Festival da Cultura Coreana chega à 18ª edição com dois dias de programação e show de grupo de K-Pop YOUNITE

Evento gratuito acontece nos dias 16 e 17 de agosto com mais de 15 horas de atividade, feira gastronômica e estimativa de mais de 100 mil participantes

THAYNá PISSAIA
14/08/2025 15h47 - Atualizado há 10 horas

Festival da Cultura Coreana chega à 18ª edição com dois dias de programação e show de grupo de K-Pop YOUNITE
Giulia Alves

São Paulo se prepara para receber a 18ª edição do Festival da Cultura Coreana, o maior evento do gênero na América Latina e um dos mais aguardados do calendário cultural da cidade. Nos dias 16 e 17 de agosto, das 11h às 20h, a Praça Coronel Fernando Prestes (também conhecida como praça do metrô Tiradentes), será palco de uma programação intensa e gratuita que celebra a tradição e a modernidade da Coreia.

Mais de 100 mil pessoas são esperadas para os dois dias de atrações, que movimentam não apenas a vida cultural, mas também a economia local, hotéis e comércios do Bom Retiro. Realizado pela Associação Brasileira dos Coreanos (ABC), o festival conta com apoio de órgãos públicos como a Prefeitura de São Paulo, SPTuris e Cult Pro, e ainda do Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo, Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) e do Comitê de Desenvolvimento K-Town Bom Retiro (Feira do Bom Retiro), que participam do evento com atividades especiais.

Programação cultural

O destaque de cada dia será o show de encerramento do grupo de K-Pop YOUNITE, que realiza a K-Turnê 2025, pelo Programa de Comunicação Cultural Coreia-Brasil, em parceria com o CCCB e o Festival da Cultura Coreana. O grupo deve agitar o evento e levar para a praça do metrô Tiradentes muitos fãs do gênero musical mais popular dos últimos anos.

O público poderá acompanhar apresentações de dança tradicional, corais de canto e de saxofone, demonstrações de Taekwondo, covers de K-Pop e o concurso de canto The Masked Diva — com semifinal no sábado e final no domingo. Uma demonstração de K-Beauty também integra a agenda.

Programação

Sábado

13h - Performance de Caligrafia Coreana

13h15 - Aura K-Pop Dance Cover

13h20 - Performance de tambor

13h30 - Dança Tradicional Coreana - Ipchum

13h35 - Coral das Mães Coreanas

14h - Art Pop Art Song / Música Tradicional Coreana com Gayageum

14h35 - Brasil Taekwondo Demonstration Team

15h05 - Dança Tradicional Coreana - Hwaguanmu

15h15 - Hanullim Saxofone

15h35 - Dança Tradicional Coreana - Hwasunmu

15h40 - Rocket Dance Team K-Pop Dance Cover

16h - K-Pop Random Play Dance by KC Girls

16h35 - The Masked Diva - Semifinal

18h20 - Abertura oficial

19h - Show YOUNITE

Domingo

13h - Demonstração de K-Beauty

14h05 - The Masked Diva - Final

14h25 - Tony Band

14h50 - Sugi Line Dance

15h15 - Samulnori Hanullim

15h40 - Trot com Kang Tae Kyu

16h - Coral Alegria dos Corações

16h05 - Coral de Escola Coreana Degun

16h20 - Coral de Escola Coreana Sunkyo

16h25 - Saxofone Som da Nova Fonte

16h50 - Coral Sejong

17h15 - Dança Tradicional Coreana - Sogochum

17h25h - Música Tradicional Coreana com Gayageum

17h35 - Dança Tradicional Coreana - Dança do Leque

17h45 - Músicas populares coreanas com In Kang

18h05 - Poz-e Dance Studio

18h35 - Equipe de Taekwondo do Centro Cultural Coreano no Brasil

19h - Show YOUNITE

Atividades não se resumem à praça

Além de trazer o YOUNITE, o Centro Cultural Coreano realiza uma programação exclusiva no Edifício Oswald de Andrade, na Rua Três Rios, 363, com debates e atividades que exploram diferentes aspectos da Coreia, ampliando a experiência do público para além da Praça Coronel Fernando Prestes.

