Zita Carvalhosa será a grande homenageada da 36ª edição do Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo

evento promove Mostra com filmes que celebram a trajetória da produtora e realizadora que fundou, há três décadas, a Associação Cultural Kinoforum

KARINA MANCINI
07/08/2025 07h46 - Atualizado há 3 horas

Zita Carvalhosa será a grande homenageada da 36ª edição do Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de
Divulgação
A produtora e promotora da cultura audiovisual Zita Carvalhosa, que morreu no último dia 22 de julho,  será a grande homenageada da 36ª edição do Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que acontece de 21 a 31 de agosto na capital paulista.

Uma das homenagens será a realização da Mostra Especial “Zita Carvalhosa, Mulher de Cinema” que celebra a trajetória da produtora e realizadora que fundou, há três décadas, a Associação Cultural Kinoforum, referência na promoção e difusão do curta-metragem no Brasil e no exterior.


Idealizada no contexto dos 30 anos da Associação, a mostra destaca também a atuação de Zita como produtora de curtas-metragens de relevância histórica e artística, reafirmando seu papel essencial na consolidação do curta como linguagem autônoma e campo fértil para a experimentação e o surgimento de novas vozes no cinema brasileiro.

Na seleção, estão presentes sete dos muitos filmes dos quais Zita fez parte, e que aqui representam, de maneira simbólica, sua contribuição intensa e plural para o cinema: "A Garota das Telas", de Cão Guimarães, "A Mulher do Atirador de Facas", de Nilson Villas Bôas - Bhig, "Onde São Paulo Acaba", de Andréa Seligmann, "Amor” e “Morte", ambos de José Roberto Torero, "Rosa e Benjamin", de Cleber Eduardo e Ilana Feldman e "Distraída para a Morte", de Jeferson De. As obras dialogam com diferentes momentos e inquietações da produção cinematográfica nacional. 

Atualmente, o Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo é coordenado por Vânia Silva (coordenação executiva) e Marcio Miranda Perez (coordenação de programação), dando continuidade ao compromisso com um cinema plural, acessível e inovador, valores que sempre orientaram a atuação de Zita Carvalhosa.

“Esta edição do Festival reafirma nosso compromisso com a diversidade e a potência do curta-metragem como forma de expressão e reflexão. É também uma celebração do legado de Zita Carvalhosa, idealizadora e fundadora do evento, cuja visão e dedicação tornaram possível esse espaço de encontro tão fundamental para o cinema brasileiro e internacional", observa Vânia.

Com entrada gratuita, o 36º Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo apresenta uma seleção de 253 filmes de 60 países, distribuídos pela Mostra Brasil, Cinema em Curso, Mostra Latino-Americana, Mostra Internacional, Limite, Mostra Infantojuvenil e os Programas Especiais.

36° Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo é uma realização da Associação Cultural Kinoforum, sob a coordenação executiva de Vania Silva e a coordenação de programação de Marcio Miranda Perez. O evento conta com patrocínio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, da Spcine, do Itaú e da Prudence. A realização é da Associação Cultural Kinoforum, em parceria com a Cinemateca Brasileira, o SESC – Serviço Social do Comércio e o Museu da Imagem e do Som (MIS).
______________________________________________________________
SERVIÇO:
KINOFORUM – 36º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE SÃO PAULO
Programação: 21 a 31 de agosto de 2025
Locais: Cinemateca Brasileira, CineSesc, Circuito Spcine, Espaço Petrobras de Cinema, Museu da Imagem e do Som (MIS), Cinusp e Cinema na Comunidade
Entrada franca
Informações: www.kinoforum.org

Redes Sociais
www.instagram.com/curtakinoforum/
www.facebook.com/kinoforum
www.linkedin.com/company/kinoforum/
twitter.com/Kinoforum
www.tiktok.com/@curtakinoforum
www.youtube.com/curtakinoforum
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARINA MANCINI DE CANHA
[email protected]


Notícias Relacionadas »