Casa Escreva, Garota! celebra 4º ano na Flip 2025 com programação inteiramente feminina e mais de 160 autoras

Cris Fibe, Renata Piza, Iana Villela, Liana Ferraz, Clariana Leal, Lara Dávila e Bianca Santana são alguns dos nomes que participam da casa literária feita por e para mulheres

ANA FERRARI DA COM.TATO
21/07/2025 12h17 - Atualizado há 2 dias

Casa Escreva, Garota! celebra 4º ano na Flip 2025 com programação inteiramente feminina e mais de 160 autoras
Escreva, Garota!
Com curadoria e produção da escritora brasiliense Lella Malta (@lellamalta), o Escreva, Garota! (@escrevagarota) chega à sua quarta participação consecutiva na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip),  com uma presença potente e simbólica: uma casa feita por mulheres e para mulheres, dedicada ao incentivo à escrita, à publicação e à formação de autoras brasileiras. Local de acolhimento, criação e protagonismo feminino, a Casa Escreva, Garota! receberá mais de 100 autoras da rede e 64 autoras convidadas, em uma programação plural que inclui mesas temáticas, palestras, lançamentos e sessões de autógrafos.

Um dos destaques da programação será o lançamento da coletânea “NOS”, organizada pelo Selo Off Flip, exclusivamente com textos de mulheres, no sábado, dia 2, às 20h. Já na sexta-feira, dia 1, às 21h, a casa promove um happy hour exclusivo para convidados -—espaço para confraternização e networking entre autoras do projeto e profissionais do mercado editorial. Entre os nomes confirmados na programação oficial da Casa, estão as autoras Cris Fibe, Renata Piza, Iana Villela, Liana Ferraz, Clariana Leal, Lara

Dávila e Bianca Santana.


Mais do que marcar presença no maior evento literário do país, o projeto Escreva, Garota! reafirma sua missão de fortalecer a representatividade feminina na literatura brasileira com uma atuação constante, estruturada e focada na educação e no empreendedorismo editorial.

Incentivo à profissionalização de mulheres escritoras

Fundado por Lella Malta, escritora e produtora cultural, o projeto reúne atualmente cerca de 250 mulheres que escrevem e atuam no mercado editorial, oferecendo formação continuada, apoio coletivo, capacitação e uma poderosa rede de engajamento.
“Investimos na formação dessas mulheres, oferecendo capacitação continuada e uma poderosa rede de apoio e networking”, afirma Lella. A escritora Adriana Moro, autora do Escreva, Garota! que lançará "Não me chame de mãe" na Flip, destaca como o projeto transformou sua trajetória: "Foi com elas que me vi escritora. Nos erros e acertos, unindo-me a outras mulheres, me sinto pertencida para 'ser'".

Ela relata que o grupo foi fundamental para superar inseguranças e fazer a transição da escrita acadêmica para a literária. Em pouco mais de um ano no projeto, já participou da Bienal do Rio e agora se prepara para a Flip, conquistas que atribui ao apoio recebido.
Além de encontros com grandes nomes do mercado editorial, grupos de acolhimento e escrita terapêutica com psicólogas que também escrevem, clube de leitura, descontos em serviços editoriais e pitchs com editoras, agentes literários e produtoras audiovisuais, um dos grandes diferenciais do projeto é o oferecimento de espaços gratuitos em eventos literários — como a Flip e a Bienal do Livro do Rio e São Paulo — para sessões de autógrafos e lançamentos.

Com uma atuação que alia fomento, educação e representatividade, o Escreva, Garota! mostra, mais uma vez, que quando mulheres escrevem e publicam, elas não só ocupam espaço — transformam o cenário literário brasileiro.

CASA ESCREVA, GAROTA! – FLIP 2025

Centro Histórico de Paraty (RJ) -  Travessa Gravatá 56c/d
Mais de 160 autoras participantes
Programação com oficinas, mesas, contações de histórias, palestras e lançamentos
Destaques:

 – Sexta, dia 1, às 21h: Happy hour exclusivo para convidados
 – Sábado, dia 2, às 20h: Lançamento da Coletânea “NOS”, do Selo Off Flip


Apoio: com.tato comunicação, LZP Produções, Amora Livros, Hanna Malta, Selo Off Flip, Escrita Matinal, Editora Lacre, Gema e Gisele Fortes.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA LAURA FERRARI DE AZEVEDO
[email protected]


Notícias Relacionadas »