A Fundação Memória do Transporte (FuMTran) acaba de dar um importante passo na preservação e valorização da história do setor de transporte e movimentação de cargas no país. O projeto editorial do livro A Era das Máquinas: História dos Guindastes no Brasil foi aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), o que marca o início de uma nova fase de viabilização cultural para a obra.
Idealizado pela FuMTran, em parceria com o SINDIPESA (Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais), o livro resgatará a trajetória de mais de um século da chegada e utilização dos guindastes no Brasil, reunindo imagens raras, relatos históricos e informações técnicas que revelam a evolução dessas máquinas e seu papel fundamental no desenvolvimento da infraestrutura nacional.
A aprovação pelo Pronac reforça o caráter cultural e educativo do projeto, permitindo que ele capte recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura. “A FuMTran tem como missão preservar a memória e a cultura do setor de transporte e, com essa obra, daremos continuidade a uma série de iniciativas que valorizam o conhecimento histórico e técnico sobre os equipamentos que movimentaram e ainda movimentam o progresso do país”, destaca Antônio Luiz Leite, presidente da fundação.
O livro A Era das Máquinas será desenvolvido por uma equipe de especialistas e historiadores, com previsão de lançamento para 2026. A obra faz parte da coleção Acervo Memória que já contou com outras publicações marcantes lançadas pela FuMTran.
Mais informações sobre o projeto e formas de apoio podem ser obtidas no site www.memoriadotransporte.org.br. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CARLOS JOSÉ DE SOUZA JUNIOR
[email protected]