VANCOUVER, Colúmbia Britânica — SIGGRAPH — 11 de agosto de 2025 — A NVIDIA anuncia novas bibliotecas do NVIDIA Omniverse™ e modelos de base mundial (WFMs) do NVIDIA Cosmos™ que aceleram o desenvolvimento e a implantação de soluções de robótica.
Impulsionados pelos novos servidores NVIDIA RTX PRO™ e NVIDIA DGX™ Cloud, as bibliotecas e modelos permitem que os desenvolvedores em qualquer lugar desenvolvam gêmeos digitais com precisão física, capturem e reconstruam o mundo real na simulação, gerem dados sintéticos para treinamento de modelos de IA física e criem agentes de IA que entendam o mundo físico.
“Computação gráfica e IA estão convergindo para transformar fundamentalmente a robótica”, diz Rev Lebaredian, vice-presidente do Omniverse e tecnologias de simulação da NVIDIA. “Ao combinar o raciocínio de IA com simulação escalável e fisicamente precisa, estamos capacitando os desenvolvedores a criarem os robôs e veículos autônomos do futuro que transformarão trilhões de dólares em setores.”
“A NVIDIA tem trabalhado para abrir caminho para que desenvolvedores e empresas criem robôs mais inteligentes, capazes de entender e interagir com o mundo físico de maneiras mais realistas e precisas. Essas inovações não são apenas avanços tecnológicos, mas a próxima geração de automação, de fábricas a cidades inteligentes, permitindo a simulação, o treinamento e a implantação de sistemas robóticos com velocidade e precisão sem precedentes”, destaca Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina.
Novas bibliotecas do NVIDIA Omniverse impulsionam aplicações de composição mundial
Novos kits de desenvolvimento de software (SDKs) e bibliotecas do NVIDIA Omniverse agora estão disponíveis para criação e implantação de aplicações de simulação industrial de IA e robótica.
A renderização do Omniverse NuRec está agora integrada ao CARLA, um simulador líder de código aberto usado por mais de 150.000 desenvolvedores. Foretellix, líder em cadeias de ferramentas para veículos autônomos (VA), está integrando a NuRec e a NVIDIA Omniverse Sensor RTX™. O mecanismo de dados da Voxel51 para IA visual e multimodal, FiftyOne, oferece suporte à NuRec para facilitar a preparação de dados para reconstruções. FiftyOne é usado por clientes como Ford e Porsche.
Boston Dynamics, Figure AI, Hexagon, RAI Institute, Lightwheel e Skild AI estão adotando as bibliotecas do Omniverse, o Isaac Sim e o Isaac Lab para acelerar o desenvolvimento de robôs com inteligência artificial, enquanto a Amazon Devices & Services está utilizando essas tecnologias para viabilizar uma nova solução de manufatura.
Cosmos avança a geração de mundos para robótica
Os WFMs do Cosmos, já baixados mais de 2 milhões de vezes, permitem que desenvolvedores gerem dados diversos para treinar robôs em larga escala usando comandos de texto, imagem e vídeo.
Novos modelos anunciados na SIGGRAPH oferecem avanços significativos em velocidade, precisão, suporte a idiomas e controle na geração de dados sintéticos:
Lightwheel, Moon Surgical e Skild AI estão utilizando o Cosmos Transfer para acelerar o treinamento de IA física, simulando diversas condições em larga escala.
Cosmos Reason revoluciona a compreensão de mundo
Desde a introdução do modelo CLIP da OpenAI, os modelos de visão e linguagem (VLMs) transformaram tarefas de visão computacional, como reconhecimento de objetos e padrões. No entanto, eles ainda não conseguiam resolver tarefas de múltiplas etapas, lidar com ambiguidades ou experiências inéditas.
O NVIDIA Cosmos Reason — um novo VLM de raciocínio, aberto, personalizável e com 7 bilhões de parâmetros para IA física e robótica — permite que robôs e agentes de visão com IA raciocinem como humanos, usando conhecimento prévio, compreensão de física e bom senso para entender e agir no mundo real.
O Cosmos Reason pode ser usado em aplicações de robótica e IA física, incluindo:
As equipes de robótica e NVIDIA DRIVE™ estão utilizando o Cosmos Reason para curadoria e filtragem de dados, anotação e pós-treinamento de VLA. A Uber está usando o modelo para anotar e gerar legendas em dados de treinamento de veículos autônomos.
A Magna está desenvolvendo soluções com o Cosmos Reason como parte de sua plataforma City Delivery — uma solução totalmente autônoma, de baixo custo, para entregas instantâneas — ajudando veículos a se adaptarem mais rapidamente a novas cidades. O Cosmos Reason acrescenta compreensão de mundo ao planejador de trajetória de longo prazo dos veículos. VAST Data, Milestone Systems e Linker Vision estão adotando o Cosmos Reason para automatizar o monitoramento de tráfego, melhorar a segurança e aprimorar a inspeção visual em cidades e ambientes industriais.
Nova infraestrutura de IA da NVIDIA potencializa workloads de robótica em qualquer lugar
Para permitir que os desenvolvedores aproveitem ao máximo essas tecnologias avançadas e bibliotecas de software, a NVIDIA anuncia uma infraestrutura de IA projetada para as cargas de trabalho mais exigentes.
Acelerando o ecossistema de desenvolvedores
Para ajudar os desenvolvedores de robótica e IA física a avançar na adoção de tecnologias 3D e de simulação, a NVIDIA também anuncia:
Assista à palestra especial da NVIDIA Research na SIGGRAPH.
Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.
Acesse também:
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Instagram: @NVIDIABrasil
LinkedIn: @ NVIDIA Brasil
Informações para a Imprensa (NVIDIA):
Sing Comunicação de Resultados
Welton Ramos, Mayra Ribeiro, Isadora Fernandes, Janaína Leme e Vânia Gracio
(11) 5091-7838
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ FERNANDO VALLOTO
[email protected]