A transformação do setor de saneamento ganhou um novo capítulo com o lançamento do edital Celeste do Programa Sanepar Labs. A chamada abre espaço para que startups de diferentes regiões do país inscrevam propostas que unam tecnologia e sustentabilidade, com foco em soluções voltadas à digitalização do segmento. Com inscrições abertas até 15 de setembro diretamente no site do programa, a iniciativa é destinada a empresas de base tecnológica que apresentem propostas com potencial de impacto para os desafios definidos pelas instituições parceiras.
O programa é uma parceria entre a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Lactec, um dos maiores institutos de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil, e a HOTMILK, ecossistema de inovação da PUCPR. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com foco em soluções de baixo ou médio grau de maturidade tecnológica, alinhadas a demandas reais do saneamento. Entre os desafios previstos para o Grupo Celeste estão a aplicação de realidade aumentada para manutenção em infraestruturas, sistemas de micromedição de água inteligentes e de baixo custo, geração e gestão de energia em unidades operacionais remotas, otimização de recursos humanos e integração de múltiplas fontes renováveis de energia em unidades de saneamento.
As startups que participarem do programa, serão beneficiadas por meio das conexões estratégicas, exposição da marca, apoio consultivo, capacitação e treinamentos, acesso aos parques tecnológicos e infraestrutura da Sanepar, além da qualificação e aceleração dos projetos.
O evento reuniu representantes das instituições para selar o compromisso de cooperação, entre eles o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, o presidente do Lactec, Maximiliano Andres Orfali e o diretor da HOTMILK PUCPR, Marcelo Moura.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, afirma que o lançamento do segundo edital é um dia feliz para a promoção da inovação. “O lançamento do segundo edital é um passo extremamente importante, pois consolida a Sanepar como uma empresa de inovação que acha novos parceiros, como a Lactec, e acha empresas comprometidas a trazer novas modelagens de inovação pro setor de saneamento. O Sanepar Labs é a aproximação da necessidade com a ideia.”
“O Lactec é um instituto com mais de 65 anos de atuação em pesquisa e inovação. Estar ao lado da Sanepar é uma honra. Essa parceria tem um potencial enorme de gerar frutos, com o desenvolvimento de produtos, novas formas de atuação e melhorias diretas para o consumidor final. Essa aliança reforça o protagonismo do Future Grid no apoio à inovação aberta, à sustentabilidade e à criação de soluções inteligentes para os desafios do saneamento no Brasil”, destacou Maximiliano Andres Orfali.
Para Marcelo Moura, o edital reforça o potencial das conexões entre o Paraná e startups de todo o país. "A união entre diferentes agentes simboliza um avanço importante na articulação entre ciência, mercado e impacto social. Essa iniciativa amplia as possibilidades de aplicação da tecnologia em benefício da população e reforça o papel do Paraná como referência no desenvolvimento de soluções inteligentes para os desafios do saneamento, sempre com foco na sustentabilidade e na inovação de longo prazo", salientou Moura.
Recentemente, a Sanepar tornou-se associada diamante do Future Grid, um dos Centros de Competência credenciados pela Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). Liderado pelo Lactec, o Future Grid atua como catalisador de soluções tecnológicas para redes inteligentes e eletromobilidade.
Projetos
A atuação do Lactec vai além do apoio técnico. A instituição será também corresponsável pelo investimento e pela aceleração de projetos com alto potencial de impacto. A expectativa é destinar recursos a iniciativas de menor maturidade tecnológica.
Segundo Carlos Eduardo Ribas, diretor comercial do Lactec, a estratégia é aplicar a lógica das smart grids, tradicionalmente usada no setor elétrico, para o saneamento. “Estamos adaptando o conceito de redes inteligentes para o saneamento. Com isso, será possível trazer mais agilidade no atendimento ao consumidor, melhorar a gestão e criar soluções escaláveis dentro desse ecossistema, em parceria com diversas startups”, explica.
Para o Lactec, a parceria reforça sua posição como centro de referência nacional em pesquisa aplicada e inovação industrial. Com mais de seis décadas de atuação e reconhecimento no apoio a projetos de PD&I em energia, mobilidade, meio ambiente e infraestrutura, a entrada no ecossistema do saneamento marca uma ampliação estratégica de seu campo de atuação.
“O setor de saneamento precisa de soluções tecnológicas que combinem inteligência operacional, sustentabilidade e ganho de escala. Essa parceria é um passo decisivo para colocar o Brasil na vanguarda da inovação no setor”, afirma Carlos Eduardo Ribas.
Sobre o Lactec – O Lactec é um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil. Atua fortemente nos mercados de Energia, Saneamento, Meio Ambiente, Indústria e Infraestrutura em todo o ciclo de inovação, desde P&D, ensaios e análises até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura. Há 65 anos, suas soluções e serviços atendem às demandas atuais dos diversos setores produtivos da economia brasileira, como empresas, indústrias e concessionárias de energia. Ao longo da sua história, consolidou-se com a conclusão de mais de 500 projetos. Possui mais de 300 profissionais, entre mestres e doutores, com sólida experiência de mercado. Sua sede administrativa fica em Curitiba, onde estão instaladas outras quatro unidades tecnológicas com ampla infraestrutura de laboratórios para atendimento a diversos segmentos industriais, além da unidade localizada em Salvador-BA. O Lactec é Unidade Embrapii de Inteligência Embarcada e em 2023 tornou-se Future Grid, o Centro de Competência Embrapii em Smart Grid e Eletromobilidade.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA PAULA SCORSIN TEIXEIRA
[email protected]