A participação da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) na Rio Innovation Week 2025 tem sido movimentada pela apresentação do potencial não só dos alunos, mas dos professores orientadores das unidades de toda a rede, que conta com 126 escolas distribuídas em todo o Estado.
Nesta quarta, 13 de agosto, a instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, lançou a publicação “Faetec na Rio Innovation Week”, um compilado de 12 projetos apresentados pelos alunos em 2024.
“Foi muito difícil selecionar os trabalhos que fazem parte desta obra, porque a Faetec é realmente um celeiro de talentos, com alunos brilhantes que aprendem a usar a tecnologia aplicada a diferentes contextos. Essa coletânea é um presente para professores e, principalmente para os alunos, que têm a satisfação de ver, já nessa idade, sua pesquisa publicada. É uma forma de impulsioná-los a continuar investindo em conhecimento”, diz Alexandre Louzada, professor da rede que atua como coordenador técnico.
Com 135 páginas, a obra foi organizada pela profª Dra. Andrea Villela Mafra da Silva, pelo prof. Ms Krysamon Cavalcante e pelo prof. dr. Paulo Márcio Freire. Durante o lançamento, que contou com a presença de docentes e alunos cujos projetos estão no livro, Ana Paula Pillar, que atualmente é a responsável pela Diretoria de Formação Inicial e Continuada, ressaltou a relevância do livro.
“Os protagonistas dessa obra são pessoas que estão no dia a dia com nossos alunos e que, por maiores que sejam as dificuldades, não deixam com que eles desistam. São profissionais que acreditam na capacidade de realização dos projetos e, principalmente, que esse livro vai nos inspirar ainda mais”, disse Ana Paula.
Alexandre Valle, presidente da Faetec, também comentou sobre o valor da publicação.
“Quando surgiu a ideia de compilar esses trabalhos, quisemos, antes de mais nada, criar um registro do protagonismo acadêmico e da criatividade desses jovens que, em breve, estarão exercendo suas práticas no mercado de trabalho com uma formação de excelência. É importante ressaltar que nossos professores são parte fundamental desse processo porque são eles que percebem, que reconhecem e que incentivam esses futuros profissionais a não desistirem e a extrair o melhor desse processo de aprendizado. Muitos desses projetos, precisamos ressaltar , são pensados a partir da própria experiência de vida que esses alunos têm, são baseados na realidade de cada um ou no pensamento coletivo de quem quer ver soluções para uma cidade, um Estado, um país melhor”, disse o presidente.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mirella Araújo Nogueira Rebeque Pereira
[email protected]