Atleta da APA Petrolina é vice-campeão dos 800m no Troféu Brasil

Joelson Pereira, conhecido como Dhioka, marcou 1min47s20 na competição disputada no Centro Paralímpico, em São Paulo

ZDL SPORTS
04/08/2025 12h03 - Atualizado há 1 dia

Atleta da APA Petrolina é vice-campeão dos 800m no Troféu Brasil
APA / Divulgação

O atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Joelson Pereira, conhecido como Dhioka, conquistou a medalha de prata nos 800 metros rasos do Troféu Brasil de Atletismo. A final da prova foi disputada na sexta-feira (1), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O meio-fundista cruzou a linha de chegada com a marca de 1min47s20.

Emocionado após a prova, Dhioka celebrou o resultado e destacou a trajetória até a conquista. "Muito feliz. A gente vem fazendo um trabalho desde 2022 e vinha sempre batendo na trave. Hoje, Deus me presenteou com essa medalha. É nossa!", vibrou.

Natural de Guanambi, na Bahia, Dhioka é treinado pelo professor Marciano Barros. Orgulhoso, o técnico destacou a importância da medalha e do trabalho contínuo com o atleta. "Essa conquista é fruto de muito esforço, paciência e comprometimento. Dhioka é um atleta determinado, e ver o nome dele no pódio do Troféu Brasil, representando a APA, é motivo de muito orgulho para todos nós que acreditamos nesse projeto".

Esta é a segunda medalha da história da APA no Troféu Brasil e a melhor colocação já alcançada pelo clube na competição. A primeira havia sido o bronze conquistado em 2019 por Edson Amaro, na prova dos 10.000 metros.

A APA - Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.

Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.

Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »