Com a missão de ensinar para as crianças, de forma leve e divertida, que o dinheiro não nasce em árvore e que é possível empreender, poupar e realizar sonhos, a peça De Onde Vem o Dinheiro ganha uma nova montagem com temporada de 2 a 31 de agosto no Teatro Ruth Escobar.O trabalho é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A direção artística é de Leandro Mariz e o elenco traz Aurélio Lima, Inês Munhoz e Titzi Oliveira.
A realização é do Instituto Arte e Cultura Para Todos, e conta com a produção da WB Produções, comandada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, responsável por grandes espetáculos como Misery, de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; e Três Mulheres Altas, de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill.
Na história, conhecemos Tina e Antônio, dois melhores amigos de 8 anos que vivem separados por muitos quilômetros, mas unidos pela saudade e pela vontade de se reencontrar. Quando Tininha pede à mãe para visitar o amigo, descobre que a viagem custa dinheiro, e que esse tal de dinheiro tem um caminho até chegar nas nossas mãos.
É então que começa a brincadeira! Inspirada pelos jogos digitais que os dois personagens adoram, Marta, a mãe de Tina, cria um “game da vida real”, transformando a sala de casa em um cenário mágico. Entra em cena a Rainha Dim-Dim (sua própria versão gamificada) e propõe desafios cheios de música, perguntas e fases. Tudo para ensinar, de forma divertida, sobre poupança, esforço, planejamento e educação financeira.
O que parece sonho vira aprendizado e o aprendizado vira conquista. Ao final, Tininha percebe que aprender a lidar com o dinheiro também é uma forma de crescer.
De Onde Vem o Dinheiro? é um espetáculo que ensina sem ser didático, diverte sem subestimar a inteligência da criança e faz do teatro um espaço vivo para aprender sobre economia, amizade, família e respeito.
Sinopse
A peça conta a história de Tina, que mora na beira do mar, e Tom Tom, que recentemente se mudou para as montanhas. A menina está com saudade de seu amigo e quer muito visitá-lo, mas a passagem de ônibus é muito cara e a mãe dela não pode pagar a viagem tão cedo. Com a ajuda de um game inventado pela sua mãe, a menina aprende a importância de ganhar dinheiro, economizar, focar naquilo o que quer e entender como atingir as suas metas.
Este espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Texto Original de Renata Mizrahi
Quando me veio ao desafio através dos produtores da peça de escrever De Onde Vem O Dinheiro? Já com alguns elementos que deveria integrar a história, como o game e o universo mágico, logo pensei que se a gente distanciar a peça para um reino mágico, não causaríamos identificação, pois, apesar de ser fascinante, um reino não realista, é inalcançável para as crianças do dia a dia. Então construí uma história que une “magia” e realidade, que é vivida na sala de sua casa. Uma criança que mora em uma cidade de praia vê seu melhor amigo se mudar para um lugar distante, nas montanhas. Ela quer viajar para vê-lo, mas a passagem está muito alta, então ela vai ter que esperar. Sua mãe, então, inventa um “game caseiro, onde faz a filha acreditar que está em um universo mágico. A cada fase, Tininha compreende mais sobre de onde vem o dinheiro e a importância de saber lidar com ele. Como autora, tenho a preocupação de fazer uma história alcançar crianças e seus pais. Através de um micro universo, falamos de um tema universal e necessário. Afinal, qual a família que não quer dar consciência financeira aos seus filhos de uma forma lúdica, teatral e musical? EVOEH!
Direção de Leandro Mariz
Dirigir este espetáculo, foi uma oportunidade de conectar arte e educação de forma acessível para todos. Acredito na força do lúdico como ferramenta de aprendizado, especialmente quando falamos com crianças. Nunca devemos subestimar a inteligência delas — pelo contrário, quero convidá-las a refletir, de forma divertida, sobre temas que parecem complexos, como economia, consumo consciente e sustentabilidade. Houve um cuidado especial com a dinâmica da encenação, buscando dialogar com o universo dos games e da cultura pop para criar uma identificação imediata com o público infantil. A imaginação e a criatividade são o motor desse espetáculo. Queremos que cada criança se sinta desafiada, acolhida e que estejam dentro desta aventura. Tratar de educação financeira com afeto, música e fantasia é uma maneira potente de transformar conhecimento em experiência. O objetivo é que elas saiam do teatro não apenas entretidas, mas também tocadas por ideias que podem levar para a vida toda.
Trilha Sonora Original de Carlos Careqa
Música é a combinação de melodias, ritmos, palavras, instrumentos, sensibilidade entre outras coisas! Não sabemos ao certo de onde ela vem! Mas sabemos que todos temos a música dentro da gente! Fazer a trilha desta peça foi como buscar respostas para tudo isto! O dinheiro apenas representa uma forma de trocar!
Concepção Cenográfica e de Figurinos: Paula De Paoli
A cenografia viajante e portátil, que percorrerá algumas cidades do país em malas, foi um desafio técnico. A ação dos objetos/ tablets, construídos em escala ampliada foi pensada a partir de elementos cênicos que se montem, desmontem e desabrochem em cena pela própria ação dos atores.
Os figurinos ‘’adolescentes’’ adotam um caráter contemporâneo, não deixando de lado o lúdico, trazendo referências outras que não sejam observadas no cotidiano, capturadas do universo do skate e do jogo, trazendo o grafismo do quadriculado dentro da concepção estética e a divergência do contemporâneo. Destaco também a transformação do personagem mãe em Rainha Dim-Dim, que descobre a arte dentro de sua própria casa, com objetos do dia a dia, incorporados na confecção dos adereços.
Sobre o INSTITUTO ARTE E CULTURA PARA TODOS
O Instituto Arte e Cultura Para Todos, fundado em 2022, tem como missão ampliar o acesso à arte e à cultura por meio de espetáculos, oficinas, palestras e ações formativas. Reúne profissionais com ampla trajetória no setor cultural, como Foca Magalhães, Letícia Napole, Deivid Andrade, Wesley Telles e Leonardo Vieira — nomes com atuação destacada em teatro, audiovisual e curadoria de projetos de circulação.
Entre os projetos realizados estão o Arte e Cultura Para Todos – 1ª Edição, com oficinas gratuitas de formação, o Diversão e Arte e o Diversão em Cena, que levaram espetáculos nacionais e locais ao grande público, além da produção do espetáculo “De Onde Vem o Dinheiro?”, com apresentações gratuitas em escolas e teatros entre 2024 e 2025.
Desde sua fundação, o Instituto já alcançou mais de 20 mil pessoas em mais de 50 ações culturais, mobilizando mais de 150 profissionais entre artistas, técnicos e equipes de produção.
Sobre Renata Mizrahi – dramaturgia e canções originais
Renata Mizrahi tem um portfólio de sucesso como roteirista e dramaturga. No cinema, ganhou prêmio de Melhor roteiro no Festival de Triunfo pelo filme Amores de Chumbo, com direção de Tuca Siqueira (atualmente na Amazon e no Now). É autora do longa-metragem Os Sapos, que rodou em outubro de 2021, baseado na sua peça homônima, direção de Clara Linhart.
É roteirista do longa “Meus 4 Maridos”, que rodou em outubro de 2021, direção de Fred Mayrink; autora do curta-metragem “Bodas”, que estreou na mostra paralela do Festival de Cannes e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Primeiro Festival Internacional de La Gent Gran de Barcelona 2019.
Na TV, escreveu a segunda temporada de Homens São de Marte…(GNT); escreveu a segunda temporada da série “Matches” para a Warner; e formatou e escreveu “Tem Criança na Cozinha” (Gloob), que ganhou o prêmio Comkids e foi indicado ao Emmy Kids. Escreveu “Minha Estupidez”, com Fernanda Torres (GNT); “Vai que Cola” e “A Vila” (Multishow); a série “Minha Estupidez” (GNT), com Fernanda Torres, entre outros.
Sua série autobiográfica, foi selecionada para o LAB Varilux Cinema Francês em junho de 2022. Venceu o Festival Cabíria 2020 de melhor argumento infanto-juvenil (com Renata Diniz) por Rodante. Foi curadora do Festival Cabíria 2021 de roteiros de longa-metragem. No teatro, ganhou o Prêmio Shell por Galápagos, em 2014. E os prêmios Zilka Salaberry 2010 e 2012 pelos infantis Joaquim e as Estrelas e Coisas que a Gente Não Vê.
