Tempest alerta: cuidado redobrado com golpes online! Fraudes em compras disparam e IA potencializa ataques

Com 5 milhões de brasileiros vítimas em 2024, empresa destaca os cuidados em períodos de alta no e-commerce

JOãO PEDRO VOLTARELLI
16/07/2025 10h35 - Atualizado há 8 horas

Tempest alerta: cuidado redobrado com golpes online! Fraudes em compras disparam e IA potencializa ataques
/Reprodução

São Paulo, julho de 2025 – A Tempest, empresa especializada em cibersegurança do grupo Embraer, alerta sobre o crescimento de golpes de phishing, especialmente em períodos de grande volume de compras online. Dados recentes revelam que em 2024, os golpes envolvendo phishing cresceram 45% em relação ao ano anterior, vitimando 1 em cada 4 brasileiros, totalizando 5 milhões de fraudes. O setor varejista, em particular, registrou um aumento de 56% nos incidentes de phishing, com perdas financeiras médias de US$3.48 milhões por vazamento em 2024.

O phishing, uma tática na qual cibercriminosos exploram a confiança das vítimas com ofertas ou iscas para roubar dados pessoais, financeiros e credenciais de acesso, tem se tornado cada vez mais sofisticado e, com a proximidade de datas que impulsionam o comércio eletrônico, a atenção redobrada é crucial. Os criminosos se aproveitam desses momentos para se passar por varejistas, oferecendo promoções falsas e buscando obter informações sensíveis como CPF, endereço ou dados bancários.
 

A evolução do phishing: Inteligência Artificial como nova ferramenta de ataque

A inteligência artificial generativa tem “turbinado” os golpes de phishing, permitindo a criação de e-mails mais convincentes e automatizados, tornando a detecção mais difícil. Além disso, ferramentas de IA estão sendo usadas para simular vozes e vídeos de pessoas reais, criando uma nova geração de ataques, como o vishing (phishing por voz). Casos recentes, como o de um homem em Xangai que perdeu o equivalente a R$ 155 mil ao se envolver com uma pessoa criada por IA, demonstram a gravidade e a complexidade dessas novas ameaças.
 

Como reduzir os riscos

A Tempest recomenda uma série de medidas práticas para mitigar os riscos de ser vítima de phishing:

  1. Verifique a autenticidade: Sempre confira o remetente de e-mails e mensagens. Desconfie de endereços de e-mail incomuns ou com erros de digitação.
  2. Não clique em links suspeitos: Evite clicar em links ou baixar anexos de remetentes desconhecidos ou em mensagens que pareçam suspeitas. Digite o endereço do site diretamente no navegador.
  3. Mantenha softwares e dispositivos atualizados: As atualizações frequentemente incluem patches de segurança que corrigem vulnerabilidades.
  4. Use autenticação de dois fatores (2FA): Adicione uma camada extra de segurança às suas contas.
  5. Desconfie de ofertas muito vantajosas: Promoções "boas demais para ser verdade" geralmente são golpes.
  6. Mantenha a calma e verifique: Em caso de dúvida sobre uma comunicação, entre em contato diretamente com a instituição ou empresa por meio de canais oficiais (telefone, site oficial) e não pelos dados fornecidos na mensagem suspeita.

Sobre a Tempest:   

A Tempest Security Intelligence é uma empresa do grupo Embraer. Com atuação global, é uma das maiores companhias brasileiras especializadas em cibersegurança. 

Sediada no Recife, a Tempest conta com escritórios em São Paulo, e mais de 400 colaboradores. Ao longo dos seus mais de 20 anos de história, a Tempest ajudou a proteger empresas de diferentes portes e setores, com destaque para os setores financeiro, varejo, e-commerce, healthcare e indústria, tanto no Brasil quanto no exterior.  


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Joao Pedro Voltarelli Passini
[email protected]


Notícias Relacionadas »