Com foco na promoção de políticas públicas voltadas ao setor criativo, a cidade de São Paulo recebe amanhã (07), o evento “Economia Criativa: da Teoria à Prática – Estratégias Globais para o Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo”. A programação acontece das 8h30 às 17h30, na Biblioteca Mário de Andrade, na região central. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla.
A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem como objetivo estimular o debate entre especialistas do Brasil e do exterior sobre o papel da economia criativa no desenvolvimento urbano, cultural e econômico das cidades.
De acordo com a pasta municipal, entre os temas discutidos, estão experiências de transformação de áreas centrais em polos criativos, o impacto da cultura no planejamento urbano, a sustentabilidade dos empreendimentos culturais e o potencial dos hubs audiovisuais como atrativo de investimentos. Os painéis contam com a participação de nomes como Enrique Avogadro, vice-ministro da Cultura da Argentina, Carol Bell, da Creative UK, e representantes de instituições como Spcine e São Paulo Negócios.
O evento também propõe a troca de experiências entre gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil, com o intuito de fortalecer a atuação pública em setores criativos. A programação é aberta ao público interessado em temas como cultura, urbanismo, economia e inovação.