A Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) está com as inscrições abertas para a edição de 2025 do Encontro Anual de Distribuição e Transporte Seguro da Indústria de Cloro-Álcalis. O evento será realizado no dia 8 de outubro, no Blue Tree Premium Morumbi, na capital paulista, e reunirá profissionais de referência no setor para debater temas centrais como segurança no transporte de produtos do setor químico, com enfoque na indústria de cloro-álcalis, visão estratégica e econômica do setor, otimização e eficiência e perspectivas para a logística latino-americana.
A programação reúne painéis que refletem os principais desafios da cadeia logística do cloro-álcalis. Um dos destaques é a participação do norte-americano George Eisenhauer, da Argus Media, que traz uma perspectiva internacional ao debater o panorama do mercado de cloro-álcalis no Brasil e América Latina, com base em mais de 30 anos de experiência na indústria química global.
Carlos Alberto Lopes, economista e diretor da ChemVision, coordena o Painel Econômico, que discutirá os impactos macroeconômicos sobre o setor. Na área de segurança, o coronel da FAB Silvio Monteiro Junior apresenta lições da aviação aplicadas à gestão de riscos no transporte, com base em casos reais como o voo Air France 447. Já o consultor Rubem Penteado de Melo, com quase quatro décadas de atuação técnica e acadêmica, abordará estratégias de prevenção e resposta a incêndios no transporte de cargas perigosas.
O evento contará ainda com debates sobre impactos regulatórios e perspectivas econômicas para o Brasil e América Latina, além de promover o fortalecimento de redes institucionais e trocas a respeito de boas práticas.
“O evento é muito importante para reunir lideranças do setor e encaminhar assuntos estratégicos, assim como reforçar o compromisso em transporte seguro de insumos químicos”, diz Nelson Felipe Junior, presidente executivo interino da Abiclor. No caso do transporte do cloro gás liquefeito, o compromisso com a segurança é exemplar. Em 2024, o setor apresentou 0,20 acidentes por 10 mil viagens. Este indicador, representa uma redução de 78 % no período de 2010 e 2025, segundo levantamento da Comissão de Manuseio e Transporte da Abiclor.
Prêmio José Tardivo
Como tradição, a iniciativa também celebra a 24ª edição do Prêmio José Tardivo, que reconhece a transportadora com melhor desempenho em segurança entre agosto de 2024 e julho de 2025. Também serão entregues os Prêmios de Melhoria Contínua para o segundo e terceiro colocados.
Sobre o Evento
Data: 8 de outubro de 2025
Horário: das 8h às 17h
Local: Blue Tree Premium Morumbi. Av. Roque Petroni Junior, 1.000 - São Paulo - SP
Inscrições e programação completa: https://www.abiclor.com.br/encontro-anual-de-distribuicao-e-transporte-seguro-da-industria-de-cloro-alcalis-edicao-2025/
O evento é pago e os associados da Abiclor podem adquirir ingressos a preços promocionais.
Sobre a Abiclor
A Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) representa o setor de cloro-álcalis, que é a indústria base de diversos produtos essenciais para a economia, além de estar diretamente ligada ao saneamento básico e à saúde pública do país. Com 49 associados, incluindo 7 do setor produtivo, a Abiclor reúne algumas das principais plantas produtoras do Brasil, entre elas, Braskem, Chemtrade, Chlorum Solutions, Dow Brasil, Katrium e Unipar e também espelha outros elos da cadeia, como fornecedores de equipamentos, distribuidores, transportadores e empresas de atendimento emergencial. A Abiclor atua para promover o avanço da indústria de cloro-álcalis em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, com foco na segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Mais informações em https://www.abiclor.com.br/.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALLINE SOUSA MAGALHÃES
[email protected]