Com temperaturas mais baixas, consumidor freia compras e varejo alimentar apresenta maior retração do ano em unidades
Segundo dados do Radar da Scanntech, a queda de 4,1% foi puxada, principalmente, pela cesta de bebidas, responsável por 45% de recuo total das vendas do varejo em junho
LETICIA MAIA
23/07/2025 11h31 - Atualizado há 3 dias
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São Paulo, julho de 2025 - Após um inverno de 2024 marcado por ondas de calor, o início da estação mais fria do ano em 2025 surpreendeu consumidores e varejistas com temperaturas muito abaixo do esperado, impactando diretamente o carrinho de compras do consumidor, principalmente em categorias sensíveis à temperatura, como bebidas e perecíveis. Segundo o Radar Mensal da Scanntech, as unidades vendidas em junho registraram retração de 4,1%, a maior do ano até agora, puxada principalmente pela cesta de bebidas, responsável por 45% da redução nas vendas.
Produtos como cerveja (-16,1%), sucos (-16,3%) e refrigerantes (-3%), tradicionalmente associados a dias quentes, sentiram o impacto da ausência de ondas de calor, que alavancaram o giro de vendas no ano anterior. O desempenho negativo refletiu também no segundo trimestre do ano, que apresentou a maior queda em unidades da série histórica: -5,3%. Já entre os perecíveis, o recuo foi de -0,8%, com destaque para a queda nas vendas de polpa de fruta e sorvete, com retração de -16,2% e -23,6%, respectivamente. “Este ano, enfrentamos um inverno mais rigoroso e isso levou os consumidores a buscar produtos que ajudassem a se aquecer, impactando negativamente o consumo de alimentos mais refrescantes. As mudanças climáticas têm conexão direta com as gôndolas e com os hábitos de consumo, e provavelmente, sentiremos ainda mais essa influência nos próximos meses”, afirma Felipe Passarelli, Head de Inteligência de Mercado da Scanntech. Além das categorias impactadas pela temperatura, o desempenho dos canais também reflete os efeitos do clima mais frio. Os atacarejos regionais, por exemplo, lideraram a retração no volume de vendas, com queda de 5,6% nas unidades vendidas. Ainda que os preços tenham subido 6,8%, o canal teve o menor crescimento em faturamento entre os analisados, sinalizando dificuldade em converter tráfego em volume, especialmente em categorias relacionadas ao calor. Sobre a Scanntech Usada por 100% das redes nacionais e 90% das redes regionais do canal alimentar e por mais de 400 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$1 trilhão do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 60 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
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