando Palavras, além de diversas oficinas, lançamentos, espetáculos e intervenções artísticas espalhadas pelos espaços da feira.
Setores impactados A circulação de público durante os 10 dias da FIL impacta diretamente setores como hotéis, restaurantes, segurança, limpeza, equipamentos de som e luz, contratação de produtores e estruturas para eventos, além da mobilização de autores, artistas, músicos, transporte particular, comércios e empresas do entorno.
O reflexo da FIL no comércio local e nos serviços do centro da cidade é amplamente percebido. “A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto tem um impacto que, como já mostraram pesquisas feitas pela Acirp, em parceria com os organizadores em outros anos, extrapola o entorno do Centro da cidade e vai muito além da venda de livros, pois os visitantes utilizam hotéis, frequentam shoppings e circulam pelo município”, avalia Sandra Brandani, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp). “Focando no entorno, a realização do evento é de extremo valor para revitalização da nossa região central. O grande fluxo gerado movimenta lojas e serviços, beneficiando de cafeterias e restaurantes a todo tipo de empresas que estão sendo vistas e lembradas pelos consumidores. Essa visibilidade transforma a cultura em oportunidades comerciais, fortalecendo nossa imagem e gerando negócios”, completa Sandra.
Mercado do livro A estrutura do evento envolve mais de 20 estandes comerciais, que incluem editoras, livrarias e empreendedores do setor literário. Entre os expositores participantes, a Tertúlia Produtos Literários é presença constante como loja oficial da feira. Criada em Brasília em 1987 e hoje sediada em Franca (SP), a marca vem consolidando seu espaço no circuito nacional de eventos literários. “Este é o nosso quarto ano consecutivo como loja oficial da FIL, mas nossa história com a feira começou ainda em 2010. Participar de eventos como este tem um impacto muito positivo para o nosso negócio, porque ficamos durante dez dias ao lado do nosso público-alvo: os leitores”, explica Alex Moraes, CEO e criador da Tertúlia.
Além da comercialização direta de produtos, a empresa aposta na feira como ferramenta de consolidação de marca e expansão. “A FIL nos proporciona vendas diretas e também impulsiona nosso e-commerce. Mas, acima de tudo, é uma vitrine para consolidarmos nossa marca no mercado”, destaca Alex.
Oportunidades para artistas Do ponto de vista dos artistas, a FIL também é espaço de trabalho, expressão e contato direto com o público. “Participar de eventos como esse é gratificante, pois é uma porta que se abre para mostrar nossa arte para pessoas que não conhecem. Acho que a FIL é um estímulo à criação e mais uma oportunidade de trabalho”, destaca Helena Figueira, fundadora e atriz da Cia. Suno, de Campinas (SP), que participa da feira pela terceira vez. Segundo ela, a estrutura e o acolhimento da FIL criam um ambiente fértil para o aprendizado, o convívio social e o desenvolvimento do pensamento crítico.
Para Lucas Santarosa, artista de Ribeirão Preto, do De Lucca Circus, a relação com a FIL já dura cerca de 15 anos. “A FIL é um dos maiores eventos culturais multilinguagens da cidade e região. Mobiliza Ribeirão Preto e todo seu entorno, abre espaço para artistas locais de diferentes áreas de atuação no campo cultural e agita o cenário artístico durante quase dez dias. Para nós, é uma alegria imensa participar”, afirma.
A programação completa da FIL 2025 está disponível no site oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com A realização da FIL conta com a parceria da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Governo, Casa Civil, Educação, Cultura e Turismo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esportes, Fiscalização Geral e Saerp; do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Sesc e Senac.
Sobre a FIL A FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Possui 25 anos de história e realiza neste ano a sua 24ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país. Em 2024, o evento registrou público de 250 mil pessoas, presença de 260 escritores e mais de 400 atividades realizadas. O impacto na economia de Ribeirão Preto foi da ordem de R$ 5 milhões.
Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana
Patrocínio Ouro: GS Inima Ambient
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio: Apis Flora, AZ Tintas, Caldema, Caseli Tracan, Engemasa, RibeirãoShopping, Riberfoods, Pedra Agroindustrial S/A e TMA Máquinas.
Instituição Cultural: Sesc e Senac
Apoio Cultural: ACI-RP, Automotiva Cestari, Lopes Material Rodante, Macopema, Monreale Hotel, Santiago e Cintra Geotecnologias, Grupo Suprir, Tonin Superatacado e Santa Helena.
Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Theatro Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, CUFA Ribeirão Preto, Ong Arco-Íris, Coletivo Abayomi, A9 - Água Alcalina, Alma (Academia Livre de Música e Arte), IPCIC - Instituto Paulista de Cidades e Identidades Culturais, Casa Grafite Comunicação e Cultura, Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Educandário, Sesi, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Faculdade Metropolitana, Adevirp, Fundação Dorina Nowill Para Cegos, Ann Sullivan do Brasil, Associação de Surdos de Ribeirão Preto, Caeerp, Dr. Cãopaixão - Projeto Cães de Terapia, Fada, RibDown, NeuroRib, Conventions & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Film Commission da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Instituto do Livro, RPMobi, Coderp, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.
Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP Sobre a Fundação A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.