São José do Rio Pardo/SP, 14 de agosto de 2025 – O Grupo Balé Oficina chega a São José do Rio Pardo (130 km de Ribeirão Preto) com o projeto RUÍDOS – Circulação de Espetáculo de Dança, que une arte, reflexão e formação. No dia 17 de agosto (domingo), a companhia apresenta o espetáculo Ruídos em duas sessões gratuitas: às 16h e às 20h - voltadas a estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e abertas ao público geral, na Fábrica de Expressão (rua Francisco Glicério, 64). Pela manhã, das 10h às 13h, no mesmo local, o grupo ministra a oficina Ruídos do Corpo, também gratuita e aberta à comunidade.
O espetáculo Inspirado em textos da poeta brasileira Stella do Patrocínio e nas vivências pessoais dos bailarinos, Ruídos nasceu durante a pandemia, a partir da observação do diretor artístico Guilherme Dias sobre “buracos emocionais” – memórias, traumas e vitórias que marcam e se traduzem em ruídos internos.“São vozes que, ao mesmo tempo, podem nos paralisar ou nos mover”, explica.
A montagem, construída a partir da dança contemporânea e da dança-teatro, explora a força expressiva da obra de Stella, marcada pelo vínculo com o movimento antimanicomial. “A poesia dela traduz camadas muito sutis da mente humana, e essa potência foi essencial para criarmos um espetáculo com várias camadas e possibilidades de leitura”, pontua Dias.
Com influências da coreógrafa alemã Pina Bausch, Ruídos mescla falas em cena, movimentos coreográficos e experiências do elenco. A proposta é que o público saia com reflexões, perguntas e novos olhares sobre si mesmo.
“Nossa narrativa coreográfica parte das imposições sociais que nos moldam, mergulha na intimidade e atravessa o reino do pensamento até alcançar os espaços mais etéreos da mente”, completa o diretor.
Oficina “Ruídos do Corpo” A programação inclui a oficina Ruídos do Corpo, atividade formativa que acompanha o espetáculo nas cidades da circulação. O objetivo é proporcionar aos participantes o contato com a dança contemporânea a partir de suas próprias experiências.
“Queremos provocar um mergulho sensível no próprio corpo. É uma proposta voltada tanto a artistas quanto a pessoas sem experiência em dança, incentivando a criação de cenas sem a dependência da fala, usando o corpo como principal instrumento de expressão”, adianta Dias.
Circulação e impacto social O projeto RUÍDOS – Circulação de Espetáculo de Dança prioriza cidades com menor acesso a produções culturais, levando também reflexões sobre saúde mental a contextos onde o tema ainda é pouco discutido.
Segundo a produtora Ana Luz: “A saúde mental ainda é tabu. Acreditamos que a arte pode abrir caminhos importantes para o diálogo, especialmente com adolescentes.”
Além de São José do Rio Pardo, o espetáculo percorre outras quatrocidades do interior paulista: Ribeirão Preto, Sertãozinho, Mogi Mirim e Serrana.
Acessibilidade e produção Todas as apresentações e oficinas contam com intérpretes de Libras. A produção envolve cerca de 35 profissionais, entre bailarinos, equipe técnica, produção, figurino, iluminação, comunicação, assessoria de imprensa e orientadores de acessibilidade.
Ruídos é realizado com recursos do Proac Editais 27/2024 – Difusão e Circulação de Projetos Artísticos Culturais, do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Serviço – Espetáculo “Ruídos” e Oficina em São José do Rio Pardo Data: 17/08 (domingo)
Local: Fábrica de Expressão – Rua Francisco Glicério, 64
Espetáculos (Sessões para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e abertas ao público).
16h
Ingressos pelo link:
https://www.sympla.com.br/evento/ruidos-espetaculo-de-danca-contemporanea-em-sao-jose-do-rio-pardo-16h/3078828?_gl=1*sv7dh6*_gcl_au*NzI5MDU3NDU0LjE3NTUxNzMwMzk.*_ga*MTYzNDg3Nzk0OS4xNzU1MTczMDM5*_ga_KXH10SQTZF*czE3NTUxNzMwMzkkbzEkZzEkdDE3NTUxNzMxMjUkajM5JGwwJGgxNzIwMDQ3NjM4
20h Ingressos pelo link:
https://www.sympla.com.br/evento/ruidos-espetaculo-de-danca-contemporanea-em-sao-jose-do-rio-pardo/3076955 Oficina:
10h às 13h – Ruídos do Corpo
Obs. Informações para inscrições no Instagram: @baleoficina
Ficha Técnica:
Concepção: Balé Oficina
Produção: Grupo Gorki
Direção artística: Guilherme Dias
Coordenação de produção: Ana Luz
Texto base: Stella do Patrocínio
Sobre o Balé Oficina Fundado em 2014, o Balé Oficina é um núcleo de criação em dança contemporânea com sede em Ribeirão Preto (SP). A companhia une pesquisa artística e processos formativos, valorizando a técnica, a estética do movimento e o corpo como expressão de pensamento.
A escola de dança do grupo oferece cursos de ballet clássico, jazz e dança contemporânea para todas as idades, integrando alunos aos processos de criação dos espetáculos. Entre suas montagens autorais estão Olympus, Nuages, Mercearia de Ideias, Sala de Espera, Estações do Corpo e Ruídos. Além da criação artística, o Balé Oficina se destaca em ações de democratização cultural e no fortalecimento da economia criativa local.