O Quilo é Nosso transforma visibilidade em resultado para restaurantes a quilo

Concurso chega à 9ª edição e cria oportunidade para restaurantes atraírem novos clientes e fortalecerem a marca

TATIANE FERREIRA
29/07/2025 16h46 - Atualizado há 19 horas

O Quilo é Nosso transforma visibilidade em resultado para restaurantes a quilo
Foto: Divulgação/Restaurante Beggiato

A 9ª edição do concurso O Quilo é Nosso já está com inscrições abertas e segue como uma das principais vitrines para restaurantes que operam no modelo a quilo. Promovido pela Abrasel em parceria com o Mundo Mesa, o concurso tem como objetivo valorizar a tradição deste modelo de negócio e promover estabelecimentos que operam neste formato. 

Com o tema “Comer e votar: é só começar”, a edição de 2025 propõe uma reflexão sobre escolhas que vão além do prato — valorizando ingredientes, práticas sustentáveis e o protagonismo dos restaurantes a quilo na alimentação cotidiana dos brasileiros.  

O concurso incentiva os participantes a criarem receitas autorais que expressem identidade e propósito, gerando conexão com o público e fortalecendo a marca do estabelecimento. Esses objetivos são refletidos na novidade deste ano, com ênfase na sustentabilidade, que garante pontos extras a pratos que aproveitam insumos integralmente. 

Segundo José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo, Comunicação e Inteligência da Abrasel, essa iniciativa aproxima os negócios a uma demanda crescente do mercado: “restaurantes que se preocupam em manter práticas alinhadas aos princípios ASG, além de colherem os efeitos positivos no próprio negócio, também fortalecem seu relacionamento com os clientes, que têm demonstrado uma busca cada vez maior por consumir de marcas que compartilhem de seus valores”. 

Campeões do concurso registram alta no faturamento 

O restaurante Beggiato, em Belo Horizonte, é um exemplo claro dos impactos positivos da participação. A proprietária, Fernanda Beggiato, descobriu o concurso em 2021, quando buscava formas de atrair movimento para o restaurante após a pandemia. Desde então, participou de três edições consecutivas, sendo campeã estadual em todas elas e vencedora nacional em 2022. 

“Os resultados foram muito bons em todas as vezes que participamos. A cada edição, conseguimos atrair novos clientes e engajar ainda mais a equipe. E a criação de um prato exclusivo sempre gera curiosidade e movimenta o salão”, afirma a empresária.  

“Em 2022, quando vencemos a etapa nacional, o faturamento chegou a crescer 50%. É uma oportunidade que vai muito além da competição, porque também é uma forma de mostrar o nosso trabalho para o Brasil inteiro”. 

Para participar, empresários interessados têm até o dia 21 de agosto para se inscrever. Os pratos inscritos são avaliados por júri técnico e pelo público, e os campeões estaduais disputam a grande final nacional em São Paulo. As regras podem ser consultadas no site oficial do concurso. 

Serviço 

O Quilo é Nosso 

Realização: Abrasel 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil, Pluxee, Rational e Caixa 
Apoio: Glassart e Nogueira Brinquedos 
Parceria: Mundo Mesa 

Inscrições: 30/06 a 21/08 
1ª fase (voto popular + júri técnico): 16 a 26 de setembro 
2ª fase (júri técnico estadual): 1º a 10 de outubro 
Final nacional: a definir 

Mais informações: oquiloenosso.com.br 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
[email protected]


Notícias Relacionadas »