Da crise conjugal à maternidade não vivida: Autora Fernanda França leva reflexões urgentes à FLIP, na próxima quinta-feira

A autora apresenta duas obras durante a Festa Literária Internacional de Paraty.

TAMYRIS TORRES
29/07/2025 17h23 - Atualizado há 20 horas

Da crise conjugal à maternidade não vivida: Autora Fernanda França leva reflexões urgentes à FLIP, na próxima
Arquivo pessoal

A escritora mineira Fernanda França de Oliveira marca presença na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) nesta quinta-feira, 31 de julho, com participações em dois espaços de destaque. Das 12h às 14h, ela estará na Casa Escreva, Garota!, e das 14h30 às 15h30, na Casa Urutau, lançando as suas obras literárias e aproveitando para conversar com o público sobre temas urgentes da condição feminina a partir de seus escritos "Se não fosse esse maldito desejo de liberdade" e "Palavras que guardei para minha filha", ambas publicadas pela Editora Urutau.

Com uma escrita que mistura ficção e realidade, Fernanda França traz narrativas que ecoam dados alarmantes sobre a vida das mulheres no Brasil. Seu romance "Se não fosse esse maldito desejo de liberdade" mergulha na crise conjugal de Ilana, personagem que reflete as estatísticas do IBGE (75,7% dos divórcios são iniciados por mulheres) e do IPEA (68% das mulheres em uniões instáveis relatam insatisfação). A obra aborda ainda temas como terapia de casal, segundo o DataSUS, houve um aumento de 47%, no país, tornando-se leitura essencial em um momento de questionamento dos modelos tradicionais de relacionamento.

"Palavras que guardei para minha filha" explora a maternidade não realizada, tema que atinge cerca de 8 milhões de brasileiras (dados da SBRA). O livro dialoga com os 42% de mulheres que adiaram a maternidade e hoje lidam com arrependimento (FEBRASGO) e com os 30% que enfrentam a síndrome do ninho vazio após os 35 anos (OMS). Com sensibilidade, Fernanda constrói uma jornada de cura e ancestralidade, oferecendo acolhimento a quem vive essa dor muitas vezes silenciada.

Serviço:
31/07 (quinta-feira)
12h-14h – Casa Escreva, Garota!
14h30-15h30 – Casa Urutau
Livros disponíveis em: Editora Urutau

Sobre a autora:
Natural de Sete Lagoas (MG) e radicada no Rio de Janeiro, Fernanda França de Oliveira, 38 anos, é servidora pública e escritora, com três obras individuais e participação em antologias premiadas.

Disponibilidade:
Ambos os livros estão disponíveis em www.editoraurutau.com 

FICHA TÉCNICA

Título: Se não fosse esse maldito desejo de liberdade

Autora: Fernanda França de Oliveira

ISBN:: 978-65-5900-609-0

idioma: português

páginas: 152  

ano de edição: 2023

edição: 1ª

Preço: R$52,00

Onde Comprar: diretamente com a autora ou pelo site da editora: https://editoraurutau.com/titulo/se-nao-fosse-esse-maldito-desejo-de-liberdade

 

FICHA TÉCNICA

Título: Palavras que guardei para minha filha

Autora: Fernanda França de Oliveira

ISBN: 978-65-6035-021-2

Idioma: Português

Páginas: 92

Ano de edição: 2024

Edição:

Preço: R$48

Onde comprar: https://editoraurutau.com/titulo/palavras-que-guardei-para-minha-filha


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
[email protected]


FONTE: Assessoria de imprensa
Notícias Relacionadas »