Sobre Leandro Mariz – Direção Artística
Pernambucano, Ator, Diretor, Produtor cultural, Cenógrafo, Figurinista e Design de Interiores, iniciou suas atividades em 1991 no Teatro Apollo com o espetáculo Infanto-Juvenil “Antes de Ir ao Baile” do autor e dramaturgo Wladimir Capela; Participou de um dos espetáculos mais premiados em 1993 ''O Boi da Lua a procura de São João'', com texto e direção de Glauco Cazé. Também atuou em “Capitães da Areia” de Jorge Amado, “Os Saltimbancos” de Chico Buarque de Holanda, “Pluft, o Fantasminha” de Maria Clara Machado com direção Carlos Salles, “A Lenda da Floresta” de Paulo André Guimarães; Dirigiu “Quem tem Medo?” a partir da obra A Bruxinha que Era Boa, de Maria Clara Machado; atuou em “Pindorama – Uma História do Brasil” de Paulo André; “A Família Ratoplan” de Luiz Marinho; O corcunda de Notre Dame, direção de Leandro Mariz; “Uma Viagem Fantástica” de Paulo André Guimarães; “Cinderela” de Paulo André Guimarães; ”KARMA” de Betito Tavares e direção de Caio Blat. “O Mistério da Outras Cores” de Paulo André Guimarães; “A Casa das Idéias” de Robson Teles; “Cosmogonia” poesias de Walter da Rosa Borges. Atuou, Dirigiu e Produziu espetáculos aos quais destacam-se: “Jovem Estudante Procura”, de João Brandão; “O Coronel de Macambira”, de Joaquim; “Os Três Porquinhos O Retorno do Lobo Mau”; “Pinóquio”; “Branca de Neve”, “As Bondosas”, de Ueliton Rocon; “Zoológicos”, de John Marcatto; “A Rainha da Neve”; O LOBO MAU NÃO TEM CULPA; A DAMA E O VAGABUNDO EM MUSICAL NAS CANÇÕES DE CHICO BUARQUE, Com texto e Direção de Leandro Mariz; BYE BYE BANGÚ, Deisgn de Iluminação; NÃO, Espetáculo com Adriana Birolli, Design de Iluminação; ATAZANADO, Design de Iluminação; A GELADEIRA MÁGICA, ALLADIN O MUSICAL, de Heliton Oliveira, Cenografia e Figurino; AS TRÊS PORQUINHAS, de Ian Soffredini, Cenografia e Figurinos. A PEQUENA SEREIA, de Isser Korik, Cenografia e Figurinos; DE ONDE VEM O DINHEIRO, De Renata Mizrahi, Direção de Leandro Mariz
Ficha Técnica
Idealização: Bruna Dornellas e Wesley Telles
Dramaturgia: Renata Mizrahi
Direção artística: Leandro Mariz
Assistente de Direção: Leandro Flores
Elenco: Inês Munhoz, Titzi Oliveira e Aurélio Lima
Direção de Produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles
Trilha Sonora Original: Carlos Careqa
Cenografia e Figurinos: Paula di Paoli
Iluminação: Leandro Mariz
Visagista: Bruna Recchia
Produção Executiva: Leandro Flores e Clarice Coelho
Produção Executiva Turnê: Aline Gabetto
Assistente de Produção: Guilherme Balestrero
Designer de LED: Rogério Cândido
Técnico e Operador de Luz: GB Tech Art
Técnica e Operadora de Áudio: Vinicius Soares
Contrarregra: Anderson Assis (Popó)
Intérprete de Libras: Karina Zonzini
Designer Gráfico: Alana Karralrey e Jhon Lucas Paes
Gestão de Comunicação: Ismara Cardoso
Motion Design: JL Estúdio
Fotos de cena: Moises Pazianotto
Fotos de estúdio: Priscila Prade
Vídeos: Stone Vídeos
Ilustrações: Rayan Casagrande
Assessoria Jurídica: Maia, Benincá & Miranda Advocacia
Coordenação Administrativa: Vianapole Arte e Comunicação
Gestão Administrativa: Deivid Andrade
Assessoria Contábil: Gavacon Contabilidade
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Gestão de Patrocínio: AFAF CONSULTORIA
Produção: WB Produções e WB Entretenimento
Apresentado por: Ministério da Cultura e Nubank
Realização: Instituto Arte e Cultura para Todos
Serviço
De Onde Vem o Dinheiro?
Temporada: 2 a 31 de agosto de 2025
Aos sábados e domingos, às 15h
Teatro Ruth Escobar - Rua dos Ingleses, 209 - Morro dos Ingleses, São Paulo
Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia-entrada)
Vendas online em www.teatroruthescobar.com.br
Gênero: Teatro Infantil
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Acessibilidade: Intérprete de Libras, Programa em Braile e Acessibilidade para Pessoas com Mobilidade Reduzida
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DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
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