Programação

Sábado

Sala de cinema:

Mesa 1, 13h - Como os coreanos vieram para o Brasil

K-Debate 1, 15h - História oral e memória das mulheres migrantes coreanas

K-Debate 2, 17h - Tradução da literatura coreana para o português no Brasil

Salão principal:

15h - Sarau

16h - Workshop de culinária

Domingo

Sala de cinema:

K-Debate 3, 13h - Artistas birraciais: por que minha arte é coreana e brasileira?

K-Debate 4, 15h - História da Coreia: de Joseon aos K-Dramas

Salão principal:

15h - Sarau

No mesmo Edifício Oswald de Andrade ainda acontece a Feira Study in Korea, realizada pelo Centro de Educação Coreana, no sábado e domingo, das 10h às 16h. Será possível conversar com professores nativos sobre intercâmbio e receber consultoria personalizada das universidades Sunmoon University, Kyungbok University, Kyungdong University e International Graduate School of Language Education.

Imersão nos sabores com barracas gastronômicas

Responsável pela curadoria gastronômica, a Feira do Bom Retiro reunirá mais de 40 expositores de pratos típicos, bebidas e doces. Entre as opções, estarão o frango frito e o hot dog coreano, bebidas como Soju e Makgeolli e doces como o Hotteok (panqueca recheada de açúcar mascavo, canela e amendoim). O espaço também contará com venda de artesanato e produtos culturais.

Os fãs de K-Dramas poderão encontrar os pratos mais populares exibidos nas produções coreanas, alguns dos mais buscados no evento são:

Topokki (massa de arroz apimentada): Queridinho dos fãs de K-Dramas, o Topokki é preparado com bolinhos de arroz cozidos em um molho encorpado e apimentado à base de gochujang, a tradicional pasta de pimenta coreana. Servido quente, é marcante no sabor e na textura. Para deixar o prato menos apimentado, há a opção com cobertura de queijo derretido.

Bibimbap: Um dos principais pratos da culinária coreana, o Bibimbap combina arroz, legumes variados, carne (geralmente bovina), ovo frito e gochujang. O segredo está em misturar todos os ingredientes antes de comer, criando uma combinação rica e equilibrada de sabores e texturas.

Jajangmyeon: Esse macarrão mais grosso, servido com molho escuro feito à base de pasta de feijão preto, é presença constante nos K-Dramas e na mesa de muitos coreanos. Geralmente acompanhado por legumes em cubos e carne de porco, o Jajangmyeon é conhecido por seu sabor marcante e pelo caráter reconfortante.

De encontro comunitário a fenômeno cultural

Criado inicialmente para que a comunidade coreana no Brasil pudesse matar a saudade da terra natal e manter viva a conexão com a cultura, o Festival cresceu de forma surpreendente nos últimos anos. Com a ascensão da Hallyu, a onda coreana, o evento passou a atrair cada vez mais brasileiros fascinados pela música, dança, gastronomia e tradições do país, tornando-se um fenômeno multicultural que une gerações e origens diversas.

O Festival da Cultura Coreana envolve ativamente a comunidade coreana na sua realização e transforma o Bom Retiro em um ponto de encontro para quem quer conhecer ou se reconectar com a Coreia. É um evento que une cultura, economia e integração social, consolidando-se como uma das celebrações mais significativas e presente no calendário de eventos da cidade.

Serviço
18º Festival da Cultura Coreana
Data: dias 16 e 17 de agosto de 2025
Horário: das 10h às 20h
Palco principal: Praça Coronel Fernando Prestes, na saída do metrô Tiradentes
Prédio Oswald de Andrade, Rua Três Rios, 363 (atividades do CCCB)
Entrada gratuita


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAYNA VIANA LIMA PISSAIA
[email protected]


Notícias Relacionadas »