Fenômeno queer dos RPGs, Lésbicas Espadachins Sedentas, da Editora Vanishing Point, entra na reta final do financiamento coletivo no Brasil

A campanha pretende viabilizar a versão nacional do roleplaying game (RPG) narrativo que conquistou fãs em todo o mundo com sua mistura ousada de romance queer e duelos de espada

ANGELINA COLICCHIO BOSISIO
23/07/2025 10h19 - Atualizado há 1 mês

Fenômeno queer dos RPGs, Lésbicas Espadachins Sedentas, da Editora Vanishing Point, entra na reta final do
Crédito: Divulgação

Ilustração do RPG

Mais imagens disponíveis neste link

 

Está disponível, até o dia 07 de agosto de 2025, uma campanha de financiamento via Catarse para viabilizar a produção do roleplaying game (RPG) narrativo Lésbicas Espadachins Sedentas, lançada originalmente em outubro de 2020 pela editora norte-americana Evil Hat Productions partir de campanha de financiamento no Kickstarter que foi sucesso absoluto, alcançando o objetivo em menos de  3 horas. Com mais de 8000 apoiadores, extrapolou todas as metas, arrecadando quase 300 mil dólares. A versão brasileira, assinada pela Editora Vanishing Point em parceria com a Evil Hat Productions e GaySpaceship Games, busca recursos para produzir uma edição física em capa dura de alta qualidade, formatos digitais acessíveis e brindes exclusivos, além de recompensas, para os apoiadores.

 

Lésbicas Espadachins Sedentas é a quarta campanha da editora no Catarse, resultado da parceria com a Evil Hat Productions e o estúdio Gay Spaceship Games. Aclamado internacionalmente, o jogo conquistou o prêmio Nebula de Melhor Texto de Jogo (2021) e dois ENNIE Awards (2022), nas categorias Melhor Jogo e Melhor Produto do Ano.

 

Criado pela designer transfeminina April Kit Walsh, Lésbicas Espadachins Sedentas é um RPG que celebra o amor, o poder e a existência da comunidade LGBTQIA+. Paqueras, lutas de espadas e línguas afiadas se misturam em um sistema projetado tanto para o drama narrativo quanto para a segurança das jogadoras. Essa visão inovadora do sistema Powered by the Apocalypse é fácil de aprender e garante que, não importa como os dados rolem, algo interessante acontece para fazer a história avançar.

No jogo, conflitos são resolvidos com inteligência, empatia e estilo. Combates acontecem quando há algo que realmente valha a pena defender, e não é raro que uma adversária acabe sendo conquistada, reabilitada ou seduzida no processo. Inseridas em comunidades que valorizam o cuidado e a transformação, as personagens lutam para proteger o que acreditam e tornar o mundo ao redor um lugar melhor.

Os jogadores podem escolher entre nove arquétipos distintos: Fera, Escolhida, Devota, Infame, Bruxa da Natureza, Vigarista, Questionadora, Bruxa Sombria e Trapaceira. Cada arquétipo parte de um dilema emocional específico que impulsiona a narrativa. A Fera, por exemplo, vive o conflito entre assumir sua verdadeira essência ou ceder às expectativas sociais. Já a Devota enfrenta o desafio de cuidar de si enquanto se dedica aos outros. A Trapaceira, por sua vez, busca conexão, mas teme se mostrar vulnerável. Em partidas prolongadas, é possível evoluir e mudar de arquétipo, representando o amadurecimento da personagem.

A mecânica do jogo estimula a criação de narrativas próprias, sejam elas baseadas em duelos de espadas, paixões inesperadas ou aventuras em mundos distantes. Além dos arquétipos, o sistema oferece ferramentas para construção de universos ficcionais, sugestões de cenários iniciais e regras alternativas. Focado em sentimentos, vínculos e transformações, Lésbicas Espadachins Sedentas permite explorar múltiplos gêneros narrativos, do drama romântico à ficção científica queer.

Sobre o jogo
Um duelo de espadas pode terminar em um beijo. Uma bruxa pode encontrar seu poder ajudando outras a amar. Casamenteiras errantes cruzam galáxias em busca de paixão. Todas essas, e muitas outras, são histórias que poderão ser vividas neste RPG multigênero criado pela designer transfeminina April Kit Walsh, baseado no sistema narrativo Powered by the Apocalypse.

As personagens podem ser heroínas em um mundo de fantasia ou habitar uma galáxia muito, muito distante, com espadas a laser e naves estelares. Onde quer que espadas se cruzem e corações disparem, elas estão lá. Lésbicas Espadachins Sedentas celebra o amor, o poder e a existência de pessoas queer. 

Mesmo para quem nunca tenha jogado um RPG, o livro oferece tudo o que é preciso para aprender e conduzir aventuras, incluindo cenários prontos e dicas para criar uma jornada romântica.

Sobre a Designer

April Kit Walsh (ela/dela ou gay/ghem) escreve jogos queer sobre sentimentos, vulnerabilidade e cuidado mútuo, como Lésbicas Espadachins Sedentas e End of the Line. Ela costumava ser uma bailarina espadachim, mas afirma que esses dias ficaram para trás; April não faz a menor ideia de quem pode ser aquela heroína mascarada de espada e tutu. Você encontra seus jogos em GaySpaceship.com.

 

Quando não está escrevendo RPGs, April é uma advogada especialista em direitos humanos, que trabalha para proteger os direitos de réus criminais, ativistas, jornalistas e todas pessoas que são impactadas por tecnologias de controle ou empoderamento.

 

Sobre a Editora Vanishing Point

A Editora Vanishing Point é um projeto do editor e redator carioca Rafael Ferreira (ele/dele). Entusiasta de jogos de RPG há cerca de 30 anos, Rafael acredita que há um espaço para o crescimento dessa atividade no país e vê como um dos caminhos a oferta ao público novas e diversas experiências com as quais possam se conectar. 

 

Por isso, a Editora Vanishing Point pretende ser um ponto de convergência: de um lado, pela publicação de novos títulos estrangeiros, com temas e mecânicas inovadoras, de autores de uma diversidade de vivências e perspectivas; de outro, pelo estímulo à criação de espaços para que novas e diversas vozes estejam e se vejam representadas. 

Saiba mais

 

Acompanhe a Editora Vanishing Point em seu site, Instagram e BlueSky. Também é possível se inscrever na newsletter Vanishing Point para ficar por dentro das novidades do projeto. Perguntas adicionais ou agendamento para marcar uma sessão do jogo podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

 

Assessoria de Imprensa - Pevi 56

Angelina Colicchio – (11) 99299-2877

Diogo Locci – (11) 99906-0642

[email protected]  | diogo@pevi56.com 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANGELINA COLICCHIO BOSISIO
[email protected]


FONTE: Ilustração do RPG
Notícias Relacionadas »