O espetáculo "Vamos para a Costa?", do Núcleo da Tribo, grupo de dança formado por quilombolas da comunidade do Porto de Trás, de Itacaré (BA), foi selecionado para compor a programação do Quarta que Dança, projeto realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia.
As apresentações já estão marcadas para setembro e ocorrerão em quatro espaços culturais de cidades do estado. O Núcleo da Tribo começou há mais 15 anos e é composto pelos dançarinos Péricles Nascimento, Arionilson Xixito e Guilherme Nascimento (Pitche). O espetáculo tem a direção da pesquisadora e produtora Verusya Correia.
Em "Vamos para a Costa?", hierarquia, visibilidade, temporalidade e especificidade de cada corpo em executar uma determinada ação são aspectos que ganham novas vozes e movimentos quando três pescadores descrevem suas funções na pescaria artesanal em Itacaré, no litoral baiano.
A partir de suas experiências, o palco vira um espaço múltiplo de trocas entre os três pescadores-dançarinos e o público, que é inserido num universo onde alimento, encontros, vivência e sobrevivência convivem simultaneamente, mas não harmonicamente.
O espetáculo já foi destaque, no ano passado, no Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FIT 2024). E, em julho, o grupo teve sua primeira experiência internacional na França em intercâmbio para criar o espetáculo de dança Ideia de Festa / Une Idée de Fête.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]