Coleção Rosa Brava, da Vento Leste Editora, será tema de mesa na 23ª edição da FLIP, neste sábado, 2 de agosto

Projeto, que conta com pesquisa e direção artística de Helena Rios e Marcelo 
Greco, já possui três títulos lançados, com foco no universo da mulher do século XXI

LúCIO NUNES
31/07/2025 12h17 - Atualizado há 18 horas

Coleção Rosa Brava, da Vento Leste Editora, será tema de mesa na 23ª edição da FLIP, neste sábado, 2 de agosto
Divulgação

Lançada no primeiro semestre de 2025 pela Vento Leste Editora, a Coleção Rosa Brava, será apresentada durante a programação da  23ª Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP), na cidade do litoral flumiense.

A mesa “Coleção Rosa Brava – Escrever com Fotografia e com Palavras”, aberta ao público, ocorrerá neste sábado, 2 de agosto, às 12h, no Auditório do Areal – localizado às margens do rio Perequê-Açu, no Areal do Pontal. Um dos mais importantes eventos do mercado literário no país, em 2025 a FLIP retorna ao seu período tradicional de realização, na metade do ano e homenageia o músico e poeta Paulo Leminsky.

Idealizada como um testemunho sensível da vida das mulheres em nosso tempo, a coleção teve seus primeiros três títulos publicados este ano: “Anamnesis”, de Ana Dalle Vedove, “Do Outro Lado da Porta”, de Juliana Monteiro, e “O Cordão Que Nos Corta”, de Juliana Corsi.

Responsáveis pela pesquisa e direção artística do projeto, Helena Rios e Marcelo Greco participam do encontro, assim como as autoras Ana Dalle Vedove e Juliana Monteiro. A proposta é discutir as narrativas compostas de imagens – fotografias, desenhos ou pinturas – e textos que compõem a Coleção Rosa Brava. E também abordar a intertextualidade aplicada às obras na forma de um discurso misto, propondo que a expressão se faça na combinação das linguagens sem que haja hierarquia.
 

Mais sobre a Coleção Rosa Brava

Por meio da pluralidade dos olhares das autoras e autores convidados, a Coleção Rosa Brava, com pesquisa e direção artístia de Helena Rios e Marcelo Greco, aborda questões do universo das mulheres em diferentes países e contextos socioculturais, com foco nas primeiras décadas do século XXI.

Os trabalhos, impulsionados por experiências pessoais, foram elaborados combinando sensibilidade e razão, corpo e mente, resultando em obras viscerais e transcendentes, que expressam um eu coletivo. As narrativas são compostas de imagens – fotografias, desenhos ou pinturas –, de textos ou da combinação das linguagens.

A perspectiva é que até 2030 um total de até 15 volumes da coleção sejam publicados. A diversidade regional e cultural de países da América Latina e, no Brasil, representantes da Região Norte e também do Rio de Janeiro, devem nortear os próximos lançamentos.

Já a médio e longo prazos, a abrangência tende a contemplar também autores e autoras europeus, asiáticos e africanos. Para tanto, o projeto conta com a consultoria internacional da artista, educadora e curadora independente Ângela Berlinde. Mais informações e venda online em www.ventoleste.com


* * *

COLEÇÃO ROSA BRAVA NA 23ª FLIP

Mesa: “Coleção Rosa Brava – Escrever com Fotografia e com Palavras

Sábado, 2 de agosto, às 12h, no Auditório do Areal – Paraty (RJ)

Vento Leste Editora

Pesquisa e Direção Artística | Helena Rios e Marcelo Greco

 

Mais informações em www.ventoleste.com


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIO NUNES DA SILVA FILHO
[email protected]


Notícias Relacionadas »