A carreira de corretor de imóveis no Brasil está passando por uma transformação. Marcada pelo apoio da inteligência artificial e pela capacitação constante, a profissão está em evidência devido ao seu potencial de ganhos.
O país é o segundo, globalmente, em número de profissionais da área, e com o mercado imobiliário projetando um crescimento de 20% em 2025, segundo o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), as oportunidades se multiplicam.
A digitalização do processo de compra e venda de imóveis trouxe mais velocidade para os corretores fecharem negócio. A possibilidade de os clientes realizarem a jornada online – da pesquisa à assinatura do contrato – agiliza as transações e impacta diretamente a velocidade de conclusão das vendas e o recebimento das comissões.
"Nosso foco, como principal player do mercado de construção civil do país, é ajudar o corretor a crescer, com mais autonomia e rentabilidade", explica Thiago Ely, vice-presidente Comercial e de Marketing da MRV. Ele destaca que o uso de tecnologia permite que o profissional concentre seus esforços no que realmente importa: o relacionamento com o cliente.
Autonomia e ganhos: a carreira do corretor contemporâneo
A natureza autônoma da profissão de corretor de imóveis oferece flexibilidade e controle sobre a própria trajetória profissional. Essa autonomia permite ao corretor gerenciar sua agenda, definir metas de vendas e construir sua carteira de clientes conforme suas ambições e estilo de vida. A liberdade de horário e a possibilidade de trabalhar remotamente são atrativos, especialmente para quem busca conciliar vida pessoal e profissional.
A rotina do corretor tem sido otimizada por inovações, como plataformas digitais de pagamento, que automatizam o comissionamento, agilizando o repasse dos valores com segurança e previsibilidade. Assistentes virtuais baseados em inteligência artificial também oferecem suporte, respondendo a dúvidas sobre produtos, crédito, campanhas e roteiros de vendas - liberando o corretor para atividades estratégicas.
É o caso do Marco, assistente virtual da MRV com foco no corretor, que funciona pelo Whatsapp, tanto por texto quanto por áudio e já acumula mais de 22 mil interações com cerca de 1.200 corretores únicos, uma média de 19 interações por usuário.
Outro diferencial é a integração entre as áreas, que resulta em leads mais qualificados chegando à ponta, prontos para avançar no processo de compra. Para Thiago Ely: "Na MRV, todas as áreas estratégicas — como comercial, marketing, desenvolvimento imobiliário e produção — estão integradas por meio de uma inteligência de negócios desde a origem do produto, que começa na compra do terreno”.
De acordo com o executivo: “Isso permite estruturar funis de vendas complexos com agilidade, mesmo em uma operação que recebe mais de 100 mil leads por mês. Com o suporte da tecnologia, conseguimos qualificar esses leads e entregá-los aos corretores para avançarem no processo de compra. O resultado é menos tempo investido em prospecção e mais tempo dedicado ao que realmente importa: fechar negócios”, explica.
Mesmo com taxas de juros elevadas no financiamento com o funding do SBPE, o segmento de imóveis econômicos mostra resiliência, impulsionado pelo programa habitacional Minha Casa, Minha, Vida que conta com juros pré-fixados. Essa estabilidade gera demanda contínua para o corretor. O déficit habitacional no Brasil, estimado em 7 milhões de residências, confirma a existência de um mercado consumidor robusto, especialmente em regiões urbanas em crescimento.
Capacitação e reconhecimento: fatores para o sucesso
O investimento em capacitação é essencial para o corretor moderno. Treinamentos voltados ao marketing digital, uso de redes sociais e técnicas de vendas têm ajudado profissionais a se posicionarem como especialistas - e até influenciadores - do setor. Programas de qualificação contínua, como os oferecidos pela MRV (MRV Start e MRV Mais), garantem a atualização do corretor com as melhores práticas e tendências.
Histórias de sucesso, como a de Emily Lobo, de Belo Horizonte, que transformou sua vida após ingressar na corretagem, são exemplos. Com vendas expressivas e ascensão financeira, Emily tornou-se referência em sua região. Essas trajetórias comprovam a eficácia de um modelo baseado em suporte contínuo: um ambiente onde o corretor foca em vender, construir sua carteira de clientes e gerar valor, com o apoio das empresas do setor. O crescimento do corretor, nesse cenário, está ligado à expansão de todo o mercado imobiliário.
"Antes de ser corretora, eu trabalhava como manicure e enfrentava dificuldades financeiras. Ingressei na MRV, fiz minha primeira venda em menos de 15 dias e, com persistência, alcancei uma virada: em 2024, cheguei a faturar R$ 60 mil em um mês. Conquistei estabilidade, comprei um carro à vista, realizei viagens internacionais e hoje sou referência na regional. Acredito que resiliência e aprendizado constante foram essenciais para transformar minha vida".
Para profissionais interessados em impulsionar sua carreira no mercado imobiliário, a MRV oferece diversas oportunidades e suporte contínuo. Saiba mais e inscreva-se para se tornar um corretor parceiro acessando o site: https://mrv.com.br/quero-vender.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAIZA CORREIA PIASSALI
[email protected]