Faça parte deste time

Emergência Climática

Renato Nalini
05/08/2025 07h21 - Atualizado há 3 horas

Faça parte deste time
Domínio Público
            Todos nós, brasileiros, temos um time de coração. Às vezes, até torcemos para times diferentes, um em cada Estado da Federação. Mas se há um time que deve unir a totalidade da população é o time do verde. Aquela união de pessoas interessadas em fazer com que sua cidade seja a mais resiliente de todo o planeta.
            Este ano de COP30, é a oportunidade de refletirmos sobre os efeitos impactantes dos fenômenos extremos gerados pelo aquecimento global. Este é alimentado pela excessiva emissão de gases venenosos, causadores do chamado efeito estufa. A concentração de CO2, gás carbônico, principalmente, desregula o clima. Por isso temos assistido a chuvas muito fortes, rajadas de vento capazes de arrancar árvores saudáveis pela raiz, enchentes que encontram nossa cidade impermeabilizada e que se transformam em verdadeiras tragédias.
            A água, quando não encontra terra, ela ganha força e forma correnteza. Em velocidade cada vez maior, derruba tudo o que está à sua frente. Infelizmente, provoca até mortes que não são a resposta natural do encerramento do ciclo de vida humana, porém precipitadas por eventos que nós mesmos causamos.

            Há muita coisa possível de ser feita para amenizar essas consequências desastrosas e para adaptar a megalópole a este período em que a natureza dá as respostas, já que não soubemos ouvir os cientistas a nos alertarem sobre o que aconteceria.
            A melhor receita para tornar a cidade mais agradável e mais acolhedora é plantar árvores. Plante árvores. Convença o seu vizinho a fazer o mesmo. Convença as pessoas de que a árvore é a melhor amiga da vida. Uma cidade arborizada terá temperatura saudável e equilibrará o regime de chuvas, poupando vidas preciosas, que merecem viver mais. Ajude a cidade a ficar mais verde! Todos ganharão com isso, até mesmo os que ainda não nasceram e que têm direito de encontrar o ambiente preservado e natural, assim como já foi em outros tempos.

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.

   
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »