Descartes lança FraudGuard 2.0 e redefine a defesa contra fraudes em fretes no setor de transporte

Solução conta com mais recente avanço em tecnologia antifraude em fretes para proteger negócios contra esquemas de fraude e roubo de cargas

GIOVANNA ALVES
22/07/2025 10h20 - Atualizado há 1 mês

Descartes lança FraudGuard 2.0 e redefine a defesa contra fraudes em fretes no setor de transporte
Banco de imagem/Freepik

A Descartes Systems Group, líder global em conectar empresas com operações logísticas intensivas ao comércio, anunciou o lançamento do Descartes MacroPoint™ FraudGuard 2.0, o mais recente avanço em tecnologia antifraude em fretes, desenvolvido para ajudar embarcadores, corretores de frete e operadores logísticos, a protegerem seus negócios contra esquemas cada vez mais sofisticados de fraude e roubo de cargas. Com novas funcionalidades voltadas para as etapas de pré-negociação, pré-coleta e transporte em andamento, as empresas conseguem manter uma rede de transportadoras com alto desempenho e compliance, aumentar a confiabilidade na tomada de decisões estratégicas e identificar e mitigar fraudes de identidade ou intermediação dupla, minimizando riscos com seguros, responsabilidades legais e danos à reputação.

“O novo lançamento do FraudGuard elevou significativamente nossa confiança operacional”, disse Tore Giannone, diretor de operações da Circle Logistics. “Seus alertas automatizados e insights abrangentes não apenas reduziram a carga de trabalho manual, como também nos permitiram identificar e prevenir proativamente uma série de tentativas de fraude. Ao tomar decisões mais inteligentes e antecipadas no nível do transportador, fortalecemos a confiabilidade da rede e melhoramos o compliance no rastreamento — protegendo com mais precisão a carga dos nossos clientes”, aponta Giannone. 

O Descartes MacroPoint FraudGuard 2.0 amplia significativamente a visibilidade e proteção dos fretes por meio de poderosos dados históricos e em tempo real do MacroPoint, monitoramento automatizado durante o transporte e alertas de risco em tempo real. As empresas podem avaliar com confiança a legitimidade de transportadoras e motoristas sem atrasar a cobertura da carga, utilizando insights detalhados da incomparável base de dados de rastreamento de fretes do MacroPoint. Além disso, a solução monitora automaticamente os embarques para identificar sinais de risco em 16 alertas críticos de dados durante o transporte, notificando proativamente os usuários sobre possíveis fraudes, intermediações duplas e atividades suspeitas — proporcionando maior proteção aos clientes.

“O Descartes MacroPoint FraudGuard 2.0 oferece visibilidade e controle de última geração aos nossos clientes, com novos alertas e ferramentas de consulta que ajudam as empresas a protegerem melhor suas cargas, sua reputação e seus resultados”, afirmou Robert Derin, Diretor de Produto da Descartes. “Ao melhorar o compliance por meio de medidas de segurança aprimoradas, a solução ajuda embarcadores, corretores e operadores logísticos a diferenciarem seus serviços, reduzirem drasticamente perdas por fraudes e minimizarem o impacto financeiro da resolução de incidentes”, finaliza Robert Derin. 

Principais funcionalidades do Descartes MacroPoint FraudGuard 2.0 incluem:

  • Ferramenta de consulta de transportadoras e motoristas: Além dos alertas em tempo real, os usuários podem acessar rapidamente o histórico de desempenho e o perfil de risco utilizando o número do Departamento de Transportes  ou o número de telefone do motorista. A consulta inclui a quantidade de cargas rastreadas ativamente, volumes e indicadores prévios de fraude, o que permite melhores decisões na hora de planejar cargas e selecionar transportadoras.
     
  • Insights de transportadoras: Alertas personalizados sinalizam transportadoras e motoristas recém-adicionados ou suspeitos, motoristas que possam estar ocultando a identidade com números VoIP (voz sobre IP) e transportadoras que aceitam cargas em excesso ou têm histórico de tentativa de falsificação de dados. Isso permite bloquear transportadoras de alto risco antes que os detalhes da carga sejam compartilhados.
     
  • Monitoramento de risco em trânsito: Para automatizar a detecção, permitir alertas de risco em tempo real e acelerar a resposta diante de possíveis roubos ou adulterações, a solução monitora continuamente os embarques (inclusive antes da coleta) em busca de atividades suspeitas, como falsificação de localização por GPS e IP, desvios de rota, padrões de viagem improváveis e paradas incomuns dos veículos.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA REBELO ALVES
[email protected]


Notícias Relacionadas »