Estamos nos aproximando da reta final do maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina. Em sua 55ª edição, o Festival de Inverno de Campos do Jordão segue até 03 de agosto oferecendo ao público uma programação inteiramente gratuita, com apresentações de alto nível artístico distribuídas entre Campos do Jordão e a capital paulista. Realizado pela Fundação Osesp e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o Festival segue celebrando a música de concerto com excelência e diversidade.
Ao todo, 89 concertos integram a programação de 2025, ocupando quatro espaços em Campos do Jordão e outros quatro em São Paulo. Na charmosa cidade da Serra da Mantiqueira, os concertos acontecem no tradicional Auditório Claudio Santoro (de sexta a domingo), no Parque Capivari (aos sábados e domingos), na Capela São Pedro Apóstolo — situada no Palácio Boa Vista, com sua vista privilegiada das montanhas e café acolhedor (sábados, domingos e também em 31 de julho) — e no histórico Espaço Cultural Dr. Além, que volta a integrar o Festival após seis anos, com apresentações durante a semana. Já na capital, os concertos ocorrem na Sala São Paulo (Sala de Concertos e Sala do Coro), na nova Estação Motiva Cultural e no Instituto Mackenzie, que recebe três recitais de professores e bolsistas entre os dias 23 e 25/jul.
Considerado a espinha dorsal do Festival, o Módulo Pedagógico oferece, nesta edição, 141 bolsas de estudo a jovens músicos: são 123 para instrumentistas, seis para regentes, seis para pianistas e seis para violonistas. Ao longo de um mês, os bolsistas participam de atividades diversas, como Orquestra, Música de Câmara, Núcleo de Música Antiga (Grupo Instrumental e Madrigal), Camerata, Regência, Piano e Violão, além de integrarem formações como a Orquestra do Festival, a Orquestra Bach do Festival e a Camerata do Festival — todas com apresentações programadas em Campos do Jordão e São Paulo.
A programação atualizada pode ser acessada no site oficial do Festival de Campos do Jordão.
QUARTA SEMANA DO FESTIVAL
Entre os dias 23 e 29/jul, o Festival de Inverno de Campos do Jordão entra em sua penúltima semana com uma intensa agenda de apresentações gratuitas que celebram os talentos desta edição. Os destaques ficam por conta dos concertos da Orquestra do Festival e das apresentações dos grupos de bolsistas em diversos palcos da capital e da cidade serrana.
A semana começa com os grupos de câmara formados por alunos do Festival no Espaço Cultural Dr. Além, com concertos nos dias 23, 24, 25 e 30/jul, além da participação do grupo Ubuntu, que sobe ao palco na quarta-feira (23/jul), com repertório dedicado a compositores brasileiros e latino-americanos. Os recitais de bolsistas também acontecem no Instituto Mackenzie, com apresentações no Auditório Ruy Barbosa, nos dias 23, 24 e 25/jul.
Na Estação Motiva Cultural, um dos mais novos espaços culturais da capital, o piano ganha protagonismo com os recitais solo de Cristian Budu (24/jul) e Pablo Rossi (28/jul). O espaço também recebe o experimentalismo do Percorso Ensemble, sob regência de Ricardo Bologna, na sexta-feira (25/jul).
O tradicional Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, recebe grandes formações orquestrais no fim de semana. Na sexta-feira (25/jul), a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência de Roberto Tibiriçá, interpreta obras de Wagner e Tchaikovsky. No sábado (26/jul), a Orquestra do Festival, regida por Mikhail Agrest, apresenta obras de Szymanowski, Ravel e Scriabin, com o pianista Ronaldo Rolim como solista. No domingo (27/jul), é a vez da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, com regência de Carlos Prazeres e o violinista Guido Sant’Anna como convidado – fazendo sua segunda participação na edição deste ano – em um programa que inclui Bruch e Stravinsky.
A Sala São Paulo também será palco de dois concertos imperdíveis: no sábado (26/jul), a Orquestra Sinfônica do Paraná repete o programa apresentado em Campos; e, no domingo (27/jul), a Orquestra do Festival encerra a programação do fim de semana, novamente sob regência de Mikhail Agrest e com Ronaldo Rolim ao piano.
No domingo pela manhã (27/jul), o público ainda poderá conferir o recital do violonista Eduardo Isaac na Capela São Pedro Apóstolo, no Palácio Boa Vista, e a apresentação da Orquestra da Força Aérea Brasileira na Sala São Paulo.
PRÊMIOS E BOLSAS
O Prêmio Eleazar de Carvalho contemplará o/a bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele/a uma bolsa de US$ 1.400 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de traslado entre o Brasil e o exterior. A Fundação Osesp poderá, ainda, premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades do Festival com bolsas na Academia de Música da Osesp.
SOBRE O FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO
Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Campos do Jordão combina, com excelência, uma programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo das 54 edições anteriores, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão (SP) como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.
REALIZAÇÃO
A 55ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão tem o patrocínio de Sabesp, Itaú, Yelum Seguradora e Toyota, e apoio de UNISA, Minalba e CAS Tecnologia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Paulo Gustavo. Parceiro de Mídia: Folha de São Paulo. Apoio institucional: Emesp Tom Jobim e Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. O evento tem direção geral de Marcelo Lopes, coordenação artístico-pedagógica de Fabio Zanon, direção pedagógica de Rogério Zaghi e coordenação de planejamento artístico de Gabriela de Souza. A coordenação de produção executiva e técnica é de Alessandra Cimino.
| PROGRAMAÇÃO DE CONCERTOS – 23 A 29 DE JULHO |
__________
ESPAÇO CULTURAL DR. ALÉM
23 JUL QUA 18H30
UBUNTU
IBERÊ CARVALHO
MARCOS ARAGONI piano
César GUERRA-PEIXE | Três peças
Marlos NOBRE
Três cantos de Iemanjá
Desafio I para viola e piano
Poema II para viola e piano, Op. 94, nº 2
Astor PIAZZOLLA | Le grand tango
Baden POWELL | Canto de Xangô [arranjo de Uaná Barreto]
__________
MACKENZIE - AUDITÓRIO RUY BARBOSA
23 JUL QUA 19H00
ARTISTAS DO FESTIVAL
Programa a ser anunciado.
__________
ESPAÇO CULTURAL DR. ALÉM
24 JUL QUI 18H30
KIM BAK DINITZEN violoncelo
RICARDO BALLESTERO piano
Programa a ser anunciado.
__________
ESTAÇÃO MOTIVA CULTURAL
24 JUL QUI 19H00
CRISTIAN BUDU piano
Robert SCHUMANN | Kreisleriana, Op. 16
Claude DEBUSSY | Estampes suite [Gravuras]
Heitor VILLA-LOBOS | Ciclo brasileiro: Impressões Seresteiras e Festa no Sertão
__________
MACKENZIE - AUDITÓRIO RUY BARBOSA
24 JUL QUI 19H00
ARTISTAS DO FESTIVAL
Programa a ser anunciado.
__________
ESPAÇO CULTURAL DR. ALÉM
25 JUL SEX 18H30
PABLO ROSSI piano
Franz SCHUBERT | Quatro improvisos, Op. 90
Gábri MESQUITA | Noturno e Choro do besouro
Eduardo FRIGATTI | Tocata e Fuga
Franz SCHUBERT | Fantasia para piano em Dó maior - Wanderer [Andarilho]
__________
ESTAÇÃO MOTIVA CULTURAL
25 JUL SEX 19H00
PERCORSO ENSEMBLE
RICARDO BOLOGNA regente
MANUELA FREUA voz
CÁSSIA CARRASCOZA flauta
BRUNO GUIRARDI clarineta
ELIANE TOKESHI violino
DOUGLAS KIER violoncelo
HORÁCIO GOUVEIA piano
HERI BRANDINO vibrafone
Thea MUSGRAVE | Ring Out, Wild Bells [Soem, sinos selvagens]
Pierre BOULEZ | Notations [Anotações]
Luciano BERIO | O King [Oh, Rei]
Alexandre LUNSQUI | Go Sound [Som de ida]
Luciano BERIO | Sequenza I
Pierre BOULEZ | Dérive [Deriva] I
__________
AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO
25 JUL SEX 20H30
ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ
ROBERTO TIBIRIÇÁ regente
Richard WAGNER
Os mestres cantores de Nürnberg: Abertura
Tristão e Isolda: Prelúdio e Morte de amor
Pyotr Ilyich TCHAIKOVSKY | Sinfonia nº 4 em fá menor, Op. 36
__________
MACKENZIE - AUDITÓRIO RUY BARBOSA
25 JUL SEX 19H00
ARTISTAS DO FESTIVAL
Programa a ser anunciado.
