Onda de frio? Veja cinco motivos para manter os treinos mesmo com as temperaturas mais baixas

Mesmo com as temperaturas mais baixas, manter uma rotina de treinos traz vantagens extras para o corpo e a mente — e pode ser o diferencial para atravessar o inverno com saúde e disposição

SAMANTHA DI KHALI
11/08/2025 10h52 - Atualizado há 3 horas

Onda de frio? Veja cinco motivos para manter os treinos mesmo com as temperaturas mais baixas
Divulgação
Mais uma onda de frio atinge diversas regiões do país, muitas pessoas se sentem desmotivadas a manter a rotina de treinos. Mas, segundo especialistas, o frio pode ser um aliado e não um obstáculo para quem quer cuidar da saúde. 
 
De acordo com pesquisa publicada na revista Psychosomatic Medicine, mostra que a exposição controlada ao frio pode ativar mecanismos benéficos no organismo, como a termogênese, que estimula a queima calórica, e a modulação do sistema imunológico. Ou seja, com orientação adequada, o frio pode ser um aliado na busca por mais saúde e bem-estar. 

 
Segundo Bianca Souza, coordenadora técnica da Selfit Academias, uma das principais redes da América Latina, manter-se ativo durante o outono e o inverno traz benefícios que vão além da boa forma e impactam diretamente no metabolismo, na imunidade e até no humor. “A prática regular de atividade física é essencial o ano inteiro, mas no frio ela pode ser ainda mais estratégica. O corpo precisa de mais energia para se manter aquecido, o que naturalmente acelera o metabolismo. Além disso, o exercício ajuda a combater o desânimo típico dos dias mais gelados”, explica Bianca.
 
Abaixo, a Selfit lista cinco motivos para manter a atividade física em dia mesmo nas temperaturas mais baixas:
 
1. Acelera o metabolismo e favorece a queima calórica
Durante as frentes frias, o corpo precisa trabalhar mais para manter a temperatura interna. Esse esforço metabólico adicional, combinado com o treino, pode aumentar o gasto calórico e ajudar nos objetivos de emagrecimento e definição muscular.
 
2. Fortalece o sistema imunológico
Manter o corpo ativo ajuda a regular as funções imunológicas, tornando o organismo mais resistente a vírus e infecções respiratórias — muito comuns durante o inverno.
 
3. Melhora o humor e reduz o cansaço mental
Com dias mais curtos e menos exposição solar, é comum sentir mais sono, irritação ou desânimo. A prática de exercícios estimula a produção de hormônios como a endorfina e a serotonina, que trazem sensação de bem-estar e disposição.
 
4. Protege articulações e reduz dores musculares
A movimentação regular ajuda a manter a lubrificação das articulações e a flexibilidade muscular, prevenindo lesões e desconfortos que tendem a aumentar no frio devido à rigidez do corpo.
 
5. Ajuda a manter a disciplina e evitar recaídas
Interromper a rotina de treinos devido ao frio pode causar retrocesso nos resultados. Manter o hábito mesmo nos dias mais difíceis reforça a disciplina e garante a continuidade da evolução física e mental.
 
A Selfit possui 171 unidades (151 em operação e 20 em implantação) em todo o país, com estruturas climatizadas e ambientes preparados para garantir conforto, segurança e estímulo à prática de exercícios durante todas as estações do ano.
 
Sobre a Selfit Academias:
Em 2012, os fundadores Nelson Lins e Leonardo Pereira inauguraram em Salvador (BA), a primeira unidade do que se tornaria a Selfit Academias - uma das maiores redes da América Latina. Em 2015, já com cinco unidades, a empresa se associou ao fundo H.I.G. Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento. A Selfit é uma rede de academias que dobra de tamanho a cada ano. Está presente em quase todos os estados do Brasil, incluindo academias em implantação que totalizam 171 unidades (151 em operação e 20 em implantação). O principal propósito da marca é estar conectada à jornada de vida de cada pessoa. O objetivo da empresa é despertar em todos a paixão pelo movimento, respeitando as metas individuais. A Selfit Academias possui um time com sinergia, obstinado em entregar resultados com esmero e atenção aos detalhes, assegurando as melhores experiências em seus empreendimentos. 
 
Em julho de 2021, a Selfit realizou um aporte na startup Weburn, considerada a ‘Netflix’ da vida saudável. O aplicativo já oferecia treinos, dicas de alimentação e videoaulas, agora investe em uma linha própria de produtos nutricionais. A Weburn começou sua história em 2017, com o objetivo de levar uma melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas através de conteúdos fitness, saúde e bem-estar. Atualmente, a startup conta com mais de 500 mil usuários. No segundo semestre de 2024, a Selfit conquistou o selo Great Place to Work, chancela também conhecida como GPTW. A certificação, considerada uma das principais referências mundiais em cultura organizacional, oferece a possibilidade de os colaboradores das empresas avaliarem a companhia por meio de pesquisas de diagnóstico.  
 
Mais informações: www.selfitacademias.com.br 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Samantha di Khali Comunica
[email protected]


Notícias Relacionadas »