Cia. Paideia de Teatro celebra 25 anos com livro

Memórias

RENATO FERNANDES
23/07/2025 14h51 - Atualizado há 1 dia

Cia. Paideia de Teatro celebra 25 anos com livro
Divulgação/Cia. Paideia de Teatro

Com lançamento no dia 2 de agosto, sábado, às 16h, o livro Cia. Paideia de Teatro: por mais 25 anos, organizado por Amauri Falseti Márcia Rodrigues, reúne depoimentos afetivos e relatos de bastidores de quem fez parte da história da Cia. Paideia de Teatro – uma das companhias mais respeitadas na cena teatral voltada para a infância e juventude no Brasil. Ao longo de suas páginas, a publicação costura as trajetórias de atrizes, atores e profissionais que passaram pela companhia, além de narrativas sobre a montagem de peças marcantes e um manifesto que destaca os desafios e conquistas dessa caminhada artística. O lançamento será no espaço da Cia. Paideia de Teatro, na Rua Darwin, 153, no Jardim Santo Amaro.

O processo de organização do livro também foi, para seus idealizadores, um mergulho afetivo e repleto de descobertas. Márcia Rodrigues conta que cada novo depoimento trazia revelações inesperadas sobre os bastidores e a produção dos espetáculos. “Descobrimos detalhes interessantes sobre a produção e a apresentação dos trabalhos. Na leitura do conjunto, começamos a perceber fios afetivos e reflexivos entre um texto e outro, sem que seus autores soubessem. A decisão do Amauri de narrar as circunstâncias de montagens cênicas, como a ópera Brundibár, nos dá a concretude do trabalho fenomenal de produção teatral e o quanto é preciso persistir nos projetos e resistir às adversidades, como tem feito a Cia. Paideia nestes 25 anos”, destaca.
 

Já Amauri Falseti, fundador da companhia ao lado de Aglaia Pusch e Rogério Modesto reforça que a intenção desde o início era construir um relato vivo e pessoal. “Nesta primeira experiência de registro, optamos por trazer depoimentos pessoais daqueles que pisaram no sagrado palco da Paideia e suas relações com as obras encenadas ao longo desses 25 anos. Ao coletar esses depoimentos, revivi o quanto a arte pode transformar nossas vidas e cresceu o desejo de que este livro possa chegar às mãos de muita gente”, afirma.

Desde a sua criação, a Cia. Paideia de Teatro tem como missão produzir teatro de qualidade para crianças e jovens, sempre com foco na transformação da realidade por meio da arte. Além das temporadas de espetáculos, a companhia mantém cursos gratuitos e parcerias com ONGs e escolas públicas e privadas, especialmente na Zona Sul de São Paulo, ampliando o acesso à cultura para crianças e adolescentes de diferentes origens sociais.

Outro eixo fundamental do trabalho da Paideia é o intercâmbio com grupos nacionais e internacionais, fortalecendo processos de criação que priorizam a transformação social e a formação cidadã. “A todo momento, buscamos ampliar a potência da arte e sua conexão com a educação, entendendo ambas como caminhos de transformação e constituição da cidadania”, reforça Amauri.

A Cia Paideia é formada pelo diretor Amauri Falseti, pela atriz Aglaia Pusch, pelo ator Rogério Modesto, pela diretora e atriz Ana Luiza Junqueira, pela atriz Suzana Azevedo e pela diretora musical Margot Lohn. A Cia. Paideia Jovem é formada pelo atores Guilherme Felinto, João Figueiredo, Kelvin Tertuliano e pela atriz Luísa Crobelatti.

Serviço:

Cia. Paideia de Teatro: por mais 25 anos
Lançamento dia 2 de agosto, sábado, às 16h.

Cia. Paideia de Teatro
Rua Darwin, 153 - Jardim Santo Amaro, São Paulo - SP, 04741-010


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RENATO FERNANDES GONCALVES
[email protected]


Notícias Relacionadas »