Projeto AstraZeneca Viva a Cultura! completa 18 anos e leva arte e educação ambiental ao Hospital Infantil Menino Jesus (SP)

Projeto leva entretenimento e muita diversão para crianças em tratamento de saúde

MARCELA LIMA
14/08/2025 12h52 - Atualizado há 9 horas

Projeto AstraZeneca Viva a Cultura! completa 18 anos e leva arte e educação ambiental ao Hospital Infantil
AstraZeneca Viva a Cultura
Há 18 anos, o projeto AstraZeneca Viva a Cultura! leva arte e cultura para crianças em tratamento de saúde, seus familiares e equipes médicas em diferentes regiões do Brasil. Em 2025, o projeto estreou no Hospital Infantil Darcy Vargas (SP) e, agora, segue para o Hospital Infantil Menino Jesus, onde estará entre os dias 18 e 22 de agosto, em São Paulo. O AstraZeneca Viva a Cultura! é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da AstraZeneca e idealização do Instituto Dançar.

Nos últimos anos, o AstraZeneca Viva a Cultura! se consolidou como uma das principais plataformas culturais em hospitais, realizando mais de 544 oficinas, 350 programações nos leitos e 161 apresentações teatrais em 89 etapas e 17 edições.


Em cada temporada, um tema central guia as atividades e, em 2025, as crianças vão aprender sobre mudanças climáticas, biodiversidade e sustentabilidade, em referência à COP30, que será sediada no Brasil. O mascote Astro e a equipe do Instituto Dançar levarão oficinas, apresentações teatrais, música e atividades culturais interativas aos hospitais, sempre com foco em educação e bem-estar.

“Na AstraZeneca, acreditamos que saúde e meio ambiente estão profundamente conectados. Difícil imaginar saúde em um planeta doente. Celebrar os 18 anos do Viva a Cultura! é reafirmar nosso compromisso com os pacientes, com a arte que transforma e com o futuro do nosso planeta. Neste ano, ao levar o tema ‘Segredos da Natureza Brasileira’ aos hospitais, o projeto convida pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde a refletirem, de forma lúdica e acessível, sobre o cuidado com a vida. A proximidade com a COP30, que acontecerá em novembro, em Belém (PA), reforça ainda mais essa urgência. Em sintonia com esse momento histórico para o país, o projeto levará suas atividades ao Hospital Onco Infantil Octavio Lobo, na capital paraense, um mês antes da conferência, encantando e sensibilizando o ambiente hospitalar por meio da arte, cultura, da imaginação e do cuidado com a vida em todas as suas formas. Queremos que cada criança, cada paciente, compreenda que fazer parte dessa conversa é essencial, porque o futuro da saúde começa na preservação do nosso planeta”, afirma Marília Gusmão, Diretora Executiva de Relações Corporativas da AstraZeneca Brasil.
 

O projeto AstraZeneca Viva a Cultura! oferece oficinas de musicalização e criação de instrumentos recicláveis, pintura com moldes vazados (stencils) com desenhos inspirados nos biomas brasileiros, produção de máscaras folclóricas, origamis de animais, atividades com materiais reutilizáveis que representam a fauna nacional e como parte da programação, está confirmada uma masterclass sobre arteterapia. A programação inclui também apresentações teatrais e Música nos Leitos, em que músicos e o mascote Astro levam arte e alegria aos pacientes impossibilitados de deixar seus quartos.

Para Jamile Brasil, superintendente do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, a iniciativa levará alegria, cultura e educação ao hospital, promovendo o bem-estar e a esperança de forma interativa e acolhedora. “Acreditamos que atividades como estas fazem toda a diferença na recuperação e na experiência dos nossos pacientes, reforçando a importância de cuidar da saúde de uma maneira humanizada”, afirma. O hospital é administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, sendo referência em mais de 30 especialidades pediátricas.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCELA DE LIMA SOUZA
[email protected]


FONTE: AstraZeneca Viva a Cultura
Notícias Relacionadas »