Clube de Leitura Mãe Leva Outra promove debate essencial sobre maternidade real com "Com amor, mamãe

Não perca a oportunidade de participar de um debate significativo e de se conectar com outras mães e entusiastas da literatura!

TAMYRIS TORRES
21/07/2025 11h22 - Atualizado há 1 dia

Clube de Leitura Mãe Leva Outra promove debate essencial sobre maternidade real com "Com amor, mamãe
Arquivo pessoal

Em um cenário onde as mulheres dedicam, em média, 21,4 horas semanais a tarefas domésticas (IBGE) e impressionantes 25% sofrem violência obstétrica (Fundação Perseu Abramo, 2020), o Clube de Leitura Mãe Leva Outra convida para um encontro especial. No dia 28 de julho, às 19h, via Google Meet, o debate será sobre o livro "Com amor, mamãe", da talentosa escritora Analu Leite. Prepare-se para uma conversa profunda que desmistifica a maternidade idealizada e mergulha nas nuances da realidade feminina brasileira.

A obra "Com amor, mamãe" da Analu Leite desafia as narrativas românticas da maternidade ao seguir Maria Clara, uma mãe que precisa lidar com a saída da filha Bia de casa e as feridas em seu relacionamento. O livro revela um lado da maternidade muitas vezes oculto, explorando o afeto e a frustração de forma sensível e muito realista.

A autora, com sua notável sensibilidade, traz à tona um universo onde gestar e criar filhos tem seus altos e baixos, e onde as mulheres são seres humanos complexos, com uma gama completa de sentimentos. A narrativa corajosa de Analu aborda realidades como violência obstétrica e doméstica, além do preconceito contra mães, especialmente as mães solo, que hoje são responsáveis por 11,6 milhões de lares no Brasil (IPEA, 2024).

A trama de "Com amor, mamãe" ressoa com dados alarmantes da nossa realidade: 25% das mães brasileiras apresentam sintomas de depressão pós-parto (Fiocruz, 2016) e 90% são afetadas pela sobrecarga mental do trabalho doméstico não remunerado (Instituto Locomotiva, 2024). Analu Leite tece essas e outras realidades em sua narrativa, expondo como a sociedade patriarcal insiste em idealizar o "instinto materno" enquanto ignora a solidão, a raiva e o luto que podem surgir, por exemplo, com o "ninho vazio".

Participe e enriqueça o debate

O debate contará com a presença de Rodrigo de Lorenzi, produtor de conteúdo literário, que trará insights valiosos para enriquecer a discussão. Fernanda França e Débora Rendelli também participarão, contribuindo com suas perspectivas.

Um trecho para reflexão:

“Os homens adoram isso, sabia?! “Eu apoio sua decisão”. O que é apenas uma maneira cortês de não decidir nada e empurrar toda a responsabilidade para a companheira. Mas não se engane, no primeiro problema que aparecer, o infeliz covarde não vai pensar duas vezes antes de dizer, “mas foi você quem quis assim”. Entendeu? Pode me julgar mal (e provavelmente é o que está fazendo agora), mas quando um homem fala isso, ele não quer de verdade apoiar, quer apenas se eximir”, página 83.


 

Como participar e conhecer o clube

O encontro é online, via Google Meet. Para receber o link da sala e garantir sua vaga, é fundamental realizar a inscrição prévia através deste link: http://bit.ly/3YXH1J.

Sobre o Clube de Leitura Mãe Leva Outra: O Clube de Leitura Mãe Leva Outra é dedicado a fomentar discussões sobre obras literárias que abordam temas essenciais para a maternidade e o universo feminino. É um espaço para troca de experiências e um debate aberto sobre a complexa realidade das mães.

Ficha Técnica do Livro:

  • Título: Com amor, mamãe

  • Autora: Analu Leite

  • ISBN/ASIN: 978-65-86483-42-0

  • Páginas: 212

  • Preço: R$ 55 (físico) e R$ 24,90 (eBook)

  • Link de venda: https://bit.ly/comamormamae

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX YAN DA COSTA MENDES
[email protected]


FONTE: Assessoria de imprensa
Notícias Relacionadas »