Num mundo onde as telas disputam cada minuto da atenção infantil, como resgatar o encanto das histórias que se lêem (e se vivem) com os cinco sentidos? Essa é a proposta de "Fábulas Fabulosas" (60 págs., 2025), da escritora, jornalista e artista Titila Tornaghi, obra que conta com uma história (“O Ladrão do Tempo”) finalista do Prêmio UBE de Literatura Infantil 2024. O livro é mais do que um livro, trata-se de um convite à experiência: uma coletânea de contos, poemas e atividades manuais que abordam com humor e sensibilidade temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e nossa relação com a tecnologia.
Após recepção calorosa na Bienal do Livro do Rio, o livro será lançado, em sessão de autógrafos com a autora, na 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no dia 30 de julho, das 13h às 17h, na Casa Escreva Garota, localizada na Travessa Gravatá, nº 56 C/D, no Centro Histórico de Paraty. A obra, que reúne contos e atividades para crianças, chega à Flip após uma recepção entusiasmada na Bienal do Livro do Rio, onde despertou o interesse de educadores. A Flip 2025 acontece de 30 de julho a 3 de agosto, com homenagem ao poeta Paulo Leminski e uma programação que cruza literatura, política e meio ambiente. Com curadoria de Ana Lima Cecílio, o evento reúne autores brasileiros e estrangeiros em debates, oficinas e atividades paralelas, como cinema, música e programação infantil.
A autora traz para a literatura infantil a mesma versatilidade que marcou sua carreira. Nascida no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, Titila (que como jornalista assina Cecilia Tornaghi) começou no programa Viva o Gordo ao lado de Jô Soares, rodou o Brasil com teatro independente e, após se mudar para os EUA em 1994, construiu uma sólida trajetória no jornalismo econômico – passou 13 anos na Bloomberg TV e comandou revistas como Latin Finance e Americas Quarterly. Agora, ao lançar "Fábulas Fabulosas", completa um círculo: "É o retorno da Titila à superfície, querendo compartilhar com as crianças de hoje a alegria que é ler e brincar de fazer coisas".
Celebração da imaginação infantil
"A imaginação é um bem precioso, e precisa de espaço para se desenvolver, precisa de tempo livre, sem telas. Precisa até de um pouquinho de solidão!", reflete a autora, cuja trajetória atravessa palcos, redações e agora as páginas coloridas da literatura infantil. Entre as pérolas do livro estão "O Ladrão de Tempo" – uma fábula moderna sobre celulares que "sequestram" horas de brincadeira –, "João, o Rei do Fogão" (história inspirada em suas próprias aventuras culinárias como mãe) e "O Lixinho Sonhador", versão revisada de seu primeiro livro infantil, que fala de reciclagem com poesia.
O projeto é profundamente pessoal: "‘Fábulas’ é um presente para a minha menina interior", confessa Titila. A obra funciona como uma espécie de álbum de memórias criativas, reunindo textos escritos ao longo de três décadas – desde os anos 1990, quando viajava com o grupo teatral Lanavevá, até seu período como jornalista em Nova York. As ilustrações e atividades propostas (como criar brinquedos com material reciclado ou inventar histórias a partir de sons) homenageiam publicações que marcaram sua infância nos anos 1960/70: "A Revista Recreio na primeira versão, lançada em 1969, foi sem dúvida uma das minhas maiores influências, ao me apresentar a autores como Ruth Rocha e Ana Maria Machado".
O livro chama atenção pela abordagem que combina entretenimento e reflexão. Em "Memórias de uma Lagarta" (baseado na primeira peça que interpretou no teatro) e "Os Trigêmeos" (sobre irmãos com personalidades vibrantes), a autora prova que é possível falar de autoconhecimento e diversidade sem didatismo.
Sobre a autora
Titila Tornaghi, pseudônimo de Cecilia Tornaghi, é uma artista de múltiplos talentos: atriz, jornalista e agora escritora em tempo integral. Nascida no Rio de Janeiro em 1961, estudou Ciências Sociais na UFRJ antes de embarcar numa carreira nômade com o grupo teatral Lanavevá (1985-1993).
Radicada em Nova York desde 1994, graduou-se em Jornalismo pela Excelsior University e especializou-se em Desenvolvimento Internacional na London School of Economics. Com passagem por veículos como Bloomberg TV (1998-2012), onde foi âncora e editora, e revistas especializadas em América Latina, acumula décadas de experiência em narrativas – agora aplicadas à literatura.
Mãe de um filho (que inspirou algumas histórias do livro) e uma adorável enteada, divide seu tempo entre projetos literários, colaborações com escolas e a preparação de um romance histórico para adultos. "Fábulas Fabulosas" representa sua celebração definitiva do poder transformador das histórias.
Adquira o livro no site da editora Uiclap: https://loja.uiclap.com/titulo/ua96330/
SERVIÇO
Lançamento do Livro “Fábulas Fabulosas" - sessão de autógrafos com Titila Tornaghi
Quando: 30 de julho, das 13h às 17h
Onde: Casa Escreva Garota, na Travessa Gravatá 56 C/D - Centro Histórico - Paraty
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERIANA RIBEIRO ALVES
[email protected]