Brasília recebe a maior edição do “Elas Publicam”, encontro nacional de mulheres do mercado editorial

Evento volta à cidade onde nasceu com mais de 50 palestrantes, incluindo autoras como Fabiane Guimarães, Iana Villela, Taylane Cruz e Dia Bárbara Nobre

ANA FERRARI DA COM.TATO
28/07/2025 15h52 - Atualizado há 12 horas

Brasília recebe a maior edição do “Elas Publicam”, encontro nacional de mulheres do mercado editorial
Escreva, Garota!
 

No dia 26 de outubro, domingo, Brasília será palco da nona e maior edição do Elas Publicam – Encontro de Mulheres do Mercado Editorial, evento itinerante que tem movimentado a cadeia produtiva do livro em diversas cidades do país. Com curadoria e produção da brasiliense Lella Malta  (@lellamalta), a edição de 2025 retorna à cidade onde o projeto nasceu — e promete um dia inteiro de imersão, capacitação e networking para mulheres do setor editorial.

Realizado na Casa Thomas Jefferson (Asa Norte), o evento reunirá mais de 50 palestrantes e painelistas, com uma programação intensa, composta por painéis, oficinas e palestras voltadas exclusivamente para profissionais do setor. Serão 250 ingressos colocados à venda, com alimentação e bebidas incluídas, e acesso garantido a todas as atividades mediante inscrição no site www.elaspublicam.com.br.

Entre as participantes confirmadas estão as autoras Iana Villela, Dia Bárbara Nobre, Taylane Cruz e Fabiane Guimarães; além de Camila Cabete (Head de Conteúdo e sócia na Árvore), Cinthya Müller (Comercial do Grupo Planeta de Livros do Brasil e coordenadora da Comissão de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasileira do Livro); Gabi Milagres (produtora e curadora da Bienal do Livro da CAIXA); e Karol Lopes (fundadora da com.tato, agência de comunicação voltada para literatura independente).

Para Lella Malta, organizar a próxima edição em Brasília tem um valor simbólico e afetivo. “É a maior que realizamos até agora — e isso tem um significado muito especial pra mim, afinal, estarei em casa”, afirma. Nascida e criada na capital, a idealizadora destaca a importância de realizar o encontro em um território onde construiu referências e conexões que atravessam sua trajetória profissional e pessoal.

Ela acredita que trazer o Elas Publicam para sua cidade é uma forma de ampliar o alcance e o impacto do projeto: “Me dá a chance de potencializar tudo o que o evento já representa nacionalmente para o mercado editorial brasileiro”. Para Lella, Brasília tem uma cena literária potente, plural e pulsante, e reunir na cidade dezenas de mulheres que atuam em diferentes pontos da cadeia do livro é mais do que simbólico. “É estratégico, afetivo e transformador”, resume.

O Elas Publicam é voltado para autoras, editoras, revisoras, tradutoras, agentes literárias, ilustradoras, roteiristas e demais mulheres que atuam no mercado editorial. Desde sua estreia, com uma edição piloto também realizada em Brasília, o evento já passou por Campinas, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, consolidando-se como um dos principais encontros nacionais voltados à presença e protagonismo feminino na literatura e no setor editorial.

A expectativa é reunir cerca de 300 participantes em um ambiente que estimula a troca de experiências, aprendizado coletivo e oportunidades de negócios. A programação completa está sendo divulgada aos poucos nas redes sociais do projeto e no site oficial: www.elaspublicam.com.br e no Instagram @elaspublicam.

SERVIÇO
Elas Publicam – Encontro de Mulheres do Mercado Editorial
Casa Thomas Jefferson – Asa Norte – Brasília (DF)
26 de outubro de 2025 (domingo)
Das 9h às 17h
Ingressos à venda no site www.elaspublicam.com.br
Alimentação e bebidas incluídas
Evento exclusivo para mulheres do mercado editorial


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA LAURA FERRARI DE AZEVEDO
[email protected]


Notícias Relacionadas »