Diretora brasileira radicada em Los Angeles lança dois filmes em canais de TV do Brasil

Com olhares distintos sobre o país, "Macumba: Folclore de Família" e "Áureo & Mirele" estreiam em canais nacionais em agosto de 2025

LETICIA BOMBO
01/08/2025 15h45 - Atualizado há 9 horas

Diretora brasileira radicada em Los Angeles lança dois filmes em canais de TV do Brasil
Divulgação/Fine Frenzy Films

A cineasta brasileira Aline Andrade, radicada em Los Angeles (EUA), estreia dois filmes em canais de televisão brasileiros ainda neste ano. O curta-metragem de realismo fantástico, "Macumba: Folclore de Família", e o documentário “Áureo & Mirele” serão distribuídos pela Box Brasil e estarão disponíveis na Claro TV e no Amazon Prime Brasil a partir do dia 6 de agosto. As obras, que levam a assinatura da Fine Frenzy Films, seja na direção ou na produção, são uma homenagem à coragem de ser brasileiro, em qualquer época, lugar e crença.  

Tendo emplacado produções em lugares como Netflix, Hulu e National Geographic, Aline estreia na exibição de suas produções no Brasil com o filme “Macumba: Folclore de Família”, escrito, produzido e dirigido por ela. O curta-metragem de realismo mágico foi filmado em Florianópolis (SC) e, para essa obra, a realizadora se inspirou em histórias da sua própria família, misturando realismo mágico, religiosidade afro-brasileira e a cultura ítalo-brasileira do Sul do País. De acordo com Aline, a obra reconstrói memórias fragmentadas e afetivas, traz um tom de mistério e de aventura, com um toque de travessura da personagem principal, “essas características revelam como o imaginário e o afeto moldam nossas lembranças”, reflete. 

"
É um filme que escrevi em um mix de emoções, talvez na tentativa de chamar atenção da minha própria família”, observa. De acordo com ela, essas histórias foram silenciadas por muito tempo, e ter dado voz a algumas dessas personagens foi como um rito pessoal de escuta e reinvenção. 

O curta foi convidado no Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul 2023, o FAM, ganhou prêmios e mais de 13 seleções no Brasil e nos EUA, incluindo no New York Brazilian Film Festival.  

Já o documentário “Áureo & Mirele” mostra um imigrante brasileiro gay saindo dos EUA, aos 50 anos, para conquistar seu sonho de morar em Paris, repleto de vida e planos para seu futuro na cidade luz. Produzido por Aline e dirigido pelo carioca Filipe Galvon (Encantado, 2018) com produção de Adèle Autin na França, o filme foi rodado em Paris e tem como protagonista o próprio Áureo, artista e performer. 

A obra ficou poética, com uma sensibilidade europeia e um latejar brasileiro. “Ele conquistou mais de 15 seleções de festivais, alguns prêmios e muitos fãs”, diz Aline. Ela explica que foi a partir deste filme que aprendeu a orquestrar e deixar a história respirar”. 

Estrear os dois projetos na televisão brasileira é representar o Brasil de forma mais plural nas telas, mostrando-se mais aberto à escuta e mais corajoso em reconhecer sua complexidade. A distribuição de “Aureo & Mirele” e “Macumba Folclore de Família” pela Box Brasil na Claro TV e na Amazon Prime Brasil possibilitará que o público brasileiro enxergue esse reflexo de como é possível contar diferentes histórias sobre um país tão vasto e diverso quanto o Brasil. “Ainda há muito trabalho a ser feito para colocar espelhos em várias regiões do Brasil para que elas também se vejam representadas mundo afora”, conclui. Será possível assistir aos filmes no Brasil a partir do dia 6 de agosto.

FICHA TÉCNICA – MACUMBA: FOLCLORE DE FAMÍLIA
Direção: Aline Andrade
Gênero: Realismo fantástico 
Duração: 15 min
Produção: Fine Frenzy Films
Ano: 2024
Local de filmagem: Florianópolis (SC) 

F
ICHA TÉCNICA – ÁUREO & MIRELE
Direção: Filipe Galvon
Gênero: Documentário 
Duração: 28 min
Produção: Fine Frenzy Films e Tutela Filmes
Ano: 2024
Local de filmagem: Paris (França)

SOBRE A DIRETORA
Aline Andrade é diretora, roteirista e produtora de cinema. Natural de Tubarão (SC), radicada em Los Angeles (EUA), é fundadora da produtora Fine Frenzy Films. Seu trabalho é marcado por histórias de enfrentamento das dificuldades e forças para encontrar coragem dentro de si e se colocar para o mundo com toda a identidade que cabe a cada personagem. 

O Brasil segue presente nas próximas produções da Fine Frenzy Films. A produtora tem 12 séries e filmes em desenvolvimento e produção. Nos Estados Unidos, dois longa-metragens estão em desenvolvimento, um deles contando a história de uma brasileira recomeçando a vida na Flórida. As obras têm co-produção com a França, Inglaterra, além do Brasil com séries e filmes:

- POKE- Desafiando o Aconcágua (Brasil, Argentina, EUA)
- Vistas Concretas (Brasil, EUA)
- Matei Minha Mãe (Brasil)
- A Regente (EUA, Brasil)

Todos os trabalhos em desenvolvimento estão disponíveis no link abaixo:  https://finefrenzyfilms.com/work-in-development/
Redes sociais e site: @finefrenzyfilms | www.finefrenzyfilms.com


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LETICIA DA CUNHA BOMBO
[email protected]


FONTE: Fine Frenzy Films
Notícias Relacionadas »