FuMTran e FETRAMAZ desenvolvem livro sobre a história do transporte na Amazônia

CARLOS SOUZA
21/07/2025 14h16 - Atualizado há 1 dia

FuMTran e FETRAMAZ desenvolvem livro sobre a história do transporte na Amazônia
Imagem: Divulgação

A Fundação Memória do Transporte (FuMTran) lançou oficialmente o projeto do livro “A História do Transporte na Amazônia”, obra que resgata os desafios logísticos e as soluções criativas que moldaram o transporte na região. A ação é em parceria com a FETRAMAZ (Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia)  e conta com o apoio da FETRANORTE (Federação das Empresas de Transportes Rodoviários da Região Norte), FENAVEGA (Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária), do Sistema Transporte (CNT | ITL | SEST SENAT) e da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística).

O livro envolverá pesquisas históricas e narrativas da memória, cultura e história do transporte brasileiro, em especial na região da Amazônia, trazendo depoimentos dos desbravadores desta saga e variadas ilustrações. Será um registro do histórico desenvolvimento econômico e social da região Norte do país,  sob a ótica da evolução do transporte daqueles que foram os pioneiros. Contará com uma seleção ilustrada, trazendo fotos de época, ilustrações, mapas, retratos etc. 

“Além de resgatar a memória, o livro oferece subsídios para compreender os desafios logísticos enfrentados e as soluções adotadas, servindo como referência para pesquisadores, gestores e profissionais do setor”, diz Antônio Luiz Leite, presidente da FuMTran. 

O registro histórico do desenvolvimento do transporte na Amazônia ajuda a entender o crescimento do setor nos últimos anos. De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), foram cadastradas 39 empresas e 341 veículos no transporte rodoviário intermunicipal no primeiro trimestre de 2025. Os dados representam um aumento de 30% no número de empresas e quase 90% no total de veículos em comparação com o mesmo período de 2024.

“Mais do que preservar a memória e a cultura amazônica, o livro irá mostrar como o transporte foi fundamental para moldar a vida das comunidades, impulsionar o crescimento econômico e conectar a região ao restante do país”, explica o presidente da FuMTran.

A evolução da infraestrutura logística e do transporte é uma constante discussão que ocupa as pautas do governo e do setor privado. Com a implementação de políticas de investimento em infraestrutura adequadas, o setor está apto a responder às necessidades de crescimento e tende a se desenvolver cada vez mais.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CARLOS JOSÉ DE SOUZA JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »