Infecções oculares em pets exigem atenção redobrada dos tutores e tratamento imediato e específico para evitar complicações

MARIANA TABATIANO
24/07/2025 12h51 - Atualizado há 23 horas

Infecções oculares em pets exigem atenção redobrada dos tutores e tratamento imediato e específico para
freepik
Cada vez mais integrados ao ambiente familiar, os pets exigem cuidado o tempo todo – inclusive com a saúde ocular. “As doenças oculares infecciosas, embora comuns, podem passar despercebidas pelos tutores e evoluir rapidamente para quadros graves se não tratadas de forma correta. Entre os principais agentes causadores estão bactérias, vírus, fungos e parasitas, que podem comprometer partes delicadas, como conjuntiva, córnea e retina”, explica a médica-veterinária Marcella Vilhena, gerente de marketing da Syntec.
Segundo a especialista, os tutores devem estar atentos a diversos sintomas, como vermelhidão dos olhos, secreção, lacrimejamento excessivo, coceira, sensibilidade à luz e dificuldade para abrir os olhos. “Em alguns casos, o pet pode apresentar alterações de comportamento, como apatia ou irritação ao ser tocado na região da face.”
O diagnóstico precoce é fundamental para preservar a visão do animal. “Muitas vezes, os tutores acreditam que é apenas uma irritação passageira, mas doenças oculares evoluem rapidamente", alerta a veterinária.

O tratamento varia conforme o agente infeccioso e pode incluir colírios antibióticos, antivirais, antifúngicos e medicamentos sistêmicos. A higienização adequada da região dos olhos também é essencial. “A prevenção é uma aliada importante. Vacinação atualizada, especialmente em gatos, contra herpesvírus e calicivírus, consultas regulares ao veterinário e atenção a qualquer alteração ocular são práticas que ajudam a evitar complicações”, reforça Marcella.
“Qualquer sinal de anormalidade ocular deve ser investigado imediatamente. Para auxiliar os tutores, a Syntec desenvolveu Tobrasyn, colírio veterinário à base de Sulfato de Tobramicina (0,3%), indicado para o tratamento de infecções oculares em cães e gatos causadas por microrganismos sensíveis à tobramicina. Afinal, a saúde dos olhos dos pets merece a mesma atenção e cuidado que se dá a outras áreas do corpo”, assinala a veterinária.
Sobre a Syntec 
A Syntec é uma empresa 100% brasileira com mais de 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA DE SOUZA MARTINS
[email protected]


Notícias Relacionadas »