Maurício Simionato lança “As vísceras das coisas”, pela editora Patuá, na FLIP

Quarta incursão do escritor pelo universo da poesia, livro terá sessão de autógrafos durante a Flip, na Casa Gueto, em Paraty, 3/08, às 17h

MARINA FRANCO
27/07/2025 19h22 - Atualizado há 10 horas

Maurício Simionato lança “As vísceras das coisas”, pela editora Patuá, na FLIP
O poeta Maurício Simionato. Crédito da imagem: Isabela Martini/Studio Imagem

 


O poeta Maurício Simionato lança, no próximo dia 3/08, com sessão de autógrafos a partir das 17h, durante a 23ª FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, o livro de poemas “As vísceras das coisas”, pela Editora Patuá, na Casa Gueto (casa destinada à editoras independentes dentro da Flip). Com a orelha escrita pela poeta Katia Marchese, o trabalho é seu quarto livro de poesias inéditas publicado em pouco mais de dez anos. Em 2012, estreou com “Impermanência” (pelo FICC - Campinas), em 2017 lançou “Sobre Auroras e Crepúsculos” (Editora Multifoco, apresentado na Bienal do Livro do Rio de 2017), e em 2021, “O AradO de OdarA (Uma distopia tropical)” (Editora Patuá). “As vísceras das coisas” teve lançamento em Campinas-SP (cidade onde reside e trabalha o autor) e São Paulo, durante a Feira do Livro de 2025.

  O novo livro reúne poemas que perpassam os diferentes aspectos das batalhas e enfrentamentos travados pelo ser humano, mesmo que estes embates sejam, muitas vezes, invisíveis. Os poemas permeiam o cotidiano de forma bélica, psicológica, ilusória e fantástica. Fenômenos internos observados por meio da poesia. “Se há algo que unifique a obra, talvez seja a ideia de apresentar ao leitor um aspecto de reconexão com a simplicidade do olhar poético sobre as coisas da vida, seja recortando e recriando memórias da nossa época, seja reconstruindo imagens que possam ampliar as percepções da nossa existência, em meio a uma era na qual o excesso de estímulos artificiais nos afasta da poesia”, explica o autor. Para contar essa história, por vezes, o autor vale-se de caminhos que se aproximam de um jazz onírico, um baião caótico e um blues profético, que dialogam com doses do lirismo existencialista. 

“As vísceras das coisas” propõe uma espécie de testemunho poético a partir de uma perspectiva de seu tempo e também de tempos e espaços paralelos. Tempos de guerras e tempos de trégua. Tempos para não fugirmos das guerras e nem deixarmos de vê-las e senti-las, por mais invisíveis que possam parecer. Um percalço na luta pela vida pode parecer ser ínfima e irrisória para alguns, mas ser brutal e cruel a outros. A intensidade da dor de uma guerra não se mede. Decerto, alguém pode ao menos  tentar relatar sua visão sobre o que restou entre os escombros fumegantes, seja em Gaza, no Sudão, na floresta amazônica ou nas demais periferias do mundo.

Sobre o autor

Além dos livros de poesia, Maurício Simionato também tem poemas publicados em diversas revistas especializadas em literatura, e em mais de 15 antologias poéticas. Foi três vezes finalista do Prêmio Off Flip (2020, 2021 e 2025) e, ainda, finalista do Prêmio Guarulhos de Literatura (2019). Além disso, compõe o corpo editorial da revista digital de cultura e artes “URRO Contragolpe Cultural”. Como repórter, foi correspondente na Amazônia por três anos, sediado em Belém (PA), e tem passagens por diversos veículos nacionais de imprensa. Tem pós-graduações em Comunicação e Marketing, em Filosofia e em Sociologia. Possui mestrado em Divulgação Científica e Cultural pelo LabJor/IEL, da UNICAMP, com dissertação sobre ‘Cacos Poéticos Urbanos’, pesquisa que resultou na publicação do livro Identificação dos ‘cacos poéticos urbanos’ e sua caracterização como Hiperconcretismo (Editora Dialética, 2023). 

Serviço:
Lançamento “As vísceras das coisas”
De Maurício Simionato
Editora Patuá

Dia 3/08 - Domingo

17h

Casa Gueto - Rua Benedito Telmo Coupê, 277 (antiga Rua fresca)

https://casagueto.com.br/



 

 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARINA FRANCO
[email protected]


Notícias Relacionadas »