Caixa Cultural recebe Dan Stulback encenando "O Mercador de Veneza"

Espetáculo com texto de Shakespeare será apresentado de 6 a 17 de agosto, com oito sessões e oficina gratuita

PAULA DE SOUZA
28/07/2025 17h11 - Atualizado há 15 horas

Caixa Cultural recebe Dan Stulback encenando "O Mercador de Veneza"
Ronaldo Gutierrez

A CAIXA Cultural Curitiba recebe, de 6 a 17 de agosto, o espetáculo O Mercador de Veneza, nova montagem de um dos textos mais emblemáticos do dramaturgo William Shakespeare. Protagonizada por Dan Stulbach, a peça tem direção de Daniela Stirbulov e será apresentada em oito sessões ao longo de duas semanas. O projeto conta com o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

 

Após temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e em Recife, o espetáculo estreia na capital paranaense com uma abordagem contemporânea da obra escrita no século XVI. A adaptação transporta a história original para os anos 1990, ressaltando temas como intolerância, racismo, antissemitismo e as contradições do capitalismo emergente, todos ainda muito atuais.

 

Na trama, o personagem Shylock, interpretado por Stulbach, assume o protagonismo. Ele é um agiota judeu que empresta dinheiro ao mercador Antônio, com a garantia de uma libra de carne como pagamento em caso de inadimplência. O desenrolar da dívida culmina em um julgamento dramático, que expõe os limites entre justiça e preconceito.

 

“O texto nos confronta com os dilemas da convivência social, da intolerância religiosa e da desigualdade. Shakespeare não entrega heróis ou vilões definidos, todos os personagens têm contradições”, afirma a diretora Daniela Stirbulov.

 

Além das apresentações teatrais, o público poderá participar da oficina gratuita “O Mundo é um Palco”, no sábado, 16 de agosto, das 14h às 18h. Voltada a estudantes de artes cênicas a partir de 14 anos, a atividade será conduzida por dois atores do elenco e oferecerá exercícios práticos e leitura de cenas da peça. As inscrições devem ser feitas por este link.

 

Serviço: 

[Teatro] O mercador de Veneza

Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro

Data: de 6 a 17 de agosto de 2025

Horários: 06 e 07 de agosto às 20h, 08 de agosto às 20h30, 09 de agosto às 20h, 10 de agosto às 19h, 15 de agosto às 20h30, 16 de agosto às 20h e      17 de agosto às 19h.

Nas apresentações de sábado dia 09/08 e sábado dia 16/08 as sessões serão com Acessibilidade Comunicacional e ao final do espetáculo terá bate-papo com os artistas.

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada, conforme legislação vigente, e clientes CAIXA).

Vendas: a partir das 10h do dia 02/08/2025 presencialmente na bilheteria da CAIXA Cultural e a partir das 15h no site www.sympla.com.br.

Horário bilheteria: de terça a sábado, das 10h às 20h e nos domingos das 10h às 19h.

Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Mais informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba | (41) 3041-2155

 

[Oficina] O Mundo é um Palco

Data: 16 de agosto de 2025.

Horário: das 14h às 18h.

Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Ingressos: Entrada franca - mediante inscrição por este link.   


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULA DE SOUZA MELECH
[email protected]


Notícias Relacionadas »