__________
PARQUE CAPIVARI
26 JUL SÁB 11H00
ORQUESTRA SINFÔNICA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
CAPITÃO PAULO REZENDE regente
RAFAEL MENDES eufônio
Malcolm FOREST | O Libertador
Antonio Carlos GOMES | A saudação do Brasil
James CURNOW | Symphonic variants [Variantes sinfônicas]
__________
SALA SÃO PAULO
26 JUL SÁB 16H30
ORQUESTRA SINFÔNICA DO PARANÁ
ROBERTO TIBIRIÇÁ regente
Richard WAGNER
Os mestres cantores de Nürnberg: Abertura
Tristão e Isolda: Prelúdio e Morte de amor
Pyotr Ilyich TCHAIKOVSKY | Sinfonia nº 4 em fá menor, Op. 36
__________
PARQUE CAPIVARI
26 JUL SÁB 16H30
ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE BOTUCATU
FERNANDO ORTIZ DE VILATTE regente
ALESSANDRO BORGOMANERO violino
Hekel TAVARES | Concerto para violino e orquestra de cordas em formas brasileiras
Augusto HOLMÈS | Irlanda – Poema sinfônico
Chiquinha GONZAGA | Seleção [arranjo de Sergio Kuhlmann]
__________
CAPELA DO PALÁCIO BOA VISTA
26 JUL SÁB 17H00
CAMERATA GRECCO
CÉSAR MARINO VILLAVICENCIO flautas doces
PAULA ANDRADE CALLEGARI flautas doces
JÚLIA ABDALLA flautas doces
CARLOS VIEIRA flautas doces
In memorian Ricardo Kanji
Giovanni Pierluigi da PALESTRINA | Sicut cervus [Assim como o cervo]
Orlando Di LASSO
Occhi Piangete [Ó olhos, chorem]
Christe Dei Soboles [Cristo, descendente de Deus]
Arvo PÄRT | Pari inTERvallo [Com inTERvalo igual]
Paul HINDEMITH | Trio de flautas doces
Ron FORD | Sequentia [Sequência]
Johann Sebastian BACH
Fantasia, BWV 570
Herr Christ einge Gottessohn [Senhor Cristo, único Filho de Deus], BWV 96
Herr Christ einge Gottessohn [Senhor Cristo, único Filho de Deus], BWV 601
__________
AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO
26 JUL SÁB 20H30
ORQUESTRA DO FESTIVAL
MIKHAIL AGREST regente
RONALDO ROLIM piano
Karol SZYMANOWSKI | Abertura de concerto, Op. 12
Maurice RAVEL | Concerto para piano em Sol maior
Alexander SCRIABIN | Sinfonia nº 4, Op. 54 — O poema do êxtase
__________
CAPELA DO PALÁCIO BOA VISTA
27 JUL DOM 11H00
EDUARDO ISAAC violão
Federico Moreno TORROBA | Suite castellana
Joaquín RODRIGO | Três pequenas peças
Mario CASTELNUOVO-TEDESCO | Rondo in mi menor, Op. 129
Carlos AGUIRRE | Paisagens, imagens... [arranjo de Eduardo Isaac]
Astor PIAZZOLLA | Maria de Buenos Aires: Miserere canyengue dos ladrões antigos nas galerias subterrâneas [arranjo de Eduardo Isaac]
Thiago COLOMBO | Preludio y Baião – peças dedicadas ao intérprete
__________
SALA SÃO PAULO
27 JUL DOM 11H00
ORQUESTRA SINFÔNICA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
PAULO REZENDE regente
RAFAEL MENDES eufônio
Malcolm FOREST | O Libertador
Antonio Carlos GOMES | A saudação do Brasil
James CURNOW | Symphonic variants [Variantes sinfônicas]
__________
AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO
27 JUL DOM 11H00
ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE CAMPINAS
CARLOS PRAZERES regente
GUIDO SANT'ANNA violino
Max BRUCH | Concerto para violino nº 1 em sol menor, Op. 26
Igor STRAVINSKY | O Pássaro de Fogo - Balé completo
__________
PARQUE CAPIVARI
27 JUL DOM 12H00
BANDA FILARMÔNICA DE SÃO PAULO
MARCO SADAO SHIRAKAWA regente
Fernando BRITTO | Selva de pedra
Carlos MORENO | Megalithic
Samuel HAZO | Arabesque
Alfred REED | El Caminho Real [A Estrada Real]
Aldo Rafael FORTE | Symphony for the Millennium [Sinfonia para o Milênio]
Pedro SALGADO | Dois corações
__________
SALA SÃO PAULO
27 JUL DOM 16H30
ORQUESTRA DO FESTIVAL
MIKHAIL AGREST regente
RONALDO ROLIM piano
Karol SZYMANOWSKI | Abertura de concerto, Op. 12
Maurice RAVEL | Concerto para piano em Sol maior
Alexander SCRIABIN | Sinfonia nº 4, Op. 54 — O poema do êxtase
__________
ESTAÇÃO MOTIVA CULTURAL
28 JUL SEG 19H00
PABLO ROSSI piano
Franz SCHUBERT | Quatro improvisos, Op. 90
Gábri MESQUITA | Noturno e Choro do besouro
Eduardo FRIGATTI | Tocata e Fuga
Franz SCHUBERT | Fantasia para piano em Dó maior - Wanderer [Andarilho]
__________
ESTAÇÃO MOTIVA CULTURAL
29 JUL TER 19H00
ARTISTAS DO FESTIVAL
Programa a ser anunciado.
