Nova unidade do CIES é inaugurada na Zona Leste e amplia oferta de exames pelo SUS

Estrutura instalada no Centro Esportivo Tatuapé deve realizar até 8 mil atendimentos por mês.

Redação - Itaquera em Notícias
01/08/2025 15h12 - Atualizado há 18 horas

Nova unidade do CIES é inaugurada na Zona Leste e amplia oferta de exames pelo SUS
Imagem: Divulgação / Prefeitura de São Paulo

Foi inaugurada nesta sexta-feira (31), na Zona Leste de São Paulo, uma nova unidade do Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES), instalada no Centro Esportivo Tatuapé, no bairro do Carrão. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a estrutura tem capacidade para realizar até 8 mil atendimentos por mês, com foco em exames como ultrassonografias, ecocardiogramas e exames com Doppler, todos agendados pelo sistema SIGA Saúde.

A nova unidade será gerida pela organização social Cies Global, em parceria com as secretarias municipais da Saúde e de Esportes e com a Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h, na Rua Monte Serrat, nº 230.

Com esta entrega, a capital passa a contar com 11 centros do tipo. As unidades do CIES funcionam em carretas adaptadas e integram a estratégia de descentralização do atendimento especializado na rede pública de saúde. Ainda segundo a pasta, apenas no primeiro semestre de 2025, mais de 500 mil pacientes utilizaram os serviços dos CIES, que somaram quase 2 milhões de procedimentos realizados.

A unidade do Carrão conta com duas salas de exames, recepção, área de acolhimento, enfermagem, administração e uma equipe formada por 14 colaboradores e cinco médicos. A estrutura utilizará equipamentos de imagem com tecnologia Acuson Maple, que, segundo a SMS, garantem maior precisão e agilidade no diagnóstico clínico.

A estimativa é que o local realize mensalmente 5.416 ultrassonografias, 1.586 exames com Doppler e 420 ecocardiogramas. A iniciativa integra o plano de ampliação da rede de exames da cidade e visa reduzir o tempo de espera dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.


Notícias Relacionadas »