Produtoras brasileiras independentes já podem apresentar seus projetos na terceira edição do Programa CPLP Audiovisual. Iniciativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apoia a produção e a teledifusão de obras audiovisuais entre os países de língua portuguesa e está com inscrições abertas até 25 de setembro.
No Brasil, serão selecionados um projeto inédito de 52 minutos e três curtametragens, com duração entre 15 e 30 minutos, que podem ser documentários (DOCTV) ou obras de ficção (FICTV). Cada longametragem escolhido receberá 65 mil euros e os curtas contarão com 18 mil euros cada para sua realização.
As produções selecionadas deverão ser finalizadas em 30 semanas. Antes do início, realizador(a) e produtor(a) executivo(a) devem participar de Oficina Geral de Desenho Criativo de Produção, que será oferecida no primeiro trimestre de 2026.
Além das convocatórias para DOCTV e FICTV 2025, o edital ainda desenvolve o Programa Nossa Língua, em que cada país participante da CPLP vai selecionar um documentário nacional já finalizado para licenciamento de exibição, compondo uma série de nove obras, cuja temática apresentará uma visão contemporânea das realidades nacionais e da diversidade cultural do mundo da língua portuguesa.
E o Painel Audiovisual da CPLP – Pesquisa vai realizar diagnóstico da cadeia produtiva dos setores audiovisuais dos países envolvidos, com levantamento dos agentes atuantes no setor, indicadores de infraestrutura, volume de produção, expressão econômica, estruturas de governança e marcos regulatórios em cada cenário nacional.
Histórico
Nas das duas edições anteriores, foram produzidos 18 documentários e quatro obras de ficção, além da promoção da circulação de outros 28 documentários. Ao todo, essas ações resultaram em mais de 50 horas de programação compartilhada entre as emissoras públicas dos países da CPLP.
A edição deste ano dá continuidade a esse percurso, ampliando o impacto e a abrangência da cooperação audiovisual lusófona e reafirmando o compromisso dos países-membros com o fortalecimento das indústrias criativas, a valorização das culturas locais e o estímulo à circulação de narrativas que falam com a diversidade do mundo em português.
Conheça o edital completo e como se inscrever
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]