Quem nunca abriu o pacote de pão e encontrou mofo, produto ressecado ou sabor “estranho”, mesmo antes do vencimento? Além de frustrante, isso contribui para um problema maior: perda do produto e do valor pago por ele e, consequentemente, o desperdício, especialmente de um dos itens mais presentes na mesa dos latinos.
Os desafios da panificação não são simples. A FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – aponta que dos 118 milhões de toneladas métricas de pão produzidos globalmente, cerca de 10% são perdidas ou desperdiçadas. Buscando sempre entender os hábitos de consumo, a Kerry, líder global em nutrição sustentável desenvolvendo soluções que melhoram perfil nutricional dos alimentos, gerando menor impacto ao meio ambiente de forma mais acessível, realizou uma pesquisa proprietária que indicou que entre os principais motivos para descarte de pães, destacam-se: o surgimento de mofo (56%), o envelhecimento (41%) e o endurecimento (39%) do produto.
O descarte frequente tem impacto direto no orçamento das famílias e na sustentabilidade do planeta. Além disso, 43% dos consumidores dizem que trocariam de marca por uma opção que oferecesse maior durabilidade e menos desperdício.
Para a Kerry, esse desperdício pode ser reduzido de maneira significativa. “Hoje, há soluções eficientes e sustentáveis para produzir alimentos panificados melhores. A mentalidade inovadora e sustentável deve ser o ponto de partida para obter produtos frescos por mais tempo, com textura macia, sabor preservado e proteção contra mofo, possibilitando mais tempo para consumo, otimização da produção e dispêndio, e evitando o descarte nas casas”, comenta Edson Barros, vice-presidente de Marketing da Kerry para a América Latina.
As soluções combinam diferentes opções para conservar melhor os produtos de panificação, sem alterar o sabor. Na prática, as soluções permitem que:
A inovação também responde a um movimento crescente de consumo mais consciente: segundo estudo proprietário da Kerry, Left on the Shelf, metade dos consumidores no mundo, está disposta a pagar mais por produtos que ajudem a evitar desperdícios.
"Estamos vivendo uma transformação profunda, em um mundo que enfrenta desafios cada vez mais complexos. O modelo atual de produção, consumo e descarte de alimentos já não se sustenta. Através deste estudo, identificamos que quase 30% dos alimentos produzidos globalmente são desperdiçados, milhões de pessoas ainda convivem com a fome em níveis alarmantes. Na Kerry, acreditamos que é possível reverter esse cenário. Ao unir ciência e inovação, desenvolvemos soluções que preservam sabor, textura e valor nutricional, sem abrir mão da sustentabilidade. O setor de alimentos e bebidas precisa repensar, de forma colaborativa, como os produtos serão oferecidos ao consumidor. A Nutrição Sustentável é mais do que uma tendência, é uma urgência. Ela é essencial para garantir saúde, equilíbrio e acesso para as próximas gerações. Isso significa possibilitar alimentos mais nutritivos, sustentáveis, acessíveis e, acima de tudo, saborosos, como os consumidores desejam", complementa Barros.
Sobre a Kerry
A Kerry é líder mundial em nutrição sustentável para os mercados de alimentos, bebidas e farmacêuticos. São 30 anos de transformações e crescimento na América Latina em jornada de sucesso que continua a evoluir. Inovamos com nossos clientes para criar produtos de excelente sabor com nutrição e funcionalidade aprimoradas, ao mesmo tempo em que garantimos um melhor impacto para o planeta. Nossas principais percepções do consumidor, equipe global de RD&A de mais de 1.100 cientistas de alimentos e extensa presença global nos permitem resolver os desafios complexos de nossos clientes com soluções diferenciadas. Na Kerry, somos motivados a ser o parceiro mais valioso de nossos clientes, criando um mundo de nutrição sustentável e alcançaremos mais de dois bilhões de consumidores com soluções de nutrição sustentável até 2030. Para obter mais informações, visite kerry.com.
Informações para imprensa:
Veritas Comunicação
Rodrigo Francischangelis |[email protected]
(19) 99684-4410
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA KÉZIA DE ANDRADE CARVALHO
[email protected]