Clube do Livro resgata a Senhorinha esquecida de São João Del Rei

Francisca Senhorinha da Motta Diniz é uma das autoras escolhidas por projeto que busca resgatar a memória de pioneiras da literatura.

RAISSA LOPES PEREIRA
15/07/2025 15h33 - Atualizado há 13 horas

Clube do Livro resgata a Senhorinha esquecida de São João Del Rei
Coletivo Margem
Nascida no final do século XIX em São João Del Rei, Minas Gerais, Francisca ganhou destaque escrevendo o seu jornal O Sexo Feminino. Por falar abertamente sobre os direitos das mulheres e outras questões consideradas polêmicas, se tornou inspiração para diversos veículos de imprensa que surgiram depois, além de atrair leitores como o Imperador Pedro II e a Princesa Isabel.
Forte defensora da educação pública de qualidade, principalmente para mulheres, Francisca fundou e dirigiu a Escola Doméstica, voltada para a educação de jovens sem condições financeiras. Também redigiu para outros periódicos e jornais ao longo da vida, e publicou o romance A Judia Rachel, em 1886, com uma de suas filhas.
 

O livro, que contém elementos do gótico feminino e traz a visão crítica de Francisca sobre a posição das mulheres perante a sociedade patriarcal, será abordado juntamente do papel pioneiro de Francisca Senhorinha na literatura do século XIX no próximo encontro do clube do livro em agosto.
 
O clube “E eu não sou uma escritora?” é organizado pela historiadora Ana Luíza Mendes e traz a proposta de resgatar a memória de autoras brasileiras precursoras em diferentes áreas da literatura, mas que foram esquecidas com o passar do tempo. Iniciado em março deste ano, o clube já apresentou e discutiu sobre quatro autoras brasileiras: Júlia Lopes de Almeida, com a obra A Falência; Ana Luísa de Azevedo Castro, com a obra D. Narcisa de Villar; Maria Benedita Bormann, com a obra Lésbia; e Emília Freitas, com a obra A Rainha do Ignoto.
 
O próximo encontro do Clube do Livro está marcado para o dia 23 de agosto, às 14h e com previsão de duração de uma hora e meia. Para participar é necessário efetuar a inscrição online, que têm preço popular no valor de R$20 mensal. Os livros escolhidos, por estarem em domínio público, podem ser encontrados online de forma legal e gratuita. 
 
O clube do livro é um projeto online em parceria com o Coletivo Margem, fundado e localizado em São João Del Rei. O coletivo possui atividades locais na biblioteca municipal, além de ações online de incentivo à escrita e literatura nas redes sociais.

 
As inscrições podem ser feitas no formulário do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScHOuVCLtX5NvvoZCgxSdVF4PbH3W-FmigJY3mbdS-Zn9PgqA/viewform?pli=1
 
Contato Coletivo Margem:
instagram.com/coletivo.margem
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RAISSA LOPES PEREIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »