Bem-estar e segurança: Como a tecnologia Siemens vem transformando a operação de guindastes no Brasil

FLáVIA RODRIGUES
07/08/2025 12h38 - Atualizado há 5 horas

Bem-estar e segurança: Como a tecnologia Siemens vem transformando a operação de guindastes no Brasil
Divulgação/Siemens

• A tecnologia SIMOCRANE RCOS (Remote Control Operation System) permite operar guindastes industriais, como pontes rolantes, à distância, minimizando riscos e otimizando tempo e recursos

• A solução contribui para a promoção da diversidade e inclusão, especialmente em relação às mulheres no ambiente industrial

• Em parceria com a Suzano, o RCOS já está em funcionamento no Porto de Santos (SP) proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e confortável para os operadores

A Siemens é pioneira no Brasil na implementação da tecnologia SIMOCRANE RCOS (Remote Control Operation System), um sistema de controle remoto para guindastes industriais, que está transformando a forma como as operações são realizadas no país. A tecnologia, que já é uma referência mundial, não só melhora a segurança e a eficiência operacional, mas também traz benefícios diretos para o bem-estar dos trabalhadores e contribui para a sustentabilidade das operações.

A primeira grande aplicação da solução RCOS no Brasil ocorreu no Porto de Santos. Em parceria com a Suzano e a DP World, a Siemens implementou a solução para operar guindastes à distância. Utilizando as mais avançadas tecnologias de câmera e controle, além de automação inovadora com funções automáticas, os operadores controlam os equipamentos de estações remotas, longe da movimentação de carga e dos riscos associados ao ambiente de trabalho.

"A tecnologia vai além da promoção da eficiência operacional, estamos priorizando o bem-estar dos trabalhadores ao oferecer soluções que minimizam a exposição a riscos e proporcionam ambientes de trabalho mais seguros e confortáveis. O sistema de controle remoto não só aumenta a produtividade, mas também permite que os trabalhadores operem em condições ideais, longe dos ambientes hostis e perigosos que eram comuns anteriormente”, ressalta Emerson Castro, Engenheiro de Desenvolvimento de Negócios da Siemens.

O RCOS também promove um avanço na inclusão social e na diversidade na indústria. Tradicionalmente, a movimentação de cargas pesadas e a operação de guindastes são dominadas por homens, mas, com a adoção dessa tecnologia, observa-se um aumento na participação de mulheres e pessoas com deficiência na operação desses equipamentos. Um exemplo disso é que em um dos projetos Siemens no setor portuário, está sendo executado um estudo onde um operador cadeirante será responsável pela operação do guindaste do setor, graças à flexibilidade e acessibilidade oferecidas pelo sistema remoto.

Sustentabilidade
Alinhada ao compromisso da Siemens com a inovação e sustentabilidade, o RCOS permite que as empresas criem ambientes mais atrativos para as diferentes gerações do mercado de trabalho, principalmente para aqueles que buscam exercer a sua atividade com propósito, unindo tecnologia e segurança, lidando com soluções que reduzem os impactos ambientais das atividades industriais, por meio da economia de energia, recursos e espaço, além do aumento da eficiência operacional através da otimização dos movimentos, com benefícios diretos para a redução da pegada de carbono.

O sistema, com alta resiliência a ameaças cibernéticas, pode ainda ser projetado para ser implementado em outros setores, como mineração, metalurgia e siderurgia, onde as condições de trabalho podem ser ainda mais desafiadoras. "Essa tecnologia é flexível e pode ser adaptada a diversos contextos industriais, sempre com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e otimizar os processos", destaca Emerson.

Conheça mais sobre a solução em: Link

 

Siemens Brasil iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história, a empresa contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura brasileira, com um portfólio de tecnologias inovadoras que capacita seus clientes a acelerarem sua própria transformação digital e a alcançarem maior sustentabilidade. Além disso, oferece serviços financeiros, gestão imobiliária corporativa e serviços de negócios indiretos. O Grupo Siemens é formado pela Siemens Brasil, Siemens Healthineers e Mobility e está presente em praticamente todo o território nacional. Conta atualmente com sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento, com o SITRAIN - Centro de excelência para clientes do setor industrial -, além do Digital Experience Center (DEX), um ambiente que permite uma experiência imersiva pelo ecossistema de soluções e serviços da companhia. Para mais informações acesse: www.siemens.com.br ou nosso Relatório Institucional e ESG.

Contato para jornalistas
InPress Porter Novelli 
Flávia Rodrigues
Tel.: +55 31 98820-7819
E-mail: flavia.rodrigues@inpresspni.com.br 

Cíntia Beduti
Tel.: +55 11 95742-4845
E-mail: cintia.beduti@inpresspni.com.br


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FLÁVIA REGINA OLIVEIRA RODRIGUES
[email protected]


Notícias Relacionadas »