Com Free Flow, Edenred gerou mais de R$35 milhões de economia a clientes
Modelo de cobrança de pedágio e a resolução nº 6.044 da ANTT, que exige o uso de tags para o vale-pedágio obrigatório, impulsionam o mercado do pagamento automático
LUCAS MENOITA
11/08/2025 17h00 - Atualizado há 7 horas
Divulgação/Edenred Mobilidade
A Edenred, líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log, Edenred Repom e Taggy, gerou mais de R$ 35 milhões em economia no pagamento de pedágio automático para suas empresas-clientes desde março de 2023. O montante é referente ao Desconto Básico de Tarifa (DBT), de 5%, destinado a motoristas que têm tag de pedágio em seus veículos. “Foram R$ 36,4 milhões de economia gerada para os nossos clientes. O desconto tarifário é aplicado automaticamente na passagem do veículo com a tag no pedágio. Em um cenário de expansão do free flow, o DBT também ajuda a ampliar o uso das tags, oferecendo mais vantagens ao usuário”, afirma Clara Le Bail, Diretora de Negócios – Pedágio da Edenred Brasil. O DBT é uma prática determinada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e seguida por agências reguladoras estaduais. Está disponível em cerca de 100 praças de pedágio espalhadas pelo Brasil. O sistema free flow (fluxo livre), que começou a ser testado no Brasil em março de 2023 na rodovia federal Rio/Santos e vem se expandindo desde então em diversas regiões, com previsão para ser implementado na Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, nos trechos entre Arujá e São Paulo, até março; coloca em operação uma nova tecnologia de cobrança, substituindo as praças de pedágio por pórticos, equipados com câmeras, antenas e sensores. A tecnologia permite a identificação do veículo e garante vantagens aos motoristas que utilizam as soluções de pagamentos automáticas. As tags se comunicam diretamente com os pórticos no trajeto, gerando uma cobrança automática, sem a necessidade de pagamentos manuais. “No ramo logístico, Em constante crescimento, a adesão ao uso de tags para veículos pesados se intensificará ainda mais por conta da resolução nº 6.044, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que exige o uso dessa forma de pagamento, extinguindo cartões, cupons e outros métodos para o vale-pedágio obrigatório, criado em 2001 para que o custo do pedágio seja arcado pela transportadora e não pelo motorista. A mudança tem o objetivo de padronizar os métodos de pagamento e está em linha com o avanço do free flow, que permite o fluxo de tráfego mais eficiente”, comenta Clara, que também destaca a economia que o sistema de cobrança proporciona: “Com a redução do tempo de parada dos veículos nas praças de pedágios, há uma economia de combustível e diminuição das emissões de gases poluentes. Com o intuito de ter uma solução cada vez mais completa para nossos clientes, temos ampliado nos últimos meses as possibilidades de recebimento de vale pedágio para quem usa nossa plataforma, por meio de parcerias com players relevantes de mercado”, aponta Clara. Segundo a diretora, o free flow permite o pagamento da tarifa proporcional ao trajeto percorrido, o que traz, sobretudo para operadores logísticos, um modelo de cobrança mais equilibrado. “São tempos de mudanças estruturais significativas no mercado de pedágio brasileiro, por esse motivo é importante acompanharmos nossos clientes neste momento de transformações. Além de simplificar a gestão do dia a dia, procuramos reduzir continuamente custos e aumentar a eficiência para nossos clientes. Buscamos sempre avançar com o objetivo de mover para o bem, gerando valor para todas as pontas envolvidas”, afirma. A Edenred atua com soluções de pedágio e estacionamento no Brasil, por meio da marca Taggy, startup adquirida em 2022, tanto com soluções distribuídas no formato white label, para grandes bancos e fintechs, como com soluções focadas em gestão de frota. “O pedágio representa cerca de 10% dos custos operacionais de uma frota, e a plataforma de Gestão de Pedágio da Edenred permite melhorar o controle de custos e agilizar a experiência de quem transita pelas praças de pedágio”, finaliza Clara. As iniciativas do Grupo estão em sinergia com o Beyond, seu plano estratégico global válido até 2025, que é uma resposta às mudanças na transição energética e na crescente digitalização da economia. Com o Beyond, a Edenred tem como foco acelerar as estratégias além do abastecimento e de pagamentos, lançando e implantando mais serviços de valor agregado para as empresas-clientes, comerciantes credenciados e usuários. Sobre a Edenred Mobilidade
A Edenred é líder em soluções de mobilidade na América Latina, representada no Brasil pelas marcas Ticket Log, Repom, Pagbem e Taggy. Possui mais de 30 anos de experiência no País e conecta pessoas e negócios a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. Conta com mais de 35 mil empresas clientes e uma frota gerenciada de 1 milhão de veículos, que abastecem quase 2,5 bilhões de litros de combustível por ano. Apenas em gestão de frete e vale-pedágio, possui mais de 3 mil empresas clientes, 1 milhão de caminhoneiros atendidos que correspondem a 8 milhões de transações anuais e 100% das praças de pedágio em todo o Brasil.
As marcas desenvolvem e disponibilizam para o mercado o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), com uma análise nacional sobre a variação do preço dos combustíveis, e o Índice de Frete Edenred Repom (IFR), um estudo sobre o preço médio do frete e sua composição.
No mundo, a Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de 1 milhão de empresas-clientes.
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Site Edenred Mobilidade: https://www.edenredmobilidade.com.br/
Site Edenred Ticket Log: https://www.ticketlog.com.br/
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Site Edenred Repom: https://www1.repom.com.br/
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