Lisboa: o ponto de encontro entre a tradição e a inovação
As tendências observadas por arquiteto do Pro Lar, programa de relacionamento do Lar Center, revelam caminhos para o futuro da arquitetura e design no Brasil
CAROLINE PELLEGRINO
11/08/2025 12h19 - Atualizado há 20 horas
Crédito: Arquiteto Leandro Lazarini, imagens da instalação da Loeil
A cena cultural de Lisboa surpreende não apenas pela estética histórica, mas também pela força contemporânea que imprime em cada espaço. Em visita recente à capital portuguesa, em uma iniciativa do Pro Lar, o arquiteto brasileiro Leandro Lazarini percebeu como Lisboa valoriza a tradição ao mesmo tempo em que estimula movimentos inovadores. Entre os destaques da temporada, a feira ARCOlisboa e as exposições “Para que servem as coisas” e “Portugal POP – A moda em português 1970–2020” chamaram atenção pelo olhar sensível sobre o papel social da criação, o uso consciente de materiais e a valorização do feito à mão. A estética portuguesa, carregada de história, encontrou uma forma singular de se renovar sem perder a essência. As cores vibrantes, tão presentes na identidade visual local, foram suavizadas por uma nova paleta que valoriza o natural. O marrom, em especial, aparece como o protagonista entre os tons terrosos, refletindo a tendência atual de ambientes mais aconchegantes e conectados à natureza. Verdes, fibras e fios também reforçam esse visual orgânico. A presença de materiais sustentáveis, reciclados e de baixo impacto ambiental dão o tom das instalações. “Nunca as texturas pareceram tão relevantes para provocar sensações”, comenta Leandro. Na conexão entre moda e arte, a exposição Portugal POP revelou como os processos criativos evoluem de forma conjunta. Tramas, crochês, arabescos e detalhes artesanais reforçam a ideia de que o verdadeiro luxo está no trabalho manual. Essa mesma lógica aparece nas vitrines de moda e nos espaços expositivos. Outro grande destaque foi a participação brasileira no evento, representada por artistas como Karla Osório, cujos projetos impressionam não só pela técnica, mas pela força emocional presente em cada cor, traço e detalhe da imagem. Trabalhos como o do artista africano Ibrahim Bemba Kebé também chamaram atenção ao unir arte, moda e consciência ecológica. “Eu já conhecia Lisboa, mas uma Lisboa turística, não relacionada à moda e à arte. Com toda sinceridade, eu já era encantado pela arquitetura e pela gastronomia histórica. Essa nova visita, com todo o apelo cultural, me mostrou uma Lisboa nova, contemporânea, preocupada com a sustentabilidade e que caminha junto com o mundo para o desenvolvimento de uma arte rica e comprometida com o meio ambiente”, destaca Leandro. As obras apresentadas na ARCOlisboa exploraram narrativas que atravessam temas como pertencimento, meio ambiente e identidade. Um dos destaques foi a seção “As formas do oceano”, que colocou a preservação ambiental no centro das discussões ao apresentar composições impactantes criadas com materiais reciclados e resíduos reaproveitados. “As obras mostraram uma sensibilidade ecológica crescente na arte contemporânea. Houve uma clara consciência socioambiental, especialmente nos trabalhos que abordaram a preservação do oceano. A ARCOlisboa reforçou a urgência de repensarmos nossa relação com o ecossistema”, completa Leandro. Essa combinação entre design e consciência ecológica evidencia um lado cada vez mais presente na estética contemporânea e foi justamente esse equilíbrio que mais marcou o olhar brasileiro em Lisboa. A capital portuguesa revela como é possível criar com afeto, propósito e responsabilidade e, mesmo distante geograficamente, compartilha com o Brasil a busca por pertencimento, originalidade e conexão. Sobre o Lar Center: Inaugurado em 1987, o Shopping Lar Center é referência no universo de arquitetura e design em São Paulo. O empreendimento reúne, em um único lugar, desde materiais básicos para reforma e construção até as mais sofisticadas linhas de mobiliário, iluminação e decoração, com peças assinadas por renomados designers de interiores. Em uma ampla área de 51 mil m² estão distribuídas cerca de 80 lojas, que trazem as principais tendências do segmento, com um completo e variado mix de produtos. Além das lojas especializadas, o Shopping conta com uma megaloja Decathlon, uma unidade da academia Selfit, salas de cinema Cinemark XD e Prime, Leroy Merlin, restaurantes e cafeterias. Ciente sobre as novas opções e tendências de mobilidade, o Lar Center também dispõe de vagas para carros elétricos. Para mais informações acesse www.larcenter.com.br Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Caroline Pellegrino de Oliveira
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