Dia do Estudante: Como as escolas evoluem para formar cidadãos críticos e humanos?

Em um mundo globalizado, o aprendizado vai muito além do conteúdo e deve priorizar o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais dos jovens para a vida

LUCAS ASSIS
11/08/2025 08h58 - Atualizado há 17 horas

Dia do Estudante: Como as escolas evoluem para formar cidadãos críticos e humanos?
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Preparar crianças e adolescentes para os desafios do mundo atual, e também para os do futuro, vai muito além da rotina de estudos, envolvendo notas e desempenho acadêmico. Cada vez mais os especialistas destacam a importância de implementar metodologias de ensino que desenvolvam a autonomia, as competências socioemocionais, e a visão globalizada - fatores essenciais para a formação integral de seres humanos capazes de construir uma sociedade mais justa, empática e colaborativa. 

Segundo Rodrigo Porto, Diretor Regional na Inspira Rede de Educadores e Diretor da Escola Canadense de Niterói, um bom colégio hoje precisa ir além da transmissão de conteúdo de qualidade: “Queremos formar jovens capazes de pensar criticamente, lidar com as diferentes culturas e enfrentar os desafios com confiança”, afirma. “Quando unimos excelência acadêmica, repertório cultural e habilidades socioemocionais, preparamos os estudantes não apenas para as provas, mas principalmente para a vida. E isso é o que mais importa”, comenta Rodrigo.

Ensino bilíngue além da fluência: ganhos cognitivos, sociais e culturais 

De acordo com o estudo The Impact of Bilingual Education on Cognitive Development and Academic Performance, publicado em 2024 no periódico Stallion Journal for Multidisciplinary Associated Research Studies, a educação bilíngue contribui para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva e melhora o desempenho acadêmico de estudantes em áreas como leitura e resolução de problemas. Para além do domínio do idioma, o ensino bilíngue estimula a capacidade de transitar entre diferentes contextos culturais, amplia o repertório e potencializa o pensamento crítico.

Essa é uma metodologia que atrai alunos e famílias em busca de formação integral e conexão com o mundo. “Quando o aluno é exposto aos diferentes idiomas, ele não só aprende a se comunicar melhor, mas também desenvolve uma visão de mundo mais ampla e ferramentas para se adaptar a novos cenários. E se esse estímulo acontece desde a infância, o impacto é ainda maior, porque essas competências passam a fazer parte natural do desenvolvimento da criança”, explica Rodrigo Porto.

Escolas priorizam habilidades socioemocionais para a vida

Embora a excelência acadêmica sempre tenha sido considerada parâmetro de destaque, outras habilidades têm ganhado evidência, como colaboração, comunicação e pensamento crítico - espaços de desenvolvimento e diferenciais evolutivos fundamentais nos dias atuais e também para o futuro. Cada vez mais o mercado de trabalho busca profissionais capazes de trabalhar em equipe, resolver problemas de forma criativa e tomar decisões assertivas.

Segundo o diretor, a escola é um dos primeiros espaços de convivência social fora do núcleo familiar e, ao longo da adolescência, permanece como um dos principais ambientes de formação: “É no dia a dia escolar que os estudantes aprendem a lidar com diferentes opiniões e a construir novas relações. Esse contexto faz das escolas um espaço privilegiado para ensinar e desenvolver habilidades socioemocionais, essenciais, no geral, para a vida”.

Estudantes aprendem mais ao investigar e resolver problemas reais

Em alguns do colégio da Inspira, como é o caso da Escola Canadense de Niterói, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa que coloca os estudantes no centro do processo de ensino, permitindo que eles aprendam enquanto investigam problemas reais e desenvolvem soluções criativas. 

Entre os principais benefícios estão o engajamento e a motivação dos alunos, que passam a participar ativamente do processo. Ao longo de semanas ou até meses, os alunos trabalham de forma colaborativa, aplicando conceitos de diferentes disciplinas e desenvolvendo competências socioemocionais e cognitivas, como pensamento crítico, autonomia e criatividade, além de conectar o aprendizado a situações reais. Outro diferencial é a avaliação formativa e contínua, que deixa de ser apenas um instrumento de controle final para se tornar parte integrante da aprendizagem.

“Ser uma escola credenciada por uma província canadense nos permite aplicar metodologias como a ABP de forma consistente em todas as etapas, do Kindergarten ao High School. Um formato de ensino que estimula a curiosidade, a autonomia e a capacidade de transformar conhecimento em soluções práticas, saindo da teoria”, conclui Rodrigo.

Sobre a Inspira Rede de Educadores
A Inspira Rede de Educadores está entre as maiores redes de educação básica privada do país, com mais de cem escolas distribuídas em mais de 18 estados e no Distrito Federal. Sob o comando de um renomado time de educadores, que somam décadas de experiência no setor, a rede busca trazer para o grupo escolas de excelência e forte reputação, mas sempre preservando os projetos pedagógicos e o legado de cada uma. Em 2024, seus alunos conquistaram 8309 premiações olímpicas. Além disso, ao aplicar o Pisa-S (Pisa for Schools) em suas marcas para comparar o desempenho com o Pisa mundial, teve resultados similares com os dos melhores países do mundo. Todas as escolas da Inspira ficaram acima da média Brasil. No Enem, a rede conta com escolas mais bem colocadas em diversas regiões, entre elas Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, entre outras.

  


 

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Lucas Leite de Assis
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