A escritora Ana Paula Couto participa da 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), com o lançamento de seu segundo romance, “Amor de Alecrim”, sequência do livro “Amor de Manjericão”. A sessão de autógrafos está marcada para o dia 2 de agosto, às 18h, na Casa Escreva Garota, localizada na Travessa Gravatá, nº 56 C/D, no Centro Histórico de Paraty. Além disso, os títulos estarão disponíveis para venda no estande do Coletivo Escreviventes, na Praça Aberta, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto. No dia 31/07, a autora também fará uma sessão de autógrafos, das 19h às 22h, no Estande Coletivo Escreviventes (Praça Aberta)
Natural de Nova Friburgo (RJ) e professora de língua inglesa, Ana Paula Couto estreou na literatura em 2021 com participações em antologias como “Diário dos Confinados” (Editora Resilience). Seu primeiro romance, “Amor de Manjericão” (2022), foi pivô de sua transição para a carreira literária. A obra aborda temas como etarismo, maternidade e sexualidade a partir da perspectiva de uma mulher na faixa dos 40 anos. Na continuação, “Amor de Alecrim”, a autora retoma a história da protagonista Amanda, agora aos 50 anos, para explorar questões relacionadas à menopausa, crise conjugal e independência emocional.
"Quis retratar uma fase pouco explorada na literatura: a maturidade cheia de dúvidas, mas também de possibilidades", explica Ana. A protagonista, que no primeiro livro superou um divórcio e um affair com um homem mais jovem, agora se depara com a aposentadoria, os dilemas da maternidade e o reencontro com um amor do passado. "Amanda é toda mulher que precisou se reinventar. O alecrim, assim como o manjericão, simboliza essa jornada de autoconhecimento — às vezes mágica, às vezes prosaica, mas sempre verdadeira", reflete a autora.
A 23ª edição da Flip acontece de 30 de julho a 3 de agosto de 2025, com homenagem ao poeta Paulo Leminski e uma programação que cruza literatura, política e meio ambiente. Com curadoria de Ana Lima Cecílio, o evento reúne autores brasileiros e estrangeiros em debates, oficinas e atividades paralelas, como cinema, música e programação infantil.
SERVIÇO
Sessão de autógrafos e lançamento de “Amor de Alecrim”
Quando: 02/08, às 18h
Onde: Casa Escreva Garota, na Travessa Gravatá, nº 56 C/D, no Centro Histórico de Paraty.
Venda de livros “Amor de Manjericão” e “Amor de Alecrim”
Quando: de 31/07 a 03/08
Onde: Estande Coletivo Escreviventes, na Praça Aberta
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERIANA RIBEIRO ALVES
[email protected]