Pão de Açúcar lança marca própria com foco no segmento premium

Iniciativa reforça proposta de valor da bandeira com produtos de curadoria super premium, exclusivos e alinhados ao comportamento de consumo dos clientes

ADRIANO DOMINGOS
11/08/2025 15h11 - Atualizado há 10 horas

Pão de Açúcar lança marca própria com foco no segmento premium
Foto divulgação

O Pão de Açúcar, rede de supermercado premium do GPA - Grupo Pão de Açúcar lança uma nova marca própria, que leva o nome da rede. Voltada ao segmento premium, a nova marca tem como principal objetivo consolidar o posicionamento premium do Pão de Açúcar, aprofundando o vínculo da rede com seus clientes, oferecendo produtos exclusivos e de alta qualidade, com produtos premium e acessíveis, desenvolvidos com curadoria especializada. 

Trazendo um sortimento de produtos com qualidade super premium, agregando diferenciação, com a nova marca própria o Pão de Açúcar espera aumentar a fidelização à bandeira, ampliando a presença da marca nos lares. No primeiro trimestre de 2025 foram lançados cinco produtos: Passata, Passata Rústica, Tomate pelado, Pão de queijo e Doce de leite. Ao longo de 2025, mais de 80 produtos entrarão no portfólio, ampliando a presença do Pão de Açúcar em categorias estratégicas. Entre os itens que estão previstos ainda para este ano estão Massas Grano Duro, Panetone, Carnes para Churrasco e Presunto Cru Fatiado. 

Entre os itens, o tomate pelado, recém lançado, já se destaca, sendo líder de vendas em seu segmento – os tomates pelados de marcas premium. Além disso, o produto conta com 54% de penetração nas cestas dos clientes premium e valiosos, que são aqueles que têm maior ticket médio e frequência de compra no Pão de Açúcar. 

Allan Gate Hock, Diretor de Marcas Próprias e Exclusivas e de Importação do GPA, explica que com a nova marca própria, o Pão de Açúcar passa a estar ainda mais próximo dos clientes, com um contato que vai além da ida ao supermercado. “A nova marca reforça a posição de referência do GPA no desenvolvimento e venda de produtos de marca própria e fortalece a presença da marca Pão de Açúcar para além das gôndolas das nossas lojas, entrando de fato na casa e no dia a dia do cliente. Os itens de marca própria desempenham papel fundamental na estratégia de negócio da companhia, além de serem um diferencial competitivo com alto potencial. Nossas marcas vêm tendo uma aceitação cada vez maior por parte dos clientes e, quem adquire esses produtos tem uma frequência 2,5 vezes superior do que quem não consome. Apostar na nova marca Pão de Açúcar é reforçar nossa diferenciação no segmento premium e manter consistência na proposta de valor da rede”, destaca. 

O lançamento também se alinha ao bom desempenho das marcas próprias do GPA no mercado nacional, que atingiram 24,6% de participação no primeiro trimestre de 2025 – um crescimento de 2,6 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A penetração das marcas próprias no total das vendas da Companhia também evoluiu, alcançando 21,1% no 1T25. 

“O GPA é referência no desenvolvimento desse segmento e, com esse lançamento, queremos promover o mercado de marca própria premium no Brasil, oferecendo competitividade e democratização de preço. As marcas próprias representam aumento da frequência e importante ferramenta de fidelização, essencial para o crescimento do fluxo dos clientes nas lojas e, consequentemente, impulsionar as vendas. Com uma proposta de valor baseada em qualidade comparável à de líderes de categoria a preços competitivos, nossas marcas já demonstram eficácia na fidelização: estão presentes em 8 de cada 10 cestas de compras”, conclui Hock.

Com essa iniciativa, o Pão de Açúcar reafirma seu compromisso com inovação, qualidade e uma experiência de compra cada vez mais diferenciada, relevante e exclusiva para os clientes.

As marcas próprias no GPA 

Atualmente, o GPA conta com quatro marcas próprias e exclusivas:  Qualitá, Taeq, Pra Valer e Club des Sommeliers, presentes no Pão de Açúcar e no Extra Mercado; e, agora, a Pão de Açúcar, com produtos encontrados exclusivamente na bandeira premium do Grupo. 

O GPA foi pioneiro na criação de marcas próprias e atua nesse ramo desde a década de 70. A estratégia surgiu da necessidade de oferecer produtos de qualidade a preços mais competitivos e para atender a demandas específicas dos consumidores.

Atualmente, as marcas próprias são um dos projetos estratégicos da companhia, com um olhar diferenciado para o desenvolvimento de táticas que colaborem para potencializar e reforçar os atributos das marcas.

 

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Adriano Domingos dos Santos
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