__________
| SERVIÇO |
55º Festival de Inverno de Campos do Jordão
Data: 05 de julho a 03 de agosto de 2025
Ingressos: Entrada gratuita.
Auditório Claudio Santoro, Sala São Paulo, Sala do Coro e Estação Motiva Cultural: ingressos neste link cinco dias antes de cada apresentação, ao meio-dia (limitada a quatro por pessoa). Observação: há uma cota de 100 ingressos para serem retirados no dia de cada apresentação na Sala São Paulo e no Auditório Claudio Santoro, e de 50 ingressos na Estação Motiva Cultural. Eles estarão disponíveis 1h antes dos concertos. Eles estarão disponíveis 1h antes dos concertos.
Capela São Pedro Apóstolo e Espaço Cultural Dr. Além: distribuição de ingressos presencial, 1h antes, na entrada dos locais (limitada a dois por pessoa).
Parque Capivari: acesso livre.
Locais (Campos do Jordão e São Paulo):
AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO
Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3662-2334. 814 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, a partir de 2h30 antes do início das apresentações. Concerto acessível – recursos de acessibilidade: audiodescrição e interpretação em Libras no dia 06/jul. É necessário confirmar presença até três dias antes do evento pelo e-mail: [email protected].
PARQUE CAPIVARI
Eng. Diogo José de Carvalho, 1.291, Capivari, Campos do Jordão, SP. Gratuito (entrada livre, sem necessidade de retirada de ingressos). Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 20h.
ESPAÇO CULTURA DR. ALÉM
Avenida Dr. Januário Miraglia, 1.582, Abernéssia, Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3664-2300. 186 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h30.
PALÁCIO BOA VISTA – CAPELA SÃO PEDRO APÓSTOLO
Av. Adhemar Pereira de Barros, 3.001, Jardim Dirce, Campos do Jordão, SP. 90 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h.
SALA SÃO PAULO – SALA DE CONCERTOS
Praça Júlio Prestes, 16, Térreo, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 1.388 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h. Concerto acessível – recurso de acessibilidade: audiodescrição nos dias 13 e 27/jul, e 03/ago. É necessário confirmar presença até três dias antes do evento pelo e-mail: [email protected].
SALA SÃO PAULO – SALA DO CORO
Praça Júlio Prestes, 16, 2º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 150 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h
ESTAÇÃO MOTIVA CULTURAL
Praça Júlio Prestes, 16, Térreo, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 543 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h. Concerto acessível – recurso de acessibilidade: audiodescrição no dia 17/jul. É necessário confirmar presença até três dias antes do evento pelo e-mail: [email protected].
INSTITUTO MACKENZIE – AUDITÓRIO RUY BARBOSA
Rua Itambé, 135, Higienópolis, São Paulo, SP. Tel. (11) 2114-8000. 950 lugares. Gratuito.
MAIS INFORMAÇÕES E CONTEÚDOS
Site oficial do Festival
YouTube oficial
Instagram oficial
Facebook oficial
Twitter oficial
__________
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Fundação Osesp
Alexandre Félix | (11) 99220-4814
[email protected]
[email protected]
Acompanhe o Festival: Site | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
(11) 3339-8062 | (11) 3339-8585
[email protected]
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEXANDRE AUGUSTO ROXO FÉLIX
[